Outubro Rosa colore e conscientiza

Publicado por Jociane Richter em 06/10/2015 ás 8:17



Você sabe o que significa o outubro rosa?

 Surgiu na década de 90 nos Estados Unidos e desde lá o mundo inteiro realiza ações para conscientizar o maior número de pessoas.

 O nome remete a cor do laço rosa, símbolo de solidariedade, comprometimento e mobilização mundial da luta contra o câncer de mama. O objetivo da campanha é incentivar a população a tomar medidas preventivas à doença e estar informada sobre os fatores do câncer de mama.

Laço Outubro_Rosa

 Você já deve ter visto vários prédios, instituições e monumentos iluminados de rosa nesse mês, certo? Essa ação surgiu para expandir e dar ainda mais força ao movimento e acontece no mundo inteiro, além da causa por trás da ação, as cidades ficam bem charmosas vestidas de rosa nessa época, não acham?

Outubro Rosa Cristo Redentor

Fonte: Vanessa Rodrigues / vc repórter

Outubro rosa Congresso Nacional

Fonte: José Cruz / Agência Brasil

INCA outubro rosa

Fonte: Fernando Frazão / Agência Brasil

Ponte Florianopólis

Fonte: Eduardo Valente / Futura Press

Jardim Botânico rosa

Fonte: Joel Rocha / SCMS

A importância da campanha

 De acordo com o INCA – instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva, dos novos casos de câncer que são diagnosticados anualmente, cerca de 25% são de mama. É o mais comum entre as mulheres, os homens também podem ter a doença, porém eles representam apenas 1% do total dos casos.

Importância Outubro Rosa

 A estimativa de novos casos da doença em 2015 é de 57 mil no Brasil (INCA 2015). Ainda de acordo o site do Instituto Nacional do Câncer, em 2013 foram registradas 14.388 mortes provenientes do câncer da mama. Do total, 181 eram homens e 14.207 mulheres.

 Esse ano a campanha do outubro rosa deseja fortalecer o incentivo do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação também deseja enfatizar as formas de reduzir o risco e esclarecer algumas crenças em torno da doença.

 A preocupação com os índices agravantes da doença deve ser mantida durante o ano todo para amenizar o volume de diagnósticos em estágio avançado da doença. Mas, o movimento ajuda muito a conscientizar e divulgar informações gerais sobre o tema.

O que fazer para prevenir?

 

 Ainda não existe uma prevenção que elimine os riscos de ter a doença. Mas existem medidas que controlam os riscos e permitem que a doença seja descoberta no estágio inicial. Após os 40 anos, a mamografia deve ser um exame periódico para as mulheres. Mas, se você teve casos na família, antecipe a regularidade do exame.

 Praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e amamentar, são algumas práticas que podem ser adotadas para amenizar os riscos. De acordo com o INCA, 30% dos casos seriam evitados se essas atitudes fossem adotadas.

Prevenção outubro rosa

 Informações divulgadas no site do INCA apontam que o desafio de controlar o câncer de mama vai muito além da prevenção. Os exames preventivos são essenciais para o diagnóstico precoce, porém, quando o diagnóstico da doença é confirmado, as pacientes precisam de tratamento de qualidade o quanto antes.

Por isso é importante realizar os exames regularmente e ter acompanhamento médico adequado para cada caso.

 Em todo o país estão acontecendo palestras, caminhadas, encontros e diversos eventos em prol do outubro rosa. Confira a programação da sua cidade e participe também.

 E você? Já fez seu exame de prevenção? Se você teve casos na família nos conte como foi a descoberta da doença e o andamento do tratamento. Experiências compartilhadas podem prevenir e salvar a saúde de muitas pessoas, faça parte da campanha e incentive o outubro rosa.

 


Leia Também

Cor-de-rosa na decoração {Especial: Semana da mulher}

cor-de-rosa na decoração

Para celebrar a semana da mulher, nada mais justo que um artigo sobre decoração cor-de-rosa, não é? Nesse artigo você vai conferir diferentes formas de incluir o tom nos ambientes, sem carregar o espaço e sem deixá-lo com aspecto infantil.

 

Cinza na decoração: O queridinho da vez

cinza na decoração

O cinza foi uma das cores mais usadas na decoração de interiores em 2016, e promete continuar fazendo sucesso em 2017. Ele combina com vários estilos, e fica perfeito se for misturado com algumas cores…

 

Conheça Greenery, a cor 2017 da Pantone

O Instituto Pantone divulgou a cor que norteará as tendências em 2017, e o tom escolhido é o greenery, um verde que nos remete à esperança e a aproximação com a natureza.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha *