Outubro rosa: Prevenção é saúde!

Publicado por Jociane Richter em 03/10/2016 ás 10:00



O movimento acontece com o objetivo de incentivar as pessoas a realizarem os exames de prevenção, e principalmente para incentivar o diagnóstico precoce. Esse ano, o mote da campanha do INCA – Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva, é: “Câncer de mama: Vamos falar sobre isso?”

Outubro rosa 2016

Imagem de divulgação do INCA.

A campanha deseja conscientizar as mulheres para que depois dos 50 anos façam mamografia a cada dois anos, e também enfatizar que o SUS garante esse exame seja feito de forma gratuita para todas as mulheres do País, independente da faixa etária, até porque, para quem tem casos na família, o exame deve fazer parte da rotina mais cedo e com mais frequência.

Mas o movimento não serve apenas para mulheres que já tiveram câncer de mama, ou para conscientizar sobre a prevenção, o outubro rosa existe também para que todos tenham acesso à informação, e saibam os sintomas e as formas de tratamento do câncer de mama. Dessa forma, todos ajudarão na prevenção, e auxiliarão os pacientes da doença da maneira correta.

Caso você tenha algum caso de câncer de mama na família, e seja um dos cuidadores da pessoa, é importante saber de algumas coisas, como por exemplo, não demonstrar piedade à pessoa, você deve incentivá-la, e motivá-la a continuar com sua rotina e suas atividades saudáveis, claro que haverão algumas limitações, mas jamais trate o paciente com o sentimento de piedade.

Outubro rosa 2016

Cuide-se também, é muito comum pessoas passarem meses cuidando de um paciente, e esquecerem da sua própria saúde. Já ouvi dizer que o câncer é uma doença coletiva, e faz todo sentido, já tive casos na minha família, e sei como essa doença afeta a todos que estão envolvidos com o paciente, portanto, cuide-se!

Os cuidadores também precisam de carinho, e é importante participarem de grupos de apoio, buscar informações para saber de todos os passos do tratamento, e principalmente, buscar sempre o equilíbrio entre a saúde física e o emocional. Só assim você conseguirá ajudar o paciente, e ter saúde para encarar o tratamento todo.

Outubro rosa 2016

O outubro rosa é um ato de amor com a vida, prevenção é saúde! Vista essa camisa, apoie o movimento, fale sobre isso!

 


Leia Também

Outubro Rosa colore e conscientiza

Pessoal, vocês repararam que nosso blog está com traços do outubro rosa? Nós apoiamos a causa e damos muita importância para o tema. Muito mais do que pintar tudo de rosa, a campanha trata de um assunto muito sério e merece incentivo e apoio. Nós preparamos um artigo especial para vocês ficarem por dentro da campanha e conhecerem a real importância que ela tem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha *



Siga o instagram da iaza e acompanhe nossas inspirações!