Decoração de casa alugada: Desafio ou oportunidade?

Decoração

E aí, desafio ou oportunidade? Depende do ponto de vista, eu encaro como os dois! É um desafio e uma oportunidade!

A decoração de casa alugada é um desafio porque nem tudo o que deseja, é possível fazer, oportunidade, porque o desafio nos motiva a inovar, pensar fora da caixa, e ousar de maneira que talvez não aconteceria senão tivesse o desafio… concorda? Então prossiga a leitura, que você está no lugar certo!

Quem disse que morar no que não é seu, inibe você de morar em um lugar com a sua cara? A maioria dos imóveis locados, não permitem que sejam feitas muitas alterações em sua estrutura, não pode isso, não pode aquilo… mas, personalizar do nosso jeitinho, sempre dá né? Só precisamos de alguns cuidados para não barrar as regras do contrato, mas que é possível, isso é!

Mas e aí, o que será que pode ser feito, e vale a pena?

Existem inúmeras possibilidades de modificar a decoração de casa alugada sem mexer em sua estrutura, mas antes de mais nada, é importante você refletir: Quanto tempo deseja ficar nesse imóvel? De alguma forma ele te representa?

Nossa casa é nosso lar, e independente do tamanho, proprietário e estilo, e pra lá que vamos todos os dias depois do trabalho, é o nosso refúgio, e por isso, é imprescindível que ele seja conectado com a nossa personalidade.

Revestimentos e pintura: É bem comum ver pessoas que alugam imóveis e ficam desesperadas com o estado do revestimento do chão, ou a pintura das paredes. Muitas vezes as cores e texturas instaladas, não tem nada a ver com a personalidade dos moradores, e como não é possível mexer na estrutura, e nem vale a pena para o morador trocar, existem alternativas!

  • Tapetes: Eles são curingas em qualquer decoração, e quando o assunto é cobrir azulejos por exemplo, eles servem como uma luva! É claro que vai depender do tamanho do espaço que você precisa cobrir, mas eles dão uma boa disfarçada, um belo e econômico truque!
decoração de casa alugada
Fonte: História de casa
  • Paredes: Aqui vai depender muito da sua resposta sobre o tempo que deseja permanecer na casa, se for um curto período, os quadros e pôsteres são as melhores alternativas para esconder possíveis defeitos.
paredes de casas alugadas
Fonte: Casa de Valentina

Mas, se possível, invista um pouco e passe uma mão de massa corrida + tinta branca, principalmente se o problema maior for textura, ou uma cor muito forte!

O papel de parede também é uma ótima alternativa, mas dependendo do material que escolher, quando ele for retirado, poderá danificar a parede, e aí, você terá que passar massa corrida e tinta para ficar como estava antes… por isso, em muitos casos, essa já pode ser a escolha inicial!

decoração de apartamento
Fonte: Pinterest
  • Vinílico clicado: Tá aí uma excelente alternativa para esconder um chão muito danificado na decoração de casas alugadas! Esse piso é versátil, e pode ser instalado e retirado com facilidade dos cômodos. Além disso, ele também pode ser colocado em cima do piso já existente, desde que ele seja bem liso.
Vinílico em casas alugadas
Fonte: Pinterest

Móveis soltos e versáteis: antes de falar desse tipo de móveis, aqui vai uma dica do que não vale a pena fazer na decoração de apartamentos alugados: investir em móveis planejados. Mesmo que você não tenha pretensão de sair do imóvel tão cedo, são móveis exclusivamente feito para aquele espaço.

A única forma vantajosa de investir em móveis sob medida nesse caso, é se você fazer um acordo com o proprietário para a mobília ficar no imóvel permanentemente, e de alguma forma você ser beneficiado pelo investimento.

Invista em mobília compacta, funcional e imponente! Os móveis soltos e pequenos são as melhores alternativas para decoração de apartamento alugado.

Já ouviu falar em cozinhas moduladas por exemplo? Elas são excelentes opções para quem mora de aluguel, porque além de serem práticas e versáteis, podem ser adaptadas de acordo com o espaço disponível, se você decidir se mudar, poderá leva-la junto.

cozinha modulada

Mas não é só a cozinha, na sala por exemplo, vale muito mais a pena você investir em um sofá que não seja de canto, porque pode não se adaptar em outro imóvel, na sala de jantar, prefira sempre mesa retangular, que é o formato mais tradicional e mais fácil de encaixar em diferentes formatos, no quarto e no banheiro, a mesma regra: móveis soltos.

sofá para casa alugada

Outra vantagem de investir em móveis prontos ou modulados, é que são muito mais baratos que móveis sob medida, pois são feitos em linha de produção, e se você caprichar nas escolhas, terá móveis de alta durabilidade e com designs incríveis!

Divisórias criativas: Outro desafio comum encontrado na decoração de casas alugadas, é a divisão dos cômodos. Nem sempre as estabelecidas pelo imóvel escolhido, atendem a necessidade ou desejo dos novos moradores. Para isso, tem uma maneira bem simples e fantástica de dividir ambientes, apostar em divisórias criativas!

Existem diversos modelos de biombos personalizados hoje no mercado, e além deles, estantes e bancadas também funcionam muito bem para separar espaços, mais um problema resolvido. 😊

biombos em casas alugadas
Fonte: Pinterest
decoração de apartamento alugado
Fonte: Pinterest
casa alugada decorada
Fonte: Pinterest

Dicas extras

  • Esconda janelas inadequadas com cortinas charmosas
  • Troque as maçanetas das portas
  • Adesive as tomadas
  • Invista em iluminação aconchegante
  • Espalhe plantas pela casa
Decoração de apartamento alugado
Fonte: Organize sem frescura
personalize decoração de casa alugada
Fonte: Pinterest
Casa alugada decorada
Fonte: Decorar com charme

As mudanças que fizer nas paredes e no piso por exemplo, serão as mais aparentes, mas é na junção de vários detalhes que você criará a “sua casa”, com a sua cara, e com aconchego de sobra!

Curtiu? Aqui no blog você encontra uma série de inspirações sobre decoração, e se ainda não sabe qual é o seu estilo nesse universo de interiores, não deixe de conferir esse artigo: tipos de decoração e esse sobre decoração compacta, que é ótimo para quem está alugando um ape, e além do desafio de decorar um imóvel alugado, também tem o de otimizar espaços.

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *