Cristaleira: Um clássico da decoração

Decoração

 A cristaleira surgiu da paixão que a Rainha da Escócia, Mary, na época, tinha por louças e o do seu desejo de expor suas porcelanas azuis e brancas, cores do seu país de origem, a Escócia, na sua sala de jantar. Pediu então para que um artesão a fizesse e desde então ela não deixou de ser usada nos interiores. Inicialmente o costume foi adotado em toda a Europa, EUA e chegou ao Brasil com a corte portuguesa.

 Depois de saber um pouquinho mais da história desse móvel, ficou mais fácil entender porque ela é símbolo de nobreza e poder, não é? Porém, com o passar dos anos elas deixaram de ser tão valorizadas, e muitas pessoas que herdaram de seus familiares, deram a ela outras funções, usando-a como sapateira, porta toalhas e até mesmo na lavanderia para armazenar itens de limpeza.

 No estilo de décor moderno, elas estão voltando com tudo e com sua função original: exibir cristais, louças, coleções e até mesmo objetos herdados e valiosos. As cristaleiras fazem toda a diferença na decoração, e podem ser usadas na sala de jantar, salas de estar e também na cozinha. Seu estilo é variado, tem desde os modelos mais rústicos, com toque vintage, até as mais modernas com design diferenciado.

Cristaleira

Cristaleira

 Se você ainda não se convenceu de tirar aquela cristaleira que ganhou de herança lá do cantinho da casa para deixá-la bem à vista, aposto que vai se inspirar com nossas ideias e irá incluí-la no seu décor.

 Alguns modelos de cristaleiras vêm com espelho na parte traseira do móvel. Mas, caso não acompanhe, é uma ótima sugestão incluir um atrás dela. Ele deixará o ambiente mais amplo e permitirá que os objetos expostos sejam vistos de todos os ângulos.

Cristaleira-bar

 Para dar mais destaque à cristaleira na decoração, deixe as louças e cristais bem organizados, coloque os de maior valor sentimental à frente, próximo a vidraria.

Cristaleira

Cristaleira

 Se a sua opção for usá-la como vitrine coleções lembranças de viagens e objetos antigos, categorize-os em cada prateleira, além de ficar bem disposto, as peças terão muito destaque no cômodo.

Cristaleira

Cristaleira

 E as cristaleiras bar? São opções perfeitas para decorações modernas, sua funcionalidade e beleza enchem o ambiente de elegância e descontração, um móvel perfeito para montar um cantinho de bar em casa.

Cristaleira-bar

 Convencidos de incluí-la na decoração da sua casa? Aposto que sim! Não tem como não se apaixonar por um móvel tão elegante e cheio de histórias, não é mesmo? Espero que tenham aproveitado as dicas e coloquem-nas em prática. Fiquem de olho que logo tem mais, até lá!! Fique com mais algumas ideias inspiradoras…

Cristaleira

Vitrine

Cristaleira

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *