Dica do dia: Como decorar a mesa de jantar

Decoração

Para quem adora encher a casa de visita para celebrar momentos e preparar refeições com carinho para pessoas especiais, vai adorar essas dicas que separei para decorar a mesa de jantar e surpreender os convidados, vem comigo!

Antes de mais nada, você precisa definir o tema da sua decoração, se pensa em algo mais rústico, clássico, romântico ou descontraído… Isso servirá de base para definir as tolhas, louças e demais enfeites para decorar a mesa de jantar.

Como decorar a mesa de jantar

Toalha de mesa ou jogo americano?

A escolha da toalha de mesa ou do jogo americano definirá o tom da decoração. Se você optar por tecidos lisos por exemplo, você ficará livre para escolher louças coloridas, enfeites mais trabalhados, e arranjos alegres.

decorar a mesa de jantar

jogos americanos na mesa de jantar

decorar a mesa de jantar

Se você optar por tecidos estampados, só precisa cuidar um pouco para não pecar pelo exagero, mas, em geral, se escolher louças lisas e neutras, não terá problemas.

toalha de mesa na mesa de jantar

jogos americanos na decoração

como decorar a mesa de jantar

Sobre toalha de mesa ou jogo americano, não tem regra… Depende muito do modelo, existem modelos de jogo americano tão sofisticados e formais quanto as glamourosas toalhas de mesa. E existem também, toalhas de mesa descontraídas e leves como jogos americanos. Portanto, escolha o que se adéqua mais ao clima que você deseja transmitir, ok?

como decorar a mesa de jantar

como decorar a mesa de jantar

Depois disso feito, é hora de escolher as louças que irão compor a mesa de jantar. As louças em cores lisas, especialmente as porcelanas ou cerâmicas brancas, são ideais para decorar a mesa de jantar, já que ficam bem com qualquer estilo de decoração.

louças na mesa de jantar - Mesa de madeira maciça

louças brancas na decoração

louças na decoração

Louças trabalhadas e ricas em detalhes são ótimas para decorar mesas clássicas e elegantes. Mas, se você busca um estilo mais casual, inclua algumas louças com cor para criar um contraste legal.

decorar a mesa de jantar

decorar a mesa de jantar

Os acessórios fazem toda a diferença! Invista em guardanapos, e escolha os anéis ou laços que mais combinem com a composição que você criou! Os talheres e os copos/taças devem seguir a linha da decoração da mesa. Caso a ocasião exija um tom formal, consulte um guia de etiqueta para dispor os talheres e as taças da maneira adequada.

decorar a mesa de jantar

decorar a mesa de jantar

Para fechar a decoração da mesa com chave de ouro, aposte em arranjos de flores e velas, os dois podem estar envolvidos, ou você pode optar entre um deles… O segredo é criar composições harmônicas que não pese muito a mesa de jantar e que não tire o espaço dos pratos servidos.

decorar a mesa de jantar

mesa de jantar decorada

mesa de jantar decorada

Agora que você já sabe como decorar a mesa de jantar, pode organizar um jantar bem caprichado (em todos os sentidos) para pessoas especiais e surpreendê-las, que tal?

Móveis de madeira para sala de jantar

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *