Cor e decoração – dicas de como colorir seu cantinho

Dicas

As cores dão um ar novo em qualquer ambiente da casa, as mais chamativas deixam o lugar descontraído e mais alegre. É muito importante trabalhar com as cores no ambiente em que vivemos, afinal, as cores influenciam diretamente nosso humor. A combinação de cor e decoração é ótima para estampar sua personalidade e suas preferências em cada ambiente da casa. Vem com a gente descobrir maneiras de deixar sua decoração colorida e agradável.

Cores complementares

As cores complementares são aquelas que mais se contrastam entre si, e através do círculo cromático podemos ver quais cores utilizar na decoração apresentando o contraste desejado. Por exemplo, a cor amarela está de encontro com a cor violeta, da mesma forma que a cor vermelha está de encontro com a cor verde escura, isso faz delas cores complementares.

cor e decoração

Móveis coloridos

Uma ótima forma de usar cor e decoração juntas, é utilizando a mobília colorida, os móveis por si só já complementam o ambiente com seu charme natural, e quando vem acompanhado de uma cor vibrante, trazem alegria e personalidade ao local. O amarelo é uma cor que se destaca em todos os lugares, pois é a cor que mais se contrasta com as outras, é uma ótima opção quando se quer colocar cor e decoração em um ambiente menor.

móveis coloridos

sofá amarelo chesterfield mozart

Cadeira amarela de madeira maciça

E como citamos acima, a cor amarela e a cor violeta (roxa) são cores complementares, colocando essas duas cores em um mesmo ambiente, teremos um contraste incrível e um toque despojado como resultado, da mesma forma será se usarmos as combinações azul e laranja, roxo e verde, e muitas outras.

decoração colorida

cores na decoração

decorando com cores

Você também pode optar por utilizar mais que duas cores em um determinado ambiente, é só analisar as cores do círculo cromático e escolher as que mais se destacam entre si.

cor e decoração

Um outro exemplo de cor que ganha muito destaque em meio a decoração, é o vermelho, uma cor forte e viva, a qual cumpre o papel de contrastar com cores mais claras e deixar o lugar ainda mais rebuscado.

móveis coloridos

dicas sobre cor e decoração

decorar móveis coloridos

Se você possui um lugar mais apagadinho na sua casa, pode optar por colorir a parede com uma das cores citadas como vermelho, amarelo entre outras cores mais chamativas, e usar móveis de tons mais claros como branco, azul claro, cores que contrastem a que está de fundo. O mesmo pode ser feito ao contrário, pintando as paredes com cores mais claras e utilizando móveis com cores vivas.

Mas, caso você não queira repintar as paredes de outra cor, ou fazer uma mudança drástica no local, a melhor opção é brincar com as cores nos detalhes. Você pode fazer isso usando objetos decorativos com cores chamativas, utilizando cortinas e almofadas de cores diferenciadas.

Quadros e tapetes coloridos também podem dar um belo destaque ao ambiente, inclusive nós temos um artigo falando sobre tapetes com algumas Dicas para escolher o tapete ideal.

dicas de decoração

cor e decoração dicas

decoração colorida

decoração colorida

Todos os ambientes da casa podem ter cores animadas e chamativas, independente de qual seja, é só saber combinar as cores de modo que não fique visualmente sobrecarregado, e manter o seu contraste.

dicas de cor e decoração

cor no ambiente

móveis e cor na decoração

E para finalizar, todos nós conhecemos alguém bem extrovertido e que adora colocar muita cor e decoração em ação, aquela pessoa que gosta de cores intensas, vibrantes e chamativas e não tem medo de cometer exageros. Então selecionamos algumas imagens de decoração que utilizam tudo o que falamos aqui com cores bem chamativas, resultando em um contraste incrível.

decoração colorida

dicas de como usar cor na decoração

Se você gosta de decorações mais descontraídas e divertidas, vai adorar esse artigo sobre Decoração Artística: 5 passos para fazer uma decoração artística na sua casa

E se você gosta mais de cores suaves, que remetam a bem-estar, com certeza vale a pena checar esse artigo sobre Cores do bem-estar nos interiores

Separamos alguns móveis coloridos de madeira que a Iaza tem para colorir a sua casa, vamos dar uma espiadinha?

móveis coloridos em madeira

1. Buffet De Madeira e MDF Pollo

2. Cadeira de madeira Colorida Bell

3. Conjunto Infantil Mesa de Desenho + 4 Bancos – Lucca

4. Cadeira Colorida Estofada de Madeira Bell

5. Cadeira de madeira Colorida Bell

6. Cadeira Amarela de Madeira Estofada Espanha

7. Sofá Chesterfield Amarelo 3 Lugares Mozart

Fala pra gente quais cores você mais gosta de usar na sua decoração? Vamos adorar saber 😉

Sobre a autora:

Rafaela Specht

Extrovertida e animada são características que descrevem a Rafa, ela adora viajar, é catarinense e é amante da decoração de interiores, principalmente quando se trata de cores vibrantes e decorações cheias de personalidades.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *