Estilo oriental na decoração | Equilíbrio e harmonia

Publicado por Jociane Richter em 22/06/2017 ás 1:09



O estilo oriental está cada vez mais presente nos projetos de decoração de interiores, e nesse artigo você vai entender os motivos dele estar sendo tão requisitado, e também vai conferir as principais características desse estilo.

Esse estilo preza pela harmonia e minimalismo na decoração, por isso, você até pode misturar inspirações do Japão, da índia e do Egito, por exemplo, mas, todos os elementos deverão estar dispostos de forma equilibrada para não comprometer a leveza do ambiente.

Detalhes do estilo oriental

Quem adora a energia do yoga e do Thai Chi e adota o exercício como forma de se esvaziar do dia a dia e ter um momento para integrar o corpo e a mente através da respiração, certamente simpatiza com o estilo oriental na decoração.

Assim como no yoga, a decoração da sua casa também deve inspirar coisas boas, paz, tranquilidade, leveza e coragem, e expirar tudo o que não é positivo para o lar. Dessa forma, você terá uma casa muito mais harmônica e feliz. 😊

estilo oriental na decoração

Inspiração chinesa

Os vasos de porcelana, os móveis baixos, os itens feitos de bambu e futon, e as gravuras de guerreiros e samurais, são os ícones do estilo oriental com ênfase chinesa. As cores vibrantes também são típicas da decoração chinesa, o vermelho e o dourado são as principais.

estilo oriental na decoração

estilo oriental

estilo oriental

Para investir nesse estilo, você pode usar também almofadas estampadas e sofás e poltronas coloridas, mas nunca esqueça de manter o equilíbrio entre os móveis e decorações, pois a harmonia é a essência do estilo oriental.

sofá amarelo na decoração

estilo oriental na decoração

O Feng Shui – arte milenar que significa vento e água, e que por meio dos cinco elementos estuda as características dos elementos para cada signo lunar, pode orientar a importância do equilíbrio nos ambientes para garantir que a energia da casa seja sempre positiva.

Inspiração japonesa

Poucos itens, muito aconchego, esses são os princípios da decoração japonesa que faz parte do estilo oriental. Ela preza pelo minimalismo, e por isso, somente o que é essencial permanece no ambiente.

decoração japonesa

decoração japonesa

As mesas baixas com futons envolta substituem os sofás, e as cores neutras garantam o clima sóbrio e calmo desse estilo:

sala de estar japonesa

Inspiração tailandesa

As inspirações dos países orientais são diferentes, mas a essência é comum entre todos, a harmonia. A decoração tailandesa também preza pelo equilíbrio, mas nesse estilo você pode misturar mais cores, investir na madeira, no acabamento com rattan e no estilo rústico.

estilo oriental na decoração

móveis com rattan na decoração

decoração tailandesa

Delicadeza também é uma das características desse estilo, por isso, flores, luminárias e tecidos detalhados também fazem sucesso na decoração tailandesa.

estilo oriental na decoração

decoração tailandesa

decoração tailandesa

A Tailândia tem características culturais indígenas e chinesas e a religião predominante do país é o budismo, que envolve ensinamentos e tradições dos budas, que são bem comuns nas decorações com esse estilo:

estilo oriental na decoração

estilo oriental na decoração

Inspiração no Egito

Com uma cultura marcante e encantadora, a decoração segue as mesmas características do país das pirâmides. Os tapetes e as cortinas são marcos desse estilo, e embelezam os ambientes deixando o clima bem agradável e tranquilo.

Os egípcios têm o costume de permanecer uma grande parte do tempo livre na varanda da casa, e por isso esse espaço é tão valorizado no estilo oriental. Mesmo que em apartamentos, a área livre (sacada) deve ser destacada.

A abundância de quadros e espelhos também é característica egípcia, esses detalhes enchem a decoração de vida, aconchego e muito charme.

decoração oriental

estilo oriental

Essas são algumas das diversas inspirações que o estilo oriental proporciona à decoração de ambientes. Mas tem muuuito mais que isso, quem se identificou com o estilo, já tem várias ideias pra colocar em prática, ein?

 


DESIGN

Leia Também

Como usar crochê na decoração da sua casa

crochê na decoração

O crochê é uma ótima forma de criar ambientes descontraídos, alegres e originais. Nesse artigo vamos mostrar como ele pode ser usado em cada ambiente da casa, vale a pena conferir, se inspirar, e aproveitar as dicas na sua casa!

 

Conheça 7 tipos de decoração e identifique o seu!

tipos de decoração

Clássico, rústico, escandinavo, retrô, oriental, industrial ou provençal? Você sabe qual é o seu estilo de decoração? Nesse post nós falamos das principais características de cada um, acesse e saiba qual é o seu!

 

Decoração masculina – Do que eles gostam?

decoração masculina

Homens que moram sozinhos buscam por aconchego, bem-estar e estilo em casa. Nesse post separamos algumas dicas de como criar uma decoração masculina incrível, confira!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha *



Siga o instagram da iaza e acompanhe nossas inspirações!