5 dicas para uma decoração compacta e completa!

Dicas

A procura por imóveis pequenos aumenta a cada dia, e os motivos são os mais variados: alta procura em grandes centros urbanos, o que exige que as construtoras diminuam os apartamentos para atender à demanda e a busca por praticidade, e lares cada vez mais funcionais. Mas, quem disse que o tamanho do imóvel define o nível de aconchego e beleza da decoração da casa?

Aprenda como criar uma decoração compacta

O grande desafio da decoração compacta, é conseguir incluir no menor espaço possível, o maior número de funcionalidades possíveis para aquele ambiente. Para conseguir esse resultado, o primeiro passo é: Planejar, os demais nós vamos te mostrar agora, acompanhe:

Dica 1: Verticalize

Um dos segredos para garantir uma decoração compacta e funcional, é saber aproveitar cada espaço disponível do apartamento. Por isso, verticalize tudo o que for possível! O espaço das paredes pode ser bem aproveitando se você investir em nichos, prateleiras e estantes. Use esses espaços para organizar os ambientes, e ainda garanta uma decoração descolada e alegre!

decoração compacta

paredes decoradas

decoração verticalizada

prateleiras na decoração

decoração vertical

Você gosta de ter a natureza dentro da sua casa, mas não tem espaço para ter vasos, por exemplo? Verticalize também! Os jardins verticais, além de serem ótimas opções pra quem tem pouco espaço, estão super em alta e são responsáveis por acrescentar frescor e harmonia ao lar. Você pode usá-los tanto para incluir flores na decoração, como para fazer uma mini horta. 😊

decoração compacta

decoração verticalizada

horta de apartamento

Dica 2: Ilumine

Um ambiente bem iluminado, é sinônimo de um ambiente agradável e aconchegante. Quando se trata de decoração compacta então, quanto melhor for a iluminação, menor será a sensação de espaço carregado.

Alguns truques para conseguir um ambiente com uma boa iluminação: Investir em cores claras e neutras na base da decoração, elas ampliam o espaço e garantem uma decoração bem acolhedora e tranquila.

decoração compacta

estilo escandinavo

decoração de apartamento

Você também deve aproveitar ao máximo a luz natural, janelas amplas são boas alternativas para decoração compacta, elas iluminam e deixam os ambientes mais agradáveis e naturais.

decoração compacta

luz natural na decoração

E é claro, belas luminárias para iluminar e decorar com estilo. Escolha peças que combinem com o estilo da casa, e que retratem um pouco da personalidade dos moradores. Existe uma gama infinita de luminárias com design moderno para compor ambientes, escolha as suas.

decoração compacta

decoração de apartamento

Dica 3: Amplie

Os espelhos dão sensação de amplitude aos ambientes, e por isso são bem-vindos na decoração compacta. Nós já falamos aqui sobre como usar espelhos e também como criar uma decoração com vidro. O vidro e demais materiais transparentes funcionam como pontos de luz no ambiente, e por isso são ótimos para decorar pequenos espaços.

espelho na decoração

decoração com vidro

decoração compacta

Dica 4: Aproveite espaços

Na sua casa/apartamento tem escada? O que tem embaixo dela? Já imaginou transformar esse espaço? Ele pode ser super funcional na sua casa, algumas ideias do que fazer nele: Prateleiras, nichos organizacionais, a casinha do cachorro, e até mesmo o seu home office.

decoração embaixo da escada

decoração embaixo da escada

Você pode fazer o mesmo nos corredores entre um ambiente e outro. Em vez de usá-lo apenas para espaço de circulação, aproveite as paredes para incluir prateleiras, por exemplo. * Dica extra: se for colocar um móvel nesse lugar, evite móveis com gavetas, eles demandam mais espaço.

decoração de corredores

decoração de corredores

Nós temos um artigo só sobre isso, então se gostou da ideia, busque mais inspirações aqui: Aproveitando espaços: Como decorar o corredor e o espaço embaixo da escada.

Dica 5: Integre

Integrar cômodos é muito mais do que uma tendência! É uma forma de deixar a decoração mais funcional e prática para os moradores, além de ocupar muito melhor o espaço.

A harmonia entre os elementos escolhidos para integrar ambientes é o principal ponto para tornar o espaço convidativo e agradável. Um único espaço pode acomodar a cozinha, sala de jantar e sala de estar tranquilamente. Basta dispor os móveis de uma forma que não carregue o local.

ambientes integrados

cozinha junto com sala

decoração integrada

Para integrar ambientes, também é importante escolher a mobília adequada. Um dos grandes problemas de moradores de espaços pequenos, é que eles vivem em uma casa minúscula, mas querem ter móveis de mansão, rs. Aí é natural né… O sofá ocupa a sala toda, a mesa de jantar de madeira não deixa espaço suficiente para as cadeiras, enfim, fica tudo apertado. E essa não é uma necessidade da decoração compacta, tudo é uma questão de planejamento.

Verifique bem as medidas de cada ambiente, e tenha em mente o que realmente você precisa incluir nele. Depois disso, escolha os móveis que se adequam ao espaço.

quarto compacto

quarto compacto

móveis compactos

Se você quer continuar se inspirando com ideias para decorar pequenos espaços, você vai gostar desse post: Apartamento rústico: O aconchego que você precisa e também essas dicas de como escolher um sofá pequeno.

Móveis de madeira para apartamento

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *