Mais paz, mais calma e mais luz com o estilo escandinavo

Design

Do Norte da Europa, a Escandinávia é uma região que abrange a Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia. O estilo escandinavo de decoração surgiu no começo do século XX a partir do artista sueco Carl Larsson, que representava em ilustrações, o seu dia a dia com a esposa Karin, também artista.

O casal morava na cidade de Sundborn, na Suécia, e karin criava ambientes a partir de seus conhecimentos de design de interiores, bem modernos e diferentes das decorações da época.

A casa do casal é referência até hoje, e está aberta para visitação em um espaço super arejado, com cores neutras, lã de tricô em cima da mesa, e móveis de madeira escandinavos combinando com toda a composição.

Esse estilo começou a ser difundido a partir do século XX, quando as ilustrações do Carl começaram a ficar conhecidas e famosas. Seguindo a leitura, você vai perceber que o casal estava muito a frente da época em que viveram, pois a decoração escandinava, segue exatamente as características descritas da casa deles.

 

O que é o estilo escandinavo?

O estilo escandinavo é um estilo de decoração que surgiu no norte da Europa no século XX. Baseia-se em conforto e simplicidade, utiliza somente cores neutras, e preza pela naturalidade e iluminação em abundância nos ambientes.

Continue acompanhando esse artigo para saber como usar esse estilo na decoração da sua casa.

Cores do estilo escandinavo

As cores neutras são a base do estilo escandinavo e são elas que garantem ambientes leves, agradáveis e suaves. As paredes brancas são as mais comuns desse estilo, você pode mesclar com outros tons claros, mas o branco deve ser sempre a cor que predomina nos espaços.

decoração escandinava

estilo escandinavo

Simplicidade é o pilar da decoração escandinava. Para não quebrar a leveza e a tranquilidade dos cômodos que seguem esse estilo, opte por decorá-lo com elementos naturais, como peças de vidro, cerâmica, madeira, plantas, lã e linho. Evite carregar os espaços com detalhes muito coloridos, e preze sempre pelo minimalismo – apenas o essencial.

Nesse estilo a personalidade dos moradores deve ser evidenciada em todos os detalhes. O objetivo é transmitir na decoração, o dia a dia da família, de uma forma simples e natural.

decoração escandinava

estilo escandinavo decoração

elementos naturais na decoração escandinava

Design clean

A mobília ideal para decorar ambientes escandinavos, é a que segue características minimalistas, ou seja, linhas simples, retas, e peças funcionais. Para quebrar o branco e acrescentar naturalidade à decoração, vale a pena investir em móveis de madeira para esse estilo. O contraste das cores neutras com o tom amadeirado é perfeito para criar um clima de aconchego na casa.

móveis de madeira escandinavo

madeira no estilo escandinavo

decoração escandinava com móveis de madeira

Iluminação em abundância

A valorização da natureza na decoração é uma tendência mundial, e nós já falamos sobre isso nesse post: Casas cada vez mais verdes. Além de ser tendência, a abundância de iluminação natural traz tranquilidade e calmaria para os ambientes, e é por isso que ela é essencial no estilo escandinavo.

Janelas amplas, teto solar, e tudo o que permite a entrada de luz natural, é bem-vindo nesse estilo de decoração. Os abajures e luminárias também são ótimos para compor ambientes escandinavos.

estilo escandinavo

Escandinávia na decoração

estilo-escandinavo

iluminação escandinava

Você sabe porque esse estilo tem tanta iluminação e preza pelo branco? Os dias na região da Escandinávia costumam ser bem curtos, e por isso, eles precisam de muita iluminação interna para garantir um clima mais agradável.

iluminação natural

A decoração escandinava proporciona ambientes agradáveis, relaxantes e contemporâneos, pois mistura o tradicional e o moderno no mesmo espaço. São ambientes bem iluminadas que trazem a sensação de paz e calmaria para o interior da casa. Gostou? Então compartilhe com seus amigos, e deixe sua opinião sobre o estilo escandinavo aqui embaixo.

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *