8 maneiras de reciclar e reaproveitar garrafas pet

Publicado por Jociane Richter em 15/09/2015 ás 8:32



Em artigos anteriores, falamos sobre o R de Reduzir e o de Reutilizar da Sustentabilidade.

 Hoje vamos falar sobre o terceiro e mais comum, o de reciclar. Reciclar é o processo de reaproveitar objetos usados para novas funções. Além de contribuir para a saúde do planeta, você pode diminuir os custos da casa se aprender a reciclar e reutilizar algumas coisas, nesse artigo vamos te ensinar a reutilizar a garrafa pet.

 Você certamente já realiza a separação do lixo em sua casa, mas, relembrar é sempre bom. A coleta seletiva diminui custos, ameniza o impacto ambiental e ainda reduz significativamente a poluição do solo, do ar e da água.

 Para fazer parte é muito simples, separe sempre o lixo orgânico dos recicláveis: papel, vidro, alumínio e plástico. A reciclagem é uma solução economicamente viável e que traz inúmeros benefícios para o meio ambiente. O alumínio por exemplo, tem praticamente 100% de reaproveitamento, depois de derretido retorna as linhas de produção e diminui muitos custos e impactos.

 Além da contribuição significativa para a redução de impactos ambientais, a reciclagem também permite que você diminua os gastos domésticos aprendendo a reciclar e reutilizar materiais. Hoje, vamos te mostrar algumas formas de reaproveitar embalagens pets em casa.

 Você sabia que a garrafa pet leva em torno de 400 anos para se decompor? A Abipet – Assosiação Brasileira da Indústria do Pet no Brasil realizou uma pesquisa em 2011, onde apontou que 57,1% das embalagens pet são recicladas, totalizando 294 mil toneladas de embalagens pet. O percentual ainda é muito baixo em relação ao impacto que elas causam ao meio ambiente, mas se cada um fazer a sua parte podemos melhorar muito esse índice.

 Adote você também a consciência sustentável e pratique a reciclagem de garrafas pet. Além de reciclar, você também pode reaproveitar algumas para e fazer vários artigos de decoração para a sua casa.

 Que tal reciclar as garrafas pet e aproveitar o embalo e criar uma horta ou jardim vertical? É super prático e o resultado fica lindo e super saudável se sua opção for pela horta.

Horta com pet

horta com pet

horta com pet

Olha que fácil de fazer esses portas-flor, você vai usar poucos materiais e pode criar vários vasinhos personalizados.

Porta flor de pet

Reaproveitar pet

6_Vasinho de pet2

 Quem não adora porta-coisinha para organizar as coisas? Fica uma graça, inclusive pode ser usado para presentear amigos, que tal fazer alguns personalizados? O natal está logo aí!!

7_Reciclar pet2

Reciclar pet

 Já pensou em uma luminária feita com a embalagem do galão de água do filtro? Você só vai precisar reciclar algumas colheres de plástico e poderá montar a sua, e olha que não parece que foi feita com coisas tão simples, ficará linda na sua sala de estar!!

Luminária de pet

Luminária de pet

Esses detalhes feitos com o fundo da garrafa pet ficam incríveis em vários ambientes da casa, aposte!!

Fundo de garrafa pet

Fundo de garrafa pet

 Para finalizar as dicas do que fazer com garrafas pets, confira que bacana essa ideia de fazer um comedor para passarinhos e colocar na área externa da casa, uma graça não acham?

Comedor de pet

 Hoje você aprendeu a importância de praticar a reciclagem na sua casa e ainda conferiu várias formas de reaproveitar garrafas pets. Atitudes sustentáveis mudam nossos hábitos e contribuem significativamente para a saúde do ecossistema. Basta adotar consciência sustentável e mudar pequenos hábitos do dia a dia.

 Vem vê as novidades do nosso site e se inspirar nas novidades que vão encher a sua casa de estilo e bom gosto. E quinta tem mais artigo aqui no blog, até lá e boa semana.

Nos acompanhe nas redes sociais!
Facebook
Pinterest
Instagram
 


Leia Também

Faça você mesmo vaso com efeito marmorizado

Você conhece a tendência do efeito marmorizado? Acesse esse artigo e confira dois projetos de faça você mesmo, e saiba como fazer em casa vasos com esse efeito.

 

Recicle, personalize e decore com embalagens recicláveis

embalagens recicláveis

Nesse artigo você vai conferir a importância da coleta seletiva, e ainda vai aprender a fazer alguns projetinhos de DIY para colocar a mão na massa e aproveitar embalagens recicláveis na decoração!

 

Festa julina: Ainda dá tempo de organizar o seu arraiá!

festa julina

O mês de junho já acabou, mas se você não teve tempo de curtir um arraiá, ainda dá tempo, ein? Aproveite as dicas que separamos nesse artigo, e prepare uma festa julina caprichada!

 

Comentários

  1. Akylla Aparecida Teodoro Nunes Etgeton disse:

    Muito bom Parabéns

     
    1. Iaza Blog disse:

      Olá Akylla, que bom que gostou. nós também amamos ideias de como reaproveitar materiais recicláveis. 🙂

       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha *



Siga o instagram da iaza e acompanhe nossas inspirações!