5 maneiras de fazer um pequeno jardim em casa

Meio Ambiente

Conheça formas de ter um pequeno jardim na sua casa!

Ontem foi comemorado o Dia Nacional do Meio Ambiente, e durante toda essa semana, acontece uma programação especial no mundo todo para enfatizar a importância de termos consciência ambiental.

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

Durante uma das Conferências das Nações Unidades em Estocolmo (1972), a ONU decidiu criar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, que coincide com a realização da conferência. O objetivo da data é chamar atenção da população para a importância de termos consciência da preservação dos recursos naturais para amenizar os problemas ambientais que enfrentamos.

meio ambiente

Os principais problemas que o meio ambiente sofre são: falta de reciclagem, descarte incorreto do lixo, desperdício de água e consumo exagerado de recursos naturais. Todos esses problemas podem ser diminuídos por nós, se cada um mudassem um pouco sua rotina, e adotasse novos hábitos, muita coisa poderia ser diferente…

Monte um pequeno jardim na sua casa!

Aproveitando o embalo da “semana sustentável”, preparei um artigo sobre como inserir um pequeno jardim em casa. Afinal, para sermos sustentáveis, além de termos atitudes ecologicamente corretas, também precisamos nos sentir perto da natureza. E quer melhor forma do que ter plantinhas em casa?

Embora os espaços para jardins e hortas estejam ficando cada vez mais escassos, não é baixo o volume de pessoas que sentem falta de um pequeno jardim dentro de casa. A boa notícia é que isso pode ser feito de uma maneira bem econômica, você pode usar materiais reciclados para transformá-los em suportes para o seu jardim, veja algumas ideias!

Floreira feita de pneu velho: Olha que lindas essasPequeno jardim com pneus

floreiras e fáceis de fazer! Você só precisa providenciar um pneu em desuso, pintá-lo de uma cor bem alegre, colocar terra na parte inferior, e plantar as flores de sua preferência!

Pequeno jardim com pneu

Cantinho de suculentas: A outra ideia para montar um jardim pequeno em casa, é montar um canto cheio de suculentas, fica muito charmoso, todos que visitarem a casa irão adorar conhecer seu “mini-jardim” de suculentas. E o melhor é que você pode trocar mudas com seus conhecidos, e plantá-las em latinhas recicláveis, ou ainda montar um jardim em mesas laterais, olha que coisa mais linda!

pequeno jardim em casa

jardim de suculentas em casa

Pequeno jardim em casa

As garrafas de vinho ou de azeite, também são embalagens que podem ser recicladas e transformadas em lindos vasos de flores no seu pequeno jardim em casa. Use-as como arranjos suspensos ou normais, elas ficam lindíssimas na decoração.

Garrafas com flores

Garrafas de vinho com flores

E a mini horta em xícaras? Além de deixar os temperos sempre à mão na cozinha, essa prática deixa a decoração com um toque super especial de proximidade com a natureza, vale a pena apostar!

Vasos em xícara

Pequeno jardim em casa

E as garrafas pet? Sempre acumulamos várias em casa, e recicla-las para usar como vaso de flor nos ambientes, é uma ótima sugestão para incluir um pequeno jardim ou pequena horta sem ocupar muito espaço.

garrafas pet na decoração

garrafa pet na decoração

Pequeno jardim com garrafa pet em casa

Viu só como existem várias maneiras de garantir um pequeno jardim em casa? Além dessas ideias, nós também já mostramos aqui como fazer um jardim vertical. É só escolher os materiais que deseja reciclar, e colocar a mão na massa!

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *