3 formas incríveis de usar cristaleira na decoração

Publicado por Jociane Richter em 21/12/2017 às 8:41



A cristaleira é um móvel envidraçado feito para expor louças, cristais e decorações na sala de jantar ou em outro ambiente da casa.

Surgiu da paixão que a Rainha da Inglaterra Mary, na época, tinha por louças e desejava expor suas porcelanas azuis e brancas, cores do seu País de origem, a Holanda. Mary pediu para que um artesão a fizesse, e desde então ela não deixou de ser usada nos interiores. Inicialmente o costume foi adotado em toda a Europa, EUA e chegou ao Brasil com a corte portuguesa.

Depois de saber um pouquinho mais da história desse móvel, ficou mais fácil entender porque ela é símbolo de nobreza e poder, não é? Porém com o passar dos anos elas deixaram de ser tão valorizadas, e muitas pessoas que herdaram de seus familiares, deram a ela outras funções, usando-a como sapateira, porta toalhas e até mesmo na lavanderia para armazenar itens de limpeza.

Por se tratar de um móvel bem tradicional, as cristaleiras lembram a casa da vó, as toalhinhas de crochê, e os biscoitos sempre prontos para serem servidos à visita. Investir em uma cristaleira na decoração é garantir um espaço muito mais aconchegante e intimista. Elas agregam um valor sentimental ao ambiente, e fazem com que boas lembranças sejam despertadas.

Elas estão voltando a ganhar muito destaque nas tendências para interiores e para te ajudar na hora de incluí-la na decoração, separamos algumas sugestões de como e onde usá-las, acompanhe no artigo de hoje.

Cristaleiras na sua função original: Exibir cristais, louças, coleções e até mesmo objetos herdados e valiosos nas cristaleiras, ainda é o principal objetivo desse móvel. As cristaleiras fazem toda a diferença na decoração, e podem ser usadas na sala de jantar, salas de estar e também na cozinha. Seu estilo é variado, tem desde os modelos mais rústicos, com toque vintage, até as mais modernas com design diferenciado.

cristaleira na decoração

cristaleira na decoração

Essa é a função original, além de complemento para a sala de jantar, armazenando louças e cristais utilizados em jantares, elas também dão um destaque todo especial na decoração quando estão reluzindo os cristais que estão no seu interior.

Investir em uma bela cristaleira na lateral da mesa de jantar, é sem dúvidas, acertar em um complemento que fará toda a diferença no ambiente.

cristaleira na decoração

Ainda não se convenceu de tirar aquela cristaleira que ganhou de herança lá do cantinho da casa para deixá-la bem à vista? Calma que nós temos outras ideias para ela…

Alguns modelos de cristaleiras vêm com espelho na parte traseira do móvel. Mas, caso não acompanhe, é uma ótima sugestão incluir um atrás dela. Ele deixará o ambiente mais amplo e permitirá que os objetos expostos sejam vistos de todos os ângulos.

cristaleira na decoração

Para dar mais destaque à cristaleira na decoração, deixe as louças e cristais bem organizados, coloque os de maior valor sentimental à frente, próximo ao vidro.

Cristaleiras para exibir coleções ou guardar livros: A cristaleira fica maravilhosa para ser usada como vitrine. Seja para expor coleções, lembranças de viagens ou objetos antigos, essa é uma função que foi dada às cristaleiras ao longo dos anos e hoje vem sendo cada vez mais usada em todos os estilos de decoração.

Você pode categorizar os enfeites no móvel, e usá-los para destacar a decoração. Como as cristaleiras são móveis envidraçados, tudo o que está nela fica à vista, e você pode usar isso para preencher o ambiente e enche-lo com coisas que falem sobre sua personalidade.

Cristaleira na decoração

Além de exibir coleções, você também pode gostar de usá-la para livros. Com várias prateleiras internas, as cristaleiras ótimas para organizar e proteger livros da poeira no seu home Office ou sala de estar. As portas de vidro permitem que os exemplares sejam expostos e fiquem bem fáceis de ser encontrados.

Cristaleira na decoração

Cristaleiras bar: E as cristaleiras bar? São opções perfeitas para decorações modernas, sua funcionalidade e beleza enchem o ambiente de elegância e descontração, um móvel perfeito para montar um cantinho de bar em casa.

Você pode tanto adquirir um móvel apropriada para a função, que são as cristaleiras bar que já vem com adega e espaços específicos para cada coisa, ou adaptar uma cristaleira tradicional, é só enche-la de taças, copos e suas bebidas favoritas, e pronto! Tá feito o barzinho na sua casa. 😊

Agora se você não herdou uma cristaleira dos seus familiares, e deseja muito incluir uma na decoração da sua casa, você deve escolher uma que seja realmente perfeita para a função que você seja, e para o lugar onde ela será inserida.

Existem diferentes formatos e tamanhos de cristaleiras, e o primeiro detalhe que você atentar-se, é para as medidas. Decida o lugar onde colocará o seu móvel, e verifique todas as medidas que ali cabem.

Depois de saber quais são as medidas que você precisa, é hora de decidir a função da sua cristaleira. Se ela for usada para servir de apoio e decoração na sala de jantar por exemplo, você pode optar por um modelo que tenha portas de vidros e gavetas, assim o que você quiser deixar expostos mas que é usado com frequência na sala de jantar, você pode deixar nas gavetas ou portas de madeira.

Cristaleira na decoração

Já as cristaleiras que são toda envidraçadas, são indicas para quem quer expor cristais, lembranças ou coleções em algum ambiente da casa. Pode ser na sala de jantar, na sala de estar, na área gourmet ou até mesmo no hall de entrada.

Independente do estilo de decoração da sua casa, você percebeu que a cristaleira pode ser usada em qualquer um deles, certo?

Você tem cristaleira na sua casa ou gostaria de ter? Conte pra gente como você usaria ou usa a sua, vamos adorar saber. 😊

Móveis de madeira para sala de jantar

 


DICAS

Leia Também

A funcionalidade e o requinte do estilo alemão na decoração

A Alemanha é um país sinônimo de animação, organização, história e cultura. E quando se fala em design e estilo, o país mantém sua boa imagem e dá show nos designs de seus espaços. Acompanhe neste artigo diversas dicas e curiosidades sobre o estilo alemão.

 

Sala de banho em casa: banheiro com cara de Spa

Na hora de decidir o design de uma sala de banho é muito importante escolher o qual se encaixa mais em sua personalidade e seus gostos, venha descobrir qual sala de banho tem a sua cara.

 

Saiba tudo sobre a decoração italiana e suas influências

decoração italiana

A Itália é um país muito conservador em relação aos seus costumes e gostos, principalmente quando se trata de seu design e decoração. Acompanhe nesse artigo algumas das características da decoração italiana.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Siga o instagram da iaza e acompanhe nossas inspirações!