Valorize as peças artesanais na decoração

Publicado por Jociane Richter em 02/03/2017 ás 10:24



As peças artesanais vem ganhando cada vez mais espaço nas decorações, e os projetos de design de interiores estão valorizando a escolha dos materiais ligados a preocupação com o meio ambiente e sua funcionalidade.

Rico em artesanatos, o Brasil é um país que produz artesanato com os mais diversos materiais e representa várias culturas diferentes. Sempre repletos de criatividade e inovação, existem peças artesanais para combinar em qualquer estilo de decoração!

Mas não é só de artesanato regional que vamos falar nesse artigo. Sabe aqueles itens de decoração que são feitos a mão? Eles são os mais ricos em detalhes, e ainda não causam nenhum impacto ambiental no seu processo de produção. E vamos combinar, em um mundo cada vez mais consumista e capitalista, senão valorizarmos essas coisas, logo estaremos rodeados de máquinas e tecnologias que vão nos sufocar tanto, que esqueceremos do lado humano da vida.

Croche na decoração

O croche é feito a mão e além de fazer sucesso em peças de vestuário, está voltando com tudo na decoração de interiores. Muito usado para revestir almofadas e confeccionar tapetes, o croche nos remete a lembranças da decoração da casa vó, e ainda combina perfeitamente em estilos retrô e boho chic. Vale a pena apostar nessas peças artesanais para garantir ambientes mais aconchegantes na sua casa.

peças artesanais de croche na decoração

Na mesma linha do croche, o tricot também garante espaços mais confortáveis em casa, e é ótimo para aquecer a casa no inverno.

tricot na decoração

tricot na decoração

Fibra natural trançada

Essas cadeiras com fibra natural que estão super em alta na decoração, tem a palha toda trançada manualmente, sabiam? Por isso o acabamento é tão bem feito e resistente. Charmosas, elas combinam em qualquer estilo de decoração, e se você está investindo em um projeto sustentável então.. Certamente eles farão parte da sua casa. 🙂

cadeira de fibra natural na decoração

cadeira de fibra natural na decoração

O carinho e o capricho das mãos de quem faz trabalhos manuais, ficam bem explícitos em peças que levam detalhes em capitonê. Nobres e luxuosos, os móveis com capitonê fazem parte de decorações elegantes e sóbrias. Mas são os botões colocados manualmente, que fazem a diferença nesses itens.

peças artesanais na decoração

peças artesanais na decoração

Peças artesanais em projetos de DIY

Outra forma de valorizar as peças artesanais na decoração, é colocar a mão na massa e reaproveitar itens que estão em desuso na sua casa para dar nova forma e novas funções a elas.

Garrafas por exemplo, podem virar belos vasinhos de flores se forem personalizados, olha que lindos:

peças artesanais na decoração

peças artesanais na decoração

Artesanato regional na decoração

O povo brasileiro é muito criativo, e por isso não é nada difícil de encontrar belíssimas peças artesanais prontinhas para decorar a nossa casa, não é? Além delas trazerem história e cultura para dentro de nosso lar, ainda deixam os ambientes muito mais convidativos, aconchegantes e cheios de estilo, veja abaixo alguns estilos de artesanato que encontramos no Brasil:

Sul – O Sul do Brasil é formado por uma população descendente de imigrantes europeus que vieram pra cá para formar colônias agrícolas. Por isso, artesanatos feitos em madeira, rendas, cerâmicas e cuias feitas de purungo, são típicos dessa região.

artesanato do sul do Brasil

Norte – o Norte do País é constituído por algumas tribos indígenas, e por isso, a cerâmica marajoara, é a mais famosa por lá, e também a mais antiga técnica feita em cerâmica do Brasil. Com peças sofisticadas e ricas em detalhes, esse tipo de artesanato acrescenta um toque super especial na decoração de interiores.

Artesanado do norte do Brasil

Nordeste – As decorações feitas em argila, itens trançados manualmente de palha, redes bordadas e garrafas decoradas, são algumas das peças artesanais que a região Nordeste produz.

Artesanato nordestino

Artesanato nordestino

Bom, esses são alguns dos belos exemplos de artesanatos que temos no nosso Brasil, são mãos que trabalham com carinho e que não agridem de forma alguma o meio ambiente. Esse trabalho merece ser valorizado, e muito, não é?

 


Leia Também

O charme e o mistério do estilo étnico na decoração

Estilo étnico

Incluir traços de uma outra cultura na decoração, é uma ótima forma de nos sentirmos mais perto daquilo que gostamos. O estilo étnico nos proporciona a mistura de culturas e traços que refletem em uma decoração totalmente personalizada.

 

Renove a decoração com materiais recicláveis

Materiais recicláveis na decoração

Renovar a decoração da casa é uma delícia! Ainda mais quando fazemos isso de forma econômica e sustentável. No artigo de hoje tem várias dicas para você reaproveitar materiais recicláveis e criar enfeites charmosos e personalizados.

 

DIY: Como reutilizar gavetas na decoração

reutilizar gavetas

Restaurar e transformar móveis antigos é tudo de bom, não é? Mas e quando os móveis já não têm mais jeito? Que tal reutilizar as gavetas? Elas normalmente estão bem conservadas, saiba como reaproveitá-las…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha *



Siga o instagram da iaza e acompanhe nossas inspirações!