Como decorar a sala de estar em 3 passos

Decoração

Quando não é o hall de entrada, é a sala de estar o cartão de visitas da casa e por isso ela tem o importante papel de transmitir uma boa impressão para quem visita o seu lar. Para decorar a sala de estar do jeito que você sempre sonhou, você precisa focar em aconchego, leveza e requinte. Acompanhe o artigo de hoje e saiba como decorar a sua sala de estar.

Vamos começar? Mas antes, responda essa pergunta: Qual será a utilidade da sua sala de estar? Ela será apenas um espaço de convívio para receber amigos e familiares? Ou ela será também o seu espaço de conforto e de lazer incluindo a TV e demais eletrônicos nesse ambiente? Esse é o questionamento básico que você deve fazer a você mesmo antes de decorar a sua sala de estar, afinal, se você tem um espaço exclusivo, como a sala de tv, já poderá excluir alguns itens desse ambiente, caso contrário, integre ao máximo!

3 passos para decorar a sala de estar:

1 – Acerte nas medidas

2 – Como decorar a sala de estar

3 – Defina o estilo da decoração

Cada passo tem subdivisões e dicas valiosas para garantir a sala que você sempre sonhou, então acompanhe cada um deles, e inspire-se com as ideias!

1 – Acerte nas medidas

Um erro comum cometido na hora de decorar a sala de estar, é querer incluir “tudo o que tem direito” em um micro espaço. De nada adianta você conseguir colocar tudo o que sempre quis no ambiente, mas ter uma sala sufocada, e muitas vezes em formato labirinto, ou seja, sem espaço para circulação.

Para você não errar, separei algumas dicas bem práticas que vão te ajudar na hora de escolher e dispor os móveis na sala de estar:

Sofá: Antes de escolher o modelo do sofá que você deseja, verifique as medidas disponíveis para ele na sala, e considere um espaço de circulação entre ele e os demais móveis. Além disso, na hora de verificar as medidas do seu sofá, atente-se para a quantidade de pessoas que ele acomoda, a média é 60cm por pessoa, mas lembre-se que você precisa descontar o tamanho do braço do sofá.

como decorar a sala de estar

Se o seu espaço é pequeno e você deseja acomodar o maior número possível de pessoas, escolha um sofá sem braço, ou com braço mais estreito possível, assim você aproveitará melhor o espaço. 😊

como decorar a sala de estar

Mesinha de centro: Para incluir a mesinha no ambiente, vale a mesma regra do sofá, deixe um espaço para circulação, o indicado é de no mínimo 70cm de espaço do sofá e do rack. Se você deseja saber qual é o melhor formato de mesinha para cada estilo de sala, confira esse artigo.

mesinha de centro na sala de estar

como decorar a sala de estar

Caso você não tenha espaço suficiente para uma mesinha de centro, você poderá apostar em uma mesinha lateral, ela é perfeita para salas estreitas, e é tão funcional e versátil quanto a mesa de centro, e deixa o ambiente bem charmoso!

mesinha lateral na decoração

mesinha lateral na decoração

Rack para tv: Vocês já perceberam que para decorar a sala de estar dos sonhos, o segredo é acertar nas medidas, não é? Para o rack não tem muito segredo, escolha o tamanho dele de acordo com o tamanho da parede disponível, cuidado para não tapar a parede toda, e nem deixar muito espaço vazio, aproveite o espaço da melhor forma e faça com que fique bem harmonizado. 😊

rack de madeira na sala de estar

rack de madeira na decoração

sala de estar decorada

Bom, eu diria que esses são os itens primordiais de uma sala de estar, agora vamos aos detalhes que fazem toda a diferença?

2 – Como decorar a sala de estar

Almofadas: Elas são obrigatórias para quem quer um ambiente aconchegante e confortável, e aqui é hora de você adicionar cor ao cômodo caso não tenha feito isso com os móveis e cores de parede. As almofadas nos permitem transmitir um pouco da nossa personalidade, e também nos deixam mais à vontade, por isso são tão “queridas” por todo mundo que senta no sofá. 😊

como decorar a sala de estar

como decorar a sala de estar

Tapetes: Além de aquecer a sala, eles ajudam a dar o tom que você deseja ao ambiente, se quer uma sala de estar despojada, escolha os modelos descontraídos, se deseja um tom mais requintado, aposte nos felpudos lisos luxuosos, e para salas moderninhas, abuse dos tapetes mais criativos possíveis.

tapetes na sala de estar

tapetes na decoração

sala de estar clássica

Quadros/papel de parede: Essas duas soluções são ótimas para deixar a decoração da sala de estar mais moderna e cheia de vida. Se você tem uma parede disponível no cômodo, aproveite e estampe-a com papel de parede ou quadros que combinem com o estilo da sala e com você. Eles estão super em alta e podem dar o “tchã” que estava faltando.

quadros na sala de estar

quadros na decoração da sala de estar

sala de estar com papel de parede

sala de estar com papel de parede

Poltronas e pufes: Eles são itens super versáteis e que deixam a decoração da sala de estar muito mais elegante e receptiva. Além do charme, eles também são perfeitos para oferecer assentos extras, sem falar que a praticidade deles permite que você os transporte de um lado para o outro com muita facilidade.

como decorar a sala de estar

como decorar a sala de estar

como decorar a sala de estar

Enfeites: Eles são o toque final ao decorar a sala de estar, e a escolha deles é totalmente pessoal, talvez você goste de vasos e flores e use eles para decorar os móveis, é uma opção linda e que nunca deixará de ser elegante. Você também pode preferir objetos que falem sobre você, como por exemplo: globos terrestres, livros, relógios, porta-retratos, luminárias…

como decorar a sala de estar

sala de estar decorada

3 – Defina o estilo da decoração

Entendeu tudo até aqui, mas não sabe como combinar todas essas coisas? Calma, pode ficar mais fácil se você definir um estilo para decorar a sala de estar. Assim, o sofá, o rack, os enfeites… Tudo girará em torno de um estilo, e ficará muito mais fácil de você escolher todos os móveis, itens e decorações. Listei um breve descritivo de alguns deles abaixo:

Escandinavo: A sala de estar escandinava tem como base o branco, móveis em tons claros, decorações com cores pastéis, janelas amplas e poucos itens, apenas o essencial.

decoração escandinava

Industrial: Com um design sóbrio e atemporal, as salas desse estilo recebem texturas nas paredes, como tijolinhos à vista ou cimento aparente, portas de ferro, móveis rústicos e tubos aparentes.

estilo industrial

Rústico: A madeira maciça é o destaque das salas rústicas, móveis e decorações feitos com o material são típicos desse estilo. Você também pode investir em tapetes de couro, candelabros e itens feitos de fibra natural trançada.

rústico

Retrô: Se a sua intenção é mergulhar em boas lembranças dos séculos passados, você deve apostar em móveis levemente arredondados com cores vibrantes e em enfeites que remetam as décadas de 70 e 80.

estilo retrô na decoração

Nerd: Seriados, filmes, livros, histórias em quadrinhos e tecnologias, essas coisas expostas de maneira harmônica, formam uma sala de estar cheia de estilo e personalidade. Se você é do estilo nerd, tá aí uma ótima opção. 😉

sala de estar nerd

Clássico: Mas se você não curte muito “modinhas” e deseja uma sala de estar com uma decoração elegante e atemporal, então você pode apostar em um belíssimo sofá, mesinha de centro com livros, e uma iluminação bem caprichada.

sala de estar clássica

Agora que você tem o passo a passo completo de como decorar a sala de estar, tenho certeza que você criará um ambiente maravilhoso e cheio de aconchego e estilo.

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *