Tudo que você precisa para criar uma decoração de casa de praia incrível

Decoração

O que você vai encontrar neste artigo:

O destino favorito de milhares de brasileiros para as férias de verão é o litoral. E uma das melhores coisas dessa época é passar uns dias na praia para fugir da rotina, tomar um belo banho de sol e mar, caminhar na areia, aproveitar a brisa deliciosa da noite, enfim, renovar as energias para o novo ano, não é mesmo?

Fazer tudo isso e ainda ficar acomodado em uma belíssima casa de praia com uma decoração impecável é melhor ainda, concorda? Para garantir o clima de paz e sossego, aconchego e conforto, você deve investir em alguns truques de decoração de casa de praia que nós separamos para você nesse post.

Aqui, você confere como ter ambientes aconchegantes, como apostar numa decoração temática e outras dicas que vão te ajudar a montar um espaço incrível, funcional e confortável! Continue a leitura e adote todas!

decoração do interior de uma casa de praia

Crie ambientes aconchegantes

A casa da praia é o local para onde vamos com o objetivo de curtir o verão, sair da rotina e, principalmente, relaxar, descarregar o estresse e nos reabastecer de boas energias. 

Por isso, é fundamental abusar de ambientes super aconchegantes e convidativos, aqueles cantinhos que dão vontade de ficar se espreguiçando por horas e horas, sabe?

Mas como criar uma decoração casa de praia com essas características? Simples: abuse de espaços extra confortáveis. Para isso, aposte em móveis que passem sensação de aconchego e de abraço.

É o caso de um sofá de madeira maciça com revestimento de linho,  bem como de cadeiras com detalhes de fibras. Aposte em móveis de madeira natural, pois contribuem para que se tenha um ambiente que transmite sensação de conforto e acolhimento.

Se você tiver área externa na sua casa, ou sacada no seu apartamento de praia, não deixe de fazer bom proveito desse espaço, sem dúvidas ele será o local favorito do imóvel. Afinal, nada melhor que sentir o clima de praia na área externa, não é? É um calmante natural. 

Além de espaços “preguiçosos”, para garantir uma decoração de casa de praia deliciosa, você também deve apostar em ambientes bem arejados com decorações naturais, arranjos com flores e folhagens pela casa, esses detalhes transmitem a sensação de calmaria e proximidade com a natureza.

Portanto, deixe janelas e portas abertas, para aproveitar a luz natural ao longo do dia. Isso contribui para que se tenha ambientes mais agradáveis e frescos sem precisar gastar muita energia elétrica com luz artificial ou ar condicionado.

Aposte em uma decoração temática

Decoração de casa de praia boa é aquela que faz você se sentir no litoral, mesmo sem ir até a praia. Como já falamos acima, espaços aconchegantes, redes e tudo o que remete ao natural é bem-vindo nesse estilo. 

Mas, os elementos que caracterizam a praia também são essenciais, eles deixam os ambientes com o clima litorâneo que a gente ama e ainda são bem charmosos. <3

Então, não hesite em apostar nas tradicionais conchinhas pela decoração da casa de praia, âncoras, barcos, estrelas do mar e itens relacionados ao surf, eles deixam a casa muito mais convidativa e alegre.

Usar uma decoração com palletcaixotes de madeira também são ótimas sugestões para decorar a casa de praia. Sabe o porquê? Eles deixam os ambientes mais descontraídos e o fato de serem feitos de madeira torna o espaço mais agradável e com a sensação de naturalidade que a praia pede.

Vai passar um longo tempo na sua casa de praia? Que ótimo! Que tal aproveitar para colocar a mão na massa e pintar e personalizar alguns caixotes de madeira e pallets? Em nosso blog você confere como aproveitar os caixotes.

Quanto às cores da decoração de casa de praia, você pode misturar tons neutros com cores mais vivas, como o combo azul e branco. A estampa floral também fica em perfeita harmonia com esse estilo de decoração. Inspire-se nessas composições.

Leia também:

>>> Como usar as prateleiras e nichos na decoração?

Abuse da madeira e do rústico

Já falamos nesse post sobre a importância de transmitir a sensação de naturalidade na decoração de casa de praia, não é? 

Os móveis de madeira com detalhes em fibra natural ajudam a evidenciar o clima praieiro e deixam a decoração super agradável, olha que ambientes lindos! 

Além dos móveis, você também pode apostar em detalhes de madeira com acabamento rústico para colocar nos ambientes da casa, veja algumas ideias:

Aposte em cores claras e vibrantes

Não há como fugir: a decoração de casa de praia combina com cores claras e vibrantes! As cores claras são interessantes porque elas refletem melhor a luz, o que contribui para que se tenha ambientes mais iluminados. Como resultado, eles se tornam ainda mais agradáveis e propícios ao descanso.

Se sua intenção é ter espaços mais iluminados, aposte no branco de forma predominante na decoração. Então, insira cores em outros detalhes, como em móveis, têxteis e objetos decorativos. Inclusive, essa dica é perfeita para quem prefere um estilo mais clássico, que seja à prova de erros e agrade todo mundo.

Agora, se você gosta de decorações coloridas, aposte em cores mais vibrantes ao montar os espaços. Na praia, os tons de azul e de verde são infalíveis, ajudando a remeter ao mar e à natureza.

Essas tonalidades podem aparecer nas paredes, seja em pinturas ou no uso de um papel especial. No entanto, essas não são as únicas opções de cores. Também dá para apostar em tons quentes, como os de amarelo, laranja e ocre, que têm tudo a ver com uma decoração de casa de praia rústica.

Quer apostar em uma decoração colorida, mas não sabe como combinar diferentes tonalidades? Existem algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa! Uma delas é trabalhar com contrastes, mantendo uma cor neutra predominante no cômodo e outras vibrantes aparecendo em detalhes do espaço.

Outra forma é usar cores que são semelhantes, como laranja e amarelo, azul e verde, entre outros combos. Ao apostar em tonalidades parecidas, é possível criar uma harmonia visual na decoração, tornando-a muito mais bonita.

Se quiser algo muito colorido, uma dica é usar o círculo cromático para identificar cores complementares, que também são chamadas de cores opostas. Elas estão em extremidades diferentes do círculo. 

Ótimos exemplos de cores complementares do círculo cromático são o verde e vermelho, amarelo e roxo, azul e laranja. São tonalidades diferentes entre si, mas que dão um resultado incrível quando postas juntas na decoração.

imagem do Banco de Ferro 3 Lugares com Assentos de Madeira Maciça Turim
Foto: Iaza Móveis

Invista em estampas

As estampas têm tudo a ver com a decoração de casa na praia, ajudando a colorir e dar um ar de descontração para os ambientes. Você pode escolher estampas clássicas, como as de listras, até outras mais modernas e criativas.

Entre as principais, destaque para as estampas de flores, preferencialmente as grandes, que garantem maior personalidade para os espaços. Experimente, por exemplo, transformar uma das paredes da sala em um mural de arte, com um trabalho criativo de estampas!

Dê uma atenção especial aos têxteis

Os itens de decoração têxteis são perfeitos para decorar a casa de praia. Eles dão um toque extra de conforto e aconchego para os ambientes, mas é muito importante saber escolhê-los corretamente.

Por exemplo, fuja de tecidos que são mais grossos e retêm o calor. Ao escolher cortinas, dê preferência para as que são confeccionadas com tecidos leves e esvoaçantes, para reforçar a ideia de frescor no ambiente.

No que se refere às almofadas, escolha as que são confeccionadas com tecidos naturais, como o linho, que tem tudo a ver com decorações praianas. Já sobre os tapetes, os ideais são os confeccionados com sisal, juta, palha, entre outros materiais naturais.

Eles são muito mais frescos e ajudam a dar um toque rústico à decoração. Além disso, possuem manutenção simples, o que faz toda a diferença quando se está de férias na praia. Afinal, ninguém quer perder muito tempo limpando a casa, não é mesmo?

Aposte em plantas

Quer transformar a decoração da casa de praia de maneira econômica, dando mais cor e vida para os espaços? Então, saiba que há uma dica simples para isso, basta apostar em plantas.

Em decorações praianas, as plantas exuberantes e tropicais são perfeitas. Você pode, por exemplo, escolher deixar uma costela de Adão no canto da sala ou apostar em plantas de grande porte, como uma palmeira ráfis.

Se preferir, dá para montar um cantinho com vasos com plantas de diversas espécies. Neste caso, nossa dica é que mantenha as plantas de grande porte no fundo e as menores na frente, para conseguir visualizá-las facilmente.

Quer usar plantas, mas apostando em algo diferenciado? Então, considere usar plantas pendentes, que criam um efeito bonito na decoração. Inclusive, dá para pendurá-las em hangers no teto ou colocá-las na parede, especificamente em móveis como uma estante, prateleira ou aparador de madeira maciça.

Também há a possibilidade de instalar um painel verde na decoração. Neste caso, utiliza-se plantas trepadeiras ou pequenos vasos em toda a parede, para cobri-la, garantindo um efeito de muro de verde.

Além de complementar a decoração, as plantas são perfeitas para deixar o espaço mais fresco, vivo e com energias positivas!

Monte uma área gourmet completa

Sua casa na praia tem churrasqueira? Então, aproveite para montar uma área gourmet completa para passar o dia com sua família. Escolha móveis para churrasqueira, para deixar o local mais funcional e agradável.

Entre eles, destaque para o banco de ferro e madeira, banquetas, mesas e cadeiras. Dê preferência para os móveis de madeira, pois têm um toque mais rústico e combinam melhor com a casa de praia.

No entanto, tenha atenção a um detalhe: a área em que os móveis ficarão precisa ser coberta! Lembre-se que a madeira é suscetível à água e pode ficar com danos irreversíveis se permanecer molhada por muito tempo.

imagem da Banqueta de Ferro e Madeira com Encosto Turim
Foto: Iaza Móveis

Monte uma mesa para receber bem

Você também adora chamar os amigos para curtir sua casa de praia? Já pensou em surpreendê-los com uma linda mesa de jantar com decoração temática?

Monte uma mesa de jantar tropical investindo em jogos americanos feitos em fibra natural ou de tecido com as cores que remetem ao litoral. Você também pode apostar em alguns acessórios como estrelas do mar para decorar a mesa, e claro, flores naturais para acrescentar o frescor que o ambiente pede.

Agora que você já tem todas as dicas na mão, coloque-as em prática e crie uma decoração de casa de praia que faça todo mundo se sentir mega aconchegado e com vontade de morar lá. 

Leia também:

>>> 3 formas de ter uma área verde em apartamentos

>>> Como conservar móveis de madeira maciça?

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *