Decoração russa: Conheça os encantos do País sede da Copa 2018

Design

Durante a Copa do Mundo várias nações embarcam na cultura do país-sede da Copa para vibrar pela sua seleção. Em 2018, a Rússia está sendo o berço do maior evento esportivo do mundo, e para sabermos um pouco mais da cultura desse país, e do estilo de decoração adotada por eles, preparamos esse post sobre decoração russa, e um pouco das curiosidades do país, acompanhe:

Sobre a Rússia

A Rússia é o nono País mais populoso do mundo com 142 milhões de habitantes, e o maior em área terrestre, fica no norte da Eurásia, e sua economia é baseada em indústria, mineração e agricultura.

A gastronomia russa é bem diferente do que estamos acostumados a comer aqui no Brasil, influenciada pela cultura europeia e oriental, o tempero agridoce é comum, e alguns dos pratos típicos são: Borscht – sopa à base de beterraba e tomate, aliás, a beterraba é um dos alimentos mais comuns na Rúsia. Blini – Panqueca russa feita com massa fina e recheada salmão defumado, caviar, mel ou creme de leite. Goluptsi – Charutinho de repolho, de origem árabe, o prato russo leva apenas carne no recheio. Salada Olivier – No Brasil ela é chamada de salada russa, e seus ingredientes são batata, pepino em conserva, cenoura, cebola, ovo e maionese.

cultura-russa

Quando falamos na Rússia, é inevitável não lembrarmos do balé que influencia grupos de todos os continentes. Um dos fatos que explica o sucesso do balé russo, é que a dança é muito apreciada por quem mora lá, e isso faz com que muitas pessoas pratiquem balé como atividade extracurricular, ou até mesmo nas férias, daí surgem os mais talentosos que brilham mundo à fora.

cultura da russia

Curiosidades

  • Você sabia que os russos usam o nome dos documentos apenas para assuntos burocráticos? O nome pelo qual são chamados pelos amigos e familiares, é um nome fictício escolhido por eles;
  • Eles têm o costume de receber visitas com pães enfeitados e sal;
  • Os russos amam receber flores, mas nunca os presenteie com números par, pois para eles, flores em números par, são destinadas apenas a funerais;

Decoração russa

Só de conhecer esse breve resumo sobre a Rússia, já sabemos que se trata de um País original e de pessoas com personalidade, não é? A decoração também segue esse estilo. Muitas cores, detalhes por toda parte e excesso de acessórios são as características mais marcantes da decoração russa.

decoracao russa

estilo russo na decoração

O estilo russo dispensa o uso de vidro, plástico e metal, e prioriza tudo o que é natural. Tanto nas estruturas das construções como nos móveis, a madeira é o material mais utilizado. Além disso, por se tratar de um país onde faz muito frio, o uso de peles e tecidos são comuns nos interiores para aquecer os ambientes, e as cores alegres também ajudam a animar os cômodos gelados.

decoração russa

estilo russo na decoração

decoração da Rússia

Você pode acrescentar toques da decoração russa na sua casa investindo em móveis com estilo provençal, eles têm o requinte russo, e em sua maioria, são feitos em madeira, que é o principal material usados nos interiores de lá. Na Iaza você encontra a Poltrona Medalhão e os Sofás Chesterfield Mozart que seguem essas características.

sofá chesterfield decoração russa

estilo russo - poltrona medalhão Luis XV

Outra maneira de caracterizar a sua casa dentro desse estilo, é incluir os símbolos russos, conheça um pouco sobre os dois principais:

Matrioskas: O souvenir oficial da Rússia, chamado também de bonequinhas russas, é representado por bonequinhas de madeira que simbolizam maternidade, fertilidade, amizade e amor na cultura russa. As matrioskas são normalmente confeccionadas em madeira, e são colocadas uma dentro das outras, normalmente são 6 ou 7 bonecas de diferentes tamanhos que compõe o principal artesanato do país.

estilo russo na decoração

Khokhloma: É uma antiga arte popular russa oriunda de aldeias, e consiste em peças de madeira pintadas principalmente em preto, vermelho e tons que remetem ao ouro, o que faz com que as peças pareçam ser de metal. Diz a tradição que muitos camponeses da aldeia Khokhloma produziam esses itens para comercializar, daí o nome do artesanato.

decoração russa

Sem dúvidas a Copa do Mundo 2018 trouxe para o mundo inteiro uma visão diferente da Rússia, em todos os canais, está sendo apresentada as características do povo russo. Aqui você viu um pouco sobre como são os interiores do país, e nós também já demos dicas aqui de como decorar a casa para a Copa do Mundo, ainda dá tempo, ein?

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *