Cor-de-rosa na decoração {Especial: Semana da mulher}

Decoração

Nessa semana celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma data resultante de várias lutas em busca de melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos. Tudo isso aconteceu na segunda metade do século XIX, mas, infelizmente, ainda hoje muitas mulheres sofrem desvalorização, violência masculina, desvantagens profissionais e principalmente falta de respeito.

Por isso a data existe não apenas para comemorar o Dia da Mulher, mas também para debater o papel da mulher na sociedade, e os avanços que ainda precisam ser alcançados para que elas sejam valorizadas e respeitadas como devem ser.

Sobre o cor-de-rosa ser considerado a “cor de meninas”, conta-se que o rosa passou a ser a “cor feminina” somente depois dos anos 1980, após a 1ª Guerra Mundial. Antes disso, a tintura em tecido era muito cara, e por isso, todas as crianças usavam branco. Com influência das indústrias têxteis da época, foi criando-se o hábito de cor feminina e masculina.

Cor-de-rosa na decoração

O cor-de-rosa na decoração de interiores sempre fez sucesso por ser uma cor que caracteriza o universo feminino e romântico, e para celebrar a semana da mulher, nada mais justo que trazer dicas de como usar o tom nos interiores.

Já faz muitos anos que o rosa deixou de ser um tom infantil e usado apenas para decorar quarto de meninas. Os designers estão apostando cada vez mais no tom, e evidenciando ele como tendência na decoração de interiores.

O cor-de-rosa sempre foi usado para decorar, mas com cautela, até que o Instituto Pantone lançou o Rose Quartz como o norteador das tendências em 2016. A cor fez muuuito sucesso, e passou a ser usada não só na decoração, mas também no universo fashion. Essa tendência só fez o cor-de-rosa se tornar ainda mais queridinho e requisitado nos interiores.

rose quartz na decoração

rose quartz na decoração

Sobre o rose quartz: A cor é inspirada na pedra de quartzo, uma pedra delicada e cristalina com cor suave e tom pastel, o que nos remete às “candy colors” e ao rosa bebê. A cor inspirou várias tendências durante 2016, e continua fazendo sucesso em 2017.

rose quartz

Qualquer que seja o tom de cor-de-rosa na decoração, ele jamais passará despercebido. Feminino, delicado e alegre, ele desperta energia nos ambientes, e pode ser combinados com diversas cores.

Detalhes com cor-de-rosa na decoração

Se você é apaixonada pela cor mas tem receio de incluir na decoração da sua casa, comece apostando em detalhes: tapetes, cortinas, almofadas e acessórios cor-de-rosa já acrescentam um toque super especial de charme na casa, e essa é uma ótima forma de você testar a cor na composição aos poucos.

cor de rosa na decoração

tapete rosa na decoração

Outra forma de começar aos poucos, é pintar apenas uma das paredes de um ambiente da sua casa de rosa.

cor de rosa na decoração

Investir em um ambiente totalmente cor-de-rosa é uma opção mais ousada, porém você pode criar um ambiente bonito e leve se souber escolher os tons certos. É claro que uma cozinha ou uma sala totalmente rosa não ficarão muito agradáveis, ou pelo menos, não por muito tempo, rs. Mas, apostar em um quarto ou em um escritório cor-de-rosa é sim uma ótima escolha, olha que lindos esses cômodos:

ambiente cor de rosa

cor de rosa na decoração

home office rosa

escritório cor de rosa

Outra forma de incluir cor-de-rosa na decoração, é apostar em móveis rosa pela casa, eles destacarão o ambiente, e incluirão um toque feminina mais leve na decoração.

sofá cor de rosa na decoração

cor de rosa na decoração

cadeiras rosa na decoração

sofá cor de rosa na decoração

Agora, se você morre de vontade de incluir rosa na decoração, mas acha que o ambiente ficará feminino demais para uma casa que também tem marido e filhos, rs. Que tal criar composições de rosa com outras cores? O rosa combina com várias cores, e é possível decorar ambientes lindíssimos com combinações de tons, veja alguns exemplos:

Cor-de-rosa e cinza na decoração:

rosa e cinza na decoração

rosa e cinza na decoração

Cor-de-rosa e azul na decoração:

No ano passado, além do rose quartz, o azul serenity também fez muito sucesso na decoração, e a combinação entre os dois, é perfeita para equilibrar ambientes, espia esse artigo, nele falamos sobre essa dupla!

Espero que tenham gostado das dicas. Viu só como dá pra incluir rosa na casa sem ficar com cara de casa da barbie? rs. Beijos e até a próxima!

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *