Estilo Luis XV na decoração de interiores

Design

O que você vai encontrar neste artigo:

Assim como no mundo da moda, na decoração de interiores existem estilos que surgem, ganham popularidade e se tornam passageiros em pouco tempo. Mas também há estilos que inspiram ambientes ao longo dos anos, muitas vezes ultrapassando décadas e gerações. Eles são os chamados estilos de decoração atemporais. 

E é justamente isso que acontece com o estilo de decoração Luís XV, que é a mais autêntica inspiração francesa que dá vida aos ambientes através de seu charme e beleza sem igual.

Ainda não conhece o estilo Luís XV utilizado na decoração? Sem problemas! Aqui, você descobre detalhes sobre ele e entende o porquê de fazer tanto sucesso! Acompanhe!

Conjunto Mesa 8 Lugares + Cadeiras Medalhão
Foto: Iaza Móveis

Como surgiu o estilo Luís XV?

O estilo francês Luís XV é considerado o mais original do universo de decoração de interiores. Não é para menos, afinal, ele possui características únicas de época, remetendo a uma decoração clássica que é autêntica até hoje. Suas linhas soltas e leves, bem como suas características minuciosas, são delicadas e exalam elegância!

Ele surgiu durante o reinado de Luís XV (1730 – 1760), em uma fase em que as mulheres começaram a ter voz e a serem admiradas na sociedade. Isso refletiu, inclusive, na decoração, dando destaque à beleza da mulher por meio do trabalho com linhas leves e curvas, principalmente em móveis.

Mesmo tendo passado muitos anos, o estilo Luís XV ainda é muito forte na decoração de interiores. Hoje, suas principais características ganham releituras em decorações que misturam o clássico e o contemporâneo, resultando em itens e espaços belos e funcionais.

Continue acompanhando esse post para conhecer alguns pontos que destacam esse estilo de decoração, e algumas opções de móveis Luís XV que podem fazer parte da sua casa!

Principais características do estilo Luís XV na decoração de interiores

O estilo Luís XV utilizado na decoração de interiores tem características especiais que se destacam. Confira, a seguir, quais são as principais:

Linhas curvas

Os móveis utilizados na decoração de sala e do restante da casa têm como um dos seus diferenciais as linhas curvas. Ou seja, o efeito que se dá para o ambiente não é o de móveis e objetos de decoração em blocos.

No estilo Luís XV, as peças possuem formas arredondadas, o que confere movimento, dinamismo, leveza e suavidade para a decoração do espaço. Com isso, tem-se uma impressão de aconchego e conforto ao utilizar a área.

Detalhes decorativos e ornamentais

Outra característica muito importante desse estilo de decoração é o uso de detalhes decorativos e ornamentais nos móveis e objetos, tornando-os mais visualmente agradáveis e graciosos.

Um ótimo exemplo disso são os pés de modelos de cadeira estilo Luís XV, que costumam ter formas curvas. O revestimento do móvel também pode ter algum detalhe ornamental, como arabescos.

Cores neutras e suaves

O estilo de decoração Luís XV também se caracteriza por ter uma paleta de cor com tons neutros e suaves, como o bege e terrosos. Tais tonalidades contam com o diferencial de deixar o espaço elegante e refinado sem ter muito esforço.

Em alguns casos, abre-se espaço para os metalizados na decoração, principalmente o dourado. Ele pode aparecer em detalhes como puxadores de móveis clássicos Luís XV ou na moldura de espelhos, dando um toque de luxo e requinte para o espaço.

Valorização da natureza

No século XV, a natureza também já era muito exaltada. Por isso, em ambientes que seguem esse estilo de decoração, as flores, as folhagens e os acabamentos que remetem a pedras e rochas são mais destacados.

Essa valorização da natureza também aparece no uso da madeira na confecção de móveis, resultando em peças elegantes e duradouras. Os móveis de madeira maciça são destaques nesse estilo decorativo, tornando o espaço aconchegante e agradável, sem deixar a funcionalidade de lado.

Leia também:

>>> Móveis de madeira maciça: vale a pena o investimento?

Onde usar esse estilo de decoração?

Trata-se de um estilo de decoração muito utilizado em áreas de descanso e recepção, como a sala de estar e o quarto. No entanto, ele é muito versátil, o que permite utilizá-lo em outros cômodos da casa.

É possível, por exemplo, decorar o hall usando esse estilo, bem como a sala de jantar, garantindo um espaço incrível, encantador e agradável. Outra opção é de uso na decoração do home office, tendo uma área funcional e confortável para trabalhar ou estudar.

Móveis Luís XV para usar na sua decoração

Quer investir nesse estilo de decoração, mas não sabe exatamente como? Uma das formas mais simples é usar móveis Luís XV! Eles são peças confeccionadas com madeira nobre e é comum que tenham acabamentos em dourado, bronze, porcelana ou mármore. 

São peças atemporais que podem compor qualquer ambiente da casa, e que também ficam lindíssimas em ambientes corporativos. Confira, a seguir, algumas das principais opções de móveis estilo Luís XV para usar no seu lar ou empresa:

Cadeira medalhão

Trata-se de um móvel que é ícone do estilo Luís XV! A cadeira medalhão leva esse nome porque surgiu justamente em uma época em que os medalhões eram muito comuns e seu encosto se assemelha ao desenho de um. Por isso, foi batizada com esse nome.

As linhas curvas e o design belíssimo dessa cadeira fizeram dela um clássico da decoração de interiores. Ela é muito usada em salas de jantar requintadas e imponentes, e sua variação de acabamentos e tecidos também permite que seja usada em ambientes mais contemporâneos.

cadeira medalhão luis xv
Foto: Iaza

Poltrona medalhão

Com a mesma inspiração da cadeira Luís XV, a poltrona medalhão tem um toque refinado e é perfeita para decorar salas de estar, hall de entrada ou ainda o quarto de uma casa. 

Seu estilo é clássico e atemporal e o móvel é extremamente aconchegante. A poltrona medalhão fica ótima em um cantinho agradável para sentar-se e desfrutar de uma boa leitura.

Um de seus destaques é a estrutura entalhada feita em madeira maciça de caixeta, destacando sua alta durabilidade e seu toque de nobreza. Portanto, a poltrona de madeira Luís XV é o investimento ideal para quem busca um modelo diferenciado.

poltrona medalhão luis xv
Foto: Iaza

Sofás Luís XV

O sofá 3 ou 2 lugares desse estilo é perfeito para quem deseja ter uma sala de estar imponente e sofisticada. Os detalhes entalhados na madeira evidenciam sua nobreza. Além disso, seu design atemporal cria uma decoração totalmente acolhedora.

Para escolher o sofá perfeito, considere o número de assentos, se é ideal para os moradores e visitas que costuma receber. Caso não seja, você pode complementar a decoração com um conjunto de poltrona Luís XV.

Também tenha em mente as cores da decoração da sala de estar, para escolher um sofá que tenha tonalidade alinhada ao restante da decoração. Confira, ainda, se o móvel possui medidas compatíveis com as da área em que deseja deixá-lo. Assim, evita-se erros na compra.

Banqueta medalhão

As características desse estilo não ficaram apenas nos móveis mais clássicos. Elas foram sendo adaptadas ao longo dos anos e hoje as linhas curvas e a valorização da naturalidade da madeira maciça são destacadas, também, na banqueta medalhão. 

Trata-se de um móvel versátil, que pode ser usado tanto na área gourmet quanto na sala de jantar ou churrasqueira da casa! Se preferir, também é possível colocá-la junto à bancada em áreas integradas, como a cozinha com a sala de estar.

banqueta medalhão luis xv
Foto: Iaza

Mesa Luís XV cabriolet

Os pés cabriolet (em forma de pé de cabra) são a principal marca da mesa de jantar do estilo Luís XV. Trata-se de um detalhe exuberante e imponente desse móvel, chamando a atenção em qualquer ambiente. 

Seguindo a característica do estilo, a mesa também é feita em madeira maciça. Por isso, qualidade e alta durabilidade são sinônimos dessa peça, podendo ficar na família por várias gerações se o móvel for bem cuidado. Aproveite para usar a mesa em conjunto com as cadeiras Luís XV e garanta o autêntico estilo francês na sua sala de jantar!

Como complementar a decoração no estilo Luís XV

Depois de garantir móveis nesse estilo, é importante saber complementar a decoração usando outros itens especiais. Entre eles, destaque para tapetes clássicos estampados, preferencialmente peças grandes, para tornar o espaço ainda mais imponente.

Aproveite, também, para pendurar quadros na parede, dando preferência para obras de arte clássicas e para alternativas que tenham molduras mais rebuscadas e luxuosas. Assim, conseguirá dar um charme extra para a decoração.

Por falar em luxo, dê uma atenção especial para a iluminação do cômodo. Valorize a luz natural e trabalhe com espelhos grandes pelo cômodo, para refletir a luz e tornar o ambiente ainda mais claro.

Além disso, use lustres na decoração. Dê preferência para lustres imponentes, como os que têm detalhes de cristais. Dessa forma, dá para reforçar a característica clássica da decoração.

Por último, mas não menos importante, está colocar sobre móveis objetos decorativos de porcelana ou metais. Você pode, por exemplo, usar vasos de porcelana com flores, que ajudarão a dar delicadeza e toques de cor para a decoração.

Nós já falamos aqui no blog sobre 8 tipos de decoração, que tal dar uma espiadinha? Quem sabe algum deles se encaixa com o seu perfil e consiga misturá-lo com o estilo Luís XV para garantir ambientes personalizados e que combinem com você!

Como cuidar dos móveis Luís XV

Depois de conhecer como montar uma decoração nesse estilo, é preciso saber como cuidar dos móveis usados no espaço, para mantê-los em perfeito estado e ter uma decoração incrível sempre!

Lembre-se que os móveis estilo Luís XV são confeccionados com madeira maciça. Por isso, sua limpeza é simples, usando somente um pano macio umedecido. Não se recomenda usar álcool ou detergente, para não danificar as peças.

Outro cuidado que se deve ter é não expor o móvel diretamente à luz do sol, água ou umidade. Nestes casos, há um alto risco de dano à madeira, que pode ficar, por exemplo, manchada ou estufada.

Também é importante que se lembre de ajustar os parafusos dos móveis periodicamente, para reduzir a possibilidade de dano. Siga as recomendações do fabricante para realizar esse processo.

Especificamente sobre a limpeza do revestimento do móvel, como de sofás e poltronas, indica-se que passe um aspirador de pó usando o bico próprio para tecidos. Para limpezas mais profundas, consulte informações do fabricante.

Você já conhecia a história dos móveis com inspiração francesa Luís XV ou sabia como usá-los e cuidar de cada um deles? Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre o assunto! Mas, se ainda ficou alguma dúvida, deixe um comentário que entraremos em contato. Até a próxima! 😉 

Leia também:

>>> Móveis de madeira maciça para deixar sua sala de estar mais sofisticada

>>> Como usar as prateleiras e nichos na decoração?

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *