Como fazer uma decoração de festa junina inesquecível

Publicado por Jociane Richter em 21/06/2018 às 11:54



“Olha isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais, olha, quem tá de fora quer entrar, mas quem tá dentro não sai”. As comidas típicas, quadrilhas, brincadeiras e tradição das festas juninas animam o inverno e contagiam todas as idades.

A decoração de festa junina é um dos itens indispensáveis para garantir a festança, e nesse post vamos te mostrar o que não pode faltar, quem continua nessa quadrilha?

Sobre as festas juninas

“Pula a fogueira iaiá, pula fogueira ioiô”. É nesse clima que nós vamos falar um pouco da tradição por trás dessa festa típica brasileira. Você conhece a história? Sabe como elas surgiram?

Em homenagem aos três santos católicos (São Pedro, São João e Santo Antônio), as festas juninas acontecem no Brasil há mais de quatro séculos, e embora a tradição de hoje em dia seja celebrar os santos, elas surgiram já na época da colonização, quando os portugueses trouxeram para cá vários costumes europeus, dentre eles, as festas juninas.

Hoje em dia as festas juninas são tão tradicionais no Brasil, que só perdem para a maior festa nacional, que é o carnaval, a comemoração típica agrada todos os estados do Brasil, e muitas pessoas acabam comemorando ela diversas vezes, e é por isso, que ela é estendida também para o mês de julho.

No Nordeste a festança é tão grande, que chega a movimentar o estado todo, a economia, e ainda é motivo para concursos culturais.

decoração de festa junina

Legenda: Fonte: Blog Viagem e Turismo

Já as várias receitas feitas com milho (pipoca, curau, milho cozinho, bolo, pamonha..), simbolizam as boas colheitas de milho da época da colonização. A fogueira, que é um ícone das festas juninas, passou a ser usada para aquecer os festeiros, já que o evento normalmente acontece em noites frias de inverno.

receitas festa junina

Dizem que a tradição de usar bandeirinhas na decoração da festa junina, vem do hábito que os antigos tinham de gravar imagem de santos em grandes bandeiras coloridas para homenageá-los, com o passar dos tempos, as bandeiras foram mudando, até chegarem nos formatos pequenos e coloridos que temos hoje para decorar as festas.

bandeirinhas de festa junina

Já o uso dos balões, conta-se que eram usados para avisar a vizinhança que a festa ir começar. Embora eles sejam proibidos no Brasil, pois são bem perigosos, eles podem ser usados de forma pendente e decorativa nas festas juninas, dessa forma eles enfeitam sem riscos. 😊

festa junina com balão

Decoração de festa junina

Se você vai organizar um arraiá para os amigos ou familiares, já sabe que a decoração de festa junina é o fator chave para caracterizar o evento. O evento é simples, e por isso não precisa de grandes investimentos para garantir uma festança bem temática e divertida. Mas apostar em detalhes e muuuitas cores para animar a festa é essencial! Nós vamos te mostrar o que você não pode esquecer, bora acompanhar?

Bandeirinhas por toda parte: São elas que criam a identidade do evento, por isso, vale a pena apostar em muitas bandeirinhas coloridas para decorar a festa junina. Você pode fazê-las com papel seda, papel crepom, revistas e jornais, e até mesmo de TNT ou retalhos de tecido, dá para personalizar e investir em bandeiras com as cores do Brasil em anos de Copa do Mundo também!

decoração de festa junina

festa junina decorada

Além das tradicionais bandeirinhas e dos balões, os tecidos xadrez e os itens feitos em palha, também são aliados da decoração de festas juninas.

festa junina

decoração de festa junina

Decore uma mesa de jantar para ser a atração da festa! Você pode envolvê-la com tecido xadrez, ou ainda deixá-la à vista se for de madeira. Decore-a também com bandeirinhas coloridas, chapéus de palha, e enche-a de comidas típicas e docinhos decorados, sem dúvidas ela será a estrela da festa!

decoração festa junina

festa junina decorada

Olha só quantas ideias nós encontramos para servir as comidas típicas de festa junina na mesa decorada:

comida de festa junina

comida de festa junina

comidas de festa junina

comida típica festa junina

comida festa junina

O que não pode faltar? Pipoca, Canjica, Maçã do amor, Pé de moleque, Cocada, Bolo de fubá, Quindim, Pinhão, Doce de abóbora, Pamonha e quentão. Eita trem bom essa festança, uai!

Arranjos com flores naturais e frutas, também podem fazer parte da decoração de festa junina! Além de decorar, os itens naturais trazem para as festas naturalidade e simplicidade, itens que não faltar nesse evento.

festa junina decorada

festa junina iaza

Se você é daqueles que adora fazer esses encontros temáticos na sua casa, mas gosta sempre de entregar algum mimo para agradecer a presença do seu convidado, que tal essas sugestões de lembrancinhas juninas? São simples, econômicas e super fofas.

lembrancinha de festa junina

lembrancinha de festa junina

Agora é só reunir o povo e organizar aquele “arraiá” caprichado sô!

 


DECORAÇÃO

Leia Também

A funcionalidade e o requinte do estilo alemão na decoração

A Alemanha é um país sinônimo de animação, organização, história e cultura. E quando se fala em design e estilo, o país mantém sua boa imagem e dá show nos designs de seus espaços. Acompanhe neste artigo diversas dicas e curiosidades sobre o estilo alemão.

 

Sala de banho em casa: banheiro com cara de Spa

Na hora de decidir o design de uma sala de banho é muito importante escolher o qual se encaixa mais em sua personalidade e seus gostos, venha descobrir qual sala de banho tem a sua cara.

 

Saiba tudo sobre a decoração italiana e suas influências

decoração italiana

A Itália é um país muito conservador em relação aos seus costumes e gostos, principalmente quando se trata de seu design e decoração. Acompanhe nesse artigo algumas das características da decoração italiana.

 

Comentários

  1. Adorei o Blog!Informações bastante uteis.Também possuo um site, que é sobre artes plásticas e gostaria de convida-los a visita-lo: http://www.ricardofelixpinturas.top
    Um abraço e sucesso!

     
    1. Iaza Blog disse:

      Olá Ricardo, obrigada pela visita e que bom que gostou do blog, faremos uma visita sim, pode deixar. 🙂

       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Siga o instagram da iaza e acompanhe nossas inspirações!