Festa julina: Ainda dá tempo de organizar o seu arraiá!

Publicado por Jociane Richter em 06/07/2017 ás 2:55



As festas juninas são tão tradicionais no Brasil, que só perdem para a maior festa, que é o carnaval, a comemoração é tão típica que acabou se estendendo também para o mês de julho. Por isso hoje em dia é comum vermos festa junina, festa julina e até festa agostina, rs. Eita povo festeiro, ein?

Em homenagem aos três santos católicos (São Pedro, São João e Santo Antônio), as festas juninas acontecem no Brasil há mais de quatro séculos, e embora a tradição de hoje em dia seja celebrar os santos, elas surgiram já na época da colonização, quando os portugueses trouxeram para cá, vários costumes europeus, dentre eles, as festas juninas.

O costume pegou em todas as regiões do Brasil, mas é no Nordeste que acontecem as maiores festas típicas, onde movimenta o estado, a economia, e motiva concursos culturais. As várias receitas feitas com milho (pipoca, curau, milho cozinho, bolo, pamonha..) justificam as boas colheitas de milho da época da colonização, e a fogueira passou a ser um símbolo das festas, por acontecerem em noites frias de inverno.

Festa julina

Festa julina-Iaza blog

Fonte: Embarque na viagem

Decoração de festa julina

As festas julinas têm as mesmas características das juninas, só muda o nome por causa do mês, normalmente as festas que acontecem em julho, são as festas que não puderam ser realizadas antes por falta de data, e isso é bem comum, né?

Para ambas, a decoração é a mesma, e se você ainda não fez o seu arraiá esse ano, preste atenção nessas dicas, existem várias formas de você mesmo fazer enfeites típicos que ficam lindíssimos na festa!!

Dizem que a tradição de usar bandeirinhas na decoração da festa julina, vem do hábito que os antigos tinham de gravar imagem de santos em grandes bandeiras coloridos para homenageá-los, como o passar dos tempos, as bandeiras foram mudando cada vez mais, até chegarem nos formatos pequenos e coloridos que temos hoje para decorar as festas.

Festa julina

Já os balões, conta-se que eram usados para avisar a vizinhança que a festa ir começar. Embora eles sejam proibidos no Brasil, pois são bem perigosos, eles podem ser usados de forma pendente e decorativa nas festas julinas.

Mas o melhor de tudo em decorar uma festa julina, é que não existem regras, o segredo é deixar tudo colorido, colocar a mão na massa e fazer do jeito mais simples possível. Minha família, como de costume, fez um arraiá no início desse mês, e a decoração foi feita no mesmo dia da festa.

Comprei as bandeirinhas prontas, e papel crepom para fazer correntes coloridas, fizemos elas rapidinho e penduramos tudo para deixar o espaço bem colorido e alegre!

Para a mesa, comprei TNT xadrez e decorei com coisas típicas: cestas de vime, toalhinhas, e comidas simples que fizeram sucesso: pé de moleque, sorvete seco, maria-mole.. Depois disso, chegou mais coisa, rs: pinhão, pipoca, entreveiro, quentão, estava bom demais e eu separei algumas fotos pra inspirar vocês:

Decoração de festa julina

decoração de festa julina

Decoração de festa julina

faça você mesmo decoração de festa julina

Ao lado da mesa de comidas, decoramos uma menor com coisas típicas do interior, fica bem propícia para o momento, rsrs.

decoração de festa julina iaza blog

Além da decoração, também fizemos dois palpites que é uma ótima sugestão para brincar e se divertir. Enchemos uma garrafinha com lentilhas, e pedimos para todos que chegassem na festa, palpitarem o valor que tinha dentro. Da mesma forma fizemos uma abóbora, pedimos para que todos palpitassem o peso dela, ao final da festa, divulgamos os resultamos, e presenteamos os ganhadores com um brinde junino (kit de doces típicos).

decoração de festa julina iaza blog

E aí, gostaram das dicas? Têm várias coisas que dá pra fazer e deixar a festa mais divertida, colorida e alegre. Basta se planejar um pouco que dá pra inventar muuuita coisa.

Não esqueçam que está rolando o arraiá da Iaza, ein? Tem vários móveis que estão com preços queimaaaaando, aproveite!

 


Leia Também

4 dicas de DIY de volta às aulas para fazer hoje

diy de volta às aulas

Que tal colocar a mão na massa com a criançada e produzir alguns projetinhos de DIY’s que vão incentivar a volta às aulas?

 

DIY: Decore cascas de ovos para a Páscoa

A páscoa já está chegando, e os chocolates, coelhinhos e cores doces estão invadindo o comércio e as residências. Nesse artigo nós vamos te ensinar a como decorar cascas de ovos e fazer lindas casquinhas para presentear nessa páscoa, que tal?

 

Embalagens na decoração: Saiba como reciclar e reaproveitar

embalagens na decoração

Saiba como reaproveitar 5 embalagens na decoração. Você pode personalizar e criar belíssimos enfeites para todos os ambientes da casa, acompanhe!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha *



Siga o instagram da iaza e acompanhe nossas inspirações!