Conheça 7 tipos de decoração e identifique o seu!

Publicado por Jociane Richter em 17/07/2018 ás 2:36



Cada tipo de decoração tem suas peculiaridades, e é por isso que cada pessoa se identifica com o estilo mais próximo aos seus gostos pessoais. Se você mora sozinho, adora cozinhar e não costuma receber muitas pessoas em sua casa, certamente é adepto de um estilo diferente de quem mora com marido/esposa, filhos, e adora receber amigos e familiares em casa, por exemplo.

Nesse post você vai conhecer as principais características de 7 tipos de decoração que nós separamos para você, e no final, ficará mais fácil identificar qual deles combina mais com o seu estilo pessoal.

  • Estilo clássico
  • Estilo rústico
  • Estilo escandinavo
  • Estilo retrô
  • Estilo oriental
  • Estilo industrial
  • Estilo provençal

Estilos de decoração

Estilo clássico: Vamos começar pelo tipo de decoração mais tradicional, o clássico, aquele que nunca sai de moda. Esse estilo reúne traços e detalhes requintados dos séculos passados, que hoje em dia foram incrementados com o estilo moderno. As curvas e o excesso de detalhes são características desse estilo, e por isso, ele é indicado para espaços amplos, pois dessa forma, não sobrecarrega os ambientes. Já falamos muito sobre o estilo clássico em outro post, acesse para conferir.

tipos de decoração - decoração clássica

Estilo rústico: Esse tipo de decoração é indicado para as pessoas que amam a natureza! Seja para decorar uma casa de campo ou um apartamento urbano, o estilo rústico deixa as pessoas mais próximas de tudo o que é natural, e faz com que o clima gostoso que sentimos nas casas de fazenda, seja transmitido no nosso lar. O uso de madeira, fibra natural e couro, são comuns nas decorações rústicas. Para conhecer mais detalhes desse estilo encantador, acesse esse guia completo sobre decoração rústica.

tipos de decoração - decoração rústica

Estilo escandinavo: Cores neutras, funcionalidade e itens naturais na decoração, essas são as principais características desse estilo que surgiu na região Escandinávia, norte da Europa no começo do século XX, e que até hoje agrada pessoas que buscam um estilo mais “clean”, afinal, o branco é a base de toda decoração escandinava. Se esse tipo de decoração lhe agrada, confira todas os detalhes nesse post sobre a calmaria do estilo escandinavo.

estilos de decoração - decoração escandinava

Estilo retrô: Uma releitura do que fez sucesso no passado redesenhada em peças atuais, essa é a principal característica do estilo retrô. Por isso, se alguma época passada te marcou muito, ou combina com a sua personalidade, aproveite para decorar a casa com inspirações retrô, um estilo que normalmente agrada quem gosta de ambientes mais moderninhos e descomplicados. Nós temos um post onde falamos como usar o estilo em cada ambiente da casa, acompanhe aqui: Estilo retrô.

estilos de decoração - decoração retrô

Estilo oriental: Esse estilo normalmente conquista pessoas que praticam yoga, thai chi, que buscam tranquilidade e positividade, e também pessoas que tem alguma ligação com os países orientais. A decoração oriental engloba budas, guerreiros, materiais naturais na decoração, mobília baixa e muitas cores para expirar coisas boas pela casa. Aqui no blog nós já falamos das principais inspirações de alguns países orientais, se você se identificou com esse tipo de decoração, vai gostar de acompanhar: Estilo oriental na decoração.

estilos de decoração - oriental

E aí, já identificou qual é o seu tipo de decoração? Não? Calma, temos mais dois que podem ser os mais parecidos com a sua personalidade, acompanhe:

Estilo industrial: O queridinho da vez. O estilo industrial surgiu em 1970, quando as pessoas precisavam integrar o lar com o trabalho para tornar tudo mais prático, eram os chamados lofts. O estilo voltou, mas hoje em dia como tendência, e não mais como necessidade. As paredes de tijolinho, concreto aparente e vigas expostas, são algumas das características. Nesse post tem mais sobre o estilo industrial, e nesse aqui, falamos de móveis industriais, se você gosta, as leituras vão valer a pena. 😊

decoração industrial

Estilo provençal: Esse estilo surgiu na França, nos séculos XVII e XVIII, quando os camponeses se inspiraram nas decorações da elite para criar o seu próprio estilo. A decoração provençal é rica em detalhes, e os móveis curvados e os tecidos florais, são algumas das características que marcam esse estilo. Já falamos em um outro post aqui do blog, sobre como os artesãos da época fizeram para criar móveis semelhantes aos da elite com os materiais que tinha, vale a pena conferir e saber mais sobre o estilo provençal.

tipos de decoração - provençal

É importante ter um estilo definido antes de começar a decorar ou reformar a casa, dessa forma todos os ambientes “conversam” entre si, e também facilita na hora de escolher cada detalhe da decoração. Conseguiu identificar qual é o seu? Esperamos que sim. 😊

 


DESIGN

Leia Também

Saiba tudo sobre a decoração italiana e suas influências

decoração italiana

A Itália é um país muito conservador em relação aos seus costumes e gostos, principalmente quando se trata de seu design e decoração. Acompanhe nesse artigo algumas das características da decoração italiana.

 

Inspiração: Móveis da Iaza na casa dos clientes

Preparamos esse post com uma galeria de imagens fornecidas pelos nossos clientes. São ambientes montados com móveis da Iaza que estão fazendo sucesso em vários cantinhos do Brasil.

 

Como usar crochê na decoração da sua casa

crochê na decoração

O crochê é uma ótima forma de criar ambientes descontraídos, alegres e originais. Nesse artigo vamos mostrar como ele pode ser usado em cada ambiente da casa, vale a pena conferir, se inspirar, e aproveitar as dicas na sua casa!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha *



Siga o instagram da iaza e acompanhe nossas inspirações!