Guia exclusivo: 11 dicas infalíveis para ter uma decoração rústica

Decoração

Todo mundo tem uma boa lembrança do interior, seja da infância, de um final de semana que passou em um hotel fazenda ou casa de campo, ou ainda na chácara da família ou de algum amigo. O que todos esses lugares têm em comum, é que ambos têm decoração rústica, o que nos proporciona uma sensação incrível de relaxamento, paz e tranquilidade.

Mas quem disse que essa sensação não pode ser sentida em nossa casa? A decoração rústica está cada vez com mais admiradores, e ela vem sendo usada nos mais diversos ambientes e misturada ao estilo contemporâneo. Antes de continuar, vamos entender…

O que é a decoração rústica?

A decoração rústica é baseada no estilo das casas de campo, e tem como principal característica o uso da madeira na composição dos ambientes, e o acabamento que evidencie imperfeições, como por exemplo, uma parede de tijolinhos.

Essas são algumas das características do estilo rústico, e demostram como os ambientes desse estilo remetem à natureza.

Acabamentos no estilo rústico

  • A madeira natural é o principal elemento para evidenciar a decoração rústica. Seja nas vigas expostas na construção, na mobília ou no piso. Com diferentes tons e texturas, a madeira é a estrela do estilo rústico.

decoração rústica

decoração rústica

Você sabe porque a madeira é tão importante nesse estilo de decoração? A madeira é uma matéria-prima natural, e por isso ela aquece os ambientes e os deixa muito mais aconchegantes. Além disso, ela é caracterizada pela sua alta durabilidade e resistência, e por isso é o material de destaque nesse estilo.

decoração rústica iaza blog

Todos os detalhes naturais da madeira maciça, devem ser evidenciados nos móveis rústicos da decoração. Nós aparentes na madeira, vigas expostas e diferentes tons no mesmo móvel, não são imperfeições, eles são na verdade os responsáveis por deixar os móveis mais belos, originais e exclusivos, afinal, cada um possui características únicas.

decoração rústica

  • Para revestir o chão dos ambientes rústicos, você pode investir em porcelanato ou laminado de madeira, cimento queimado, ou ainda pedras, que ficam ótimas em ambientes externos da decoração rústica.

casa de campo

decoração rústica

parede rústica

parede rústica

Existem diversas formas de você fazer uma parede de tijolinhos, mas, caso não seja do seu agrado, invista em tons terrosos ou no branco sujo nas paredes.

parede rústica

+ natural – artificial = + vida – agito

  • Lembra que falamos que essa decoração é inspirada nas casas de campo, né? Isso não significa que ela só pode ser usada no interior, pelo contrário, o rústico está cada vez mais em evidência nos centros urbanos, justamente pelo seu dom de deixar os ambientes mais tranquilos.

Por isso, seja na sala de jantar, no quarto, na área gourmet ou na casa toda, prefira sempre os artigos feitos com matéria-prima natural, eles automaticamente deixarão a sua casa deliciosamente relaxante…

estilo rústico na decoração

decoração rústica

Além da mobília e dos revestimentos, existem algumas outras formas de dar um toque mais rústico e acolhedor para os ambientes:

  • Apostar em móveis que tenham fibra natural trançada manualmente, por exemplo, é uma ótima forma de deixar a decoração rústica mais charmosa e intimista.

estilo rústico na decoração

estilo rústico na decoração

  • Tudo o que remete à vida nas fazendas é bem-vindo nas decorações rústicas. Você pode substituir um tanto de armários por prateleiras e cristaleiras para deixar louças e objetos à vista nesse estilo.

decoração rústica

decoração rústica

  • Aproveitar aqueles itens que tem uma história pra contar, como por exemplo móveis ou lembranças passados de geração para geração, ou ainda artesanatos, são ótimas formas de decorar ambientes rústicos.

estante rústica

decoração rústica

  • Você também pode apostar em projetinhos de DIY e criar móveis e decorações com caixotes de madeira e pallets.

caixotes rústicos

estilo rústico na decoração

caixotes rústicos

  • Os tapetes felpudos com texturas também ajudam a criar uma decoração mais receptiva e confortável. Se for investir em todos os móveis rústicos, escolha tapetes com tons mais neutros para suavizar o espaço.

cantinho rústico

  • Prefira a iluminação natural durante o dia, e para a noite, escolha luminárias amareladas, elas deixam os ambientes mais aconchegantes.

decoração rústica

decoração rústica

  • Arranjos, flores e folhagens naturais pela casa são ótimos para acrescentar frescor e a sensação de proximidade com a natureza.
  • Por fim, normalmente quem simpatiza com o estilo rústico, são pessoas que adoram receber convidados em casa. Por isso, invista em um ambiente para receber pessoas com o melhor que você tem a oferecer. Uma decoração convidativa deixa as pessoas mais à vontade e torna qualquer momento mais agradável.

sala de estar rústica

espaço gourmet rústico

A decoração rústica é rica em detalhes e esbanja charme e personalidade. Por isso, se você é um amante desse estilo, aposte em uma decoração com elementos naturais, e tenha em casa o clima de aconchego que buscamos no interior.

No site da Iaza Móveis de Madeira, você encontra opções de móveis rústicos para mobiliar a casa toda. São móveis feitos de madeira sustentável e com um acabamento que você vai amar!

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *