Novembro azul: Drible o preconceito e vença a doença!

Publicado por Jociane Richter em 03/11/2016 ás 10:24



O novembro azul é um movimento feito pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que tem como objetivo orientar a população masculina sobre o câncer de próstata, e sobre quais são os exames preventivos que devem ser feitos. Escrevi esse artigo para que vocês conheçam um pouco mais sobre a importância dessa campanha, e para que façam parte do movimento azul ajudando a espalhar a conscientização!

Nesse ano, além da ênfase para a doença, o Instituto ampliou a campanha com o tema: De Novembro a novembro azul – Movimento permanente pela saúde integral do homem. O objetivo da mobilização é orientar a população masculina a dar importância a saúde em todas as fases da vida.

Novembro azul - Iaza móveis de madeira

Fonte: Lado a Lado pela Vida

Sobre o novembro azul

O movimento surgiu em 2011 devido ao alto crescimento no número de casos de câncer de próstata no País. Com o intuito de incentivar o diagnóstico precoce e diminuir as mortes causadas pela doença, que somam em média 13 mil por ano, isso é, uma a cada 40 minutos, o Instituto Lado a Lado lança a cada ano diversas atividades voltadas à prevenção da doença.

Novembro azul - Iaza móveis de madeira

Novembro será marcado por ações durante o mês inteiro focado na saúde do homem. Serão ações para incentivar a prática de exercícios físicos, alerta para a realização do exame de toque, e outras medidas que podem ser tomadas para prevenir a doença.

Novembro azul - Iaza móveis de madeira

De acordo com o estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 51% dos homens do País, nunca consultaram um especialista da área. Para amenizar as consequências da doença, e tratá-la em tempo, é necessário que ela seja diagnosticada na fase inicial do tumor, para isso, o exame precisa ser feito anualmente após os 50 anos, e se tiver casos na família, depois dos 40 anos.

A única forma de diminuir os casos da doença em fases avançadas, é a conscientizando e mobilizando a população brasileira quanto à importância dos cuidados da saúde. Por isso, nós da Iaza, apoiamos e incentivamos essa causa, e você? Já fez seu exame? Mulher, incentive os homens da sua vida a cuidarem da saúde, ela é o bem mais precioso que temos na vida.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha *