Conheça tudo sobre decoração com plantas

Meio Ambiente

Seja na parte externa ou interna da casa, as plantas sempre fazem sucesso na decoração! Tranquilidade, equilíbrio, leveza, paz e energia para os arredores são alguns dos benefícios que elas trazem para os ambientes. Nesse artigo, vamos te mostrar como investir em uma decoração com plantas impecável, acompanhe!

A ideia de ter plantas dentro de casa ou no escritório é essencial, elas combinam com qualquer tipo de decoração, trazem mais vida para o ambiente e com seu estilo natural ocasionam maior proximidade com a natureza.

Por que criar uma decoração com plantas?

Ambientes decorados com plantas conseguem proporcionar um certo distanciamento do meio urbano e criam uma espécie de “refúgio” dentro do seu lar. Segundo estudos, as plantas aumentam em 15% a produtividade de trabalho e diminuem o stress das pessoas, ou seja, elas são elementos cruciais para ter um ambiente de trabalho mais limpo e eficaz.

Fonte: DANIELE. ADELINE, Plantas aumentam produtividade no ambiente de trabalho, Exame abril.

plantas na decoração

Nesse post vamos apresentar alguns modelos e sugestões de como se apropriar da decoração com plantas e conseguir encaixar essas maravilhas no seu lar, acompanhe:

  • Vasos de plantas na decoração
  • Plantas suspensas com suporte
  • Tendência de ambientes com plantas
  • Tipos de plantas para decoração

Vasos de plantas na decoração

Esse talvez seja o meio mais comum de fazer a decoração com plantas. Além de ser muito barato e fácil de comprar, você consegue adaptar para qualquer lugar que precisar, dá para ser usada em vários tamanhos e formatos. Só é preciso ter cuidado com a luz e a umidade do lugar para que ela se mantenha saudável.

Caprichando no estilo do vaso você consegue adaptar a planta para diversas situações. Se seu espaço permitir, invista em vasos grandes com plantas bem verdinhas para dar um frescor a mais para o seu ambiente. Vasos pequenos podem ser usados em todas áreas de sua casa. Eles ficam muito bonitos desde no balcão do banheiro até na sua mesinha da sala.

Dá uma conferida nessas ideias que separamos pra você com as plantinhas, e se inspire para utilizar da forma que desejar na sua casa 😉!

vasos de plantas

vasos de plantas decoração

decoração vasos de plantas

Plantas suspensas com suporte

As plantas suspensas, que fizeram muito sucesso há anos, estão voltando com tudo e conquistando vários cantinhos internos e externos das casas. Os suportes podem ser feitos de diversas formas. Vão desde os tecidos artesanais, até prateleiras, vasos e bandejas. Elas também são ótimas alternativas para quem precisa otimizar os ambientes, afinal, elas usam apenas o espaço vertical da casa. Aproveite para conferir o passo a passo de prateleira suspensa e faça você mesmo a sua!

plantas suspensas

planta pendurada no quarto

planta suspensa na decoração

Tendência de ambientes decorados com plantas

As plantas podem ser utilizadas em diversos tipos de ambientes, elas combinam com quaisquer tipos de decorações. Sua essência e cor natural possibilita sua utilização para inúmeras situações, dá uma olhadinha em algumas tendências de espaços que as plantas são primordiais para o acabamento.

Ambientes escuros

Quem disse que as plantas só combinam em ambientes claros? O verde das plantas em ambientes escuros consegue trazer uma certa dramaticidade e sofisticação para o espaço. O verde e o preto quando bem encaixados em um ambiente, dão uma elegância e criam um clima diferenciado na sua casa. Se você gosta de ambientes mais escuros você pode adaptá-las! Basta ter algum ponto de luz natural para que elas vivam bem e mantenham o seu ambiente muito bem decorado.

Para exemplificar o que estamos falando, selecionamos uma série de fotos de ambientes escuros decorados com plantas para você ver que é possível fazer combinações com essas cores.

plantas em ambientes escuros

plantas em ambiente escuro

decoração ambiente escuro

Ambientes Cleans

As plantas se encaixam em praticamente todos os tipos de ambientes, mas nas salas cleans elas ficam um arraso! Esse tipo de decoração proporciona um requinte leve e arrojado ao espaço. Utilizando uma boa iluminação, você consegue fazer uma combinação perfeita da luz com o foco em cima do verde das plantas, fica exuberante!

Abuse das cores claras para dar aquela sensação de leveza e de um espaço maior e preencha os espaços necessários com plantas.

salas clean com plantas

sala clean iaza

sala com planta clean

Tipos de plantas para decoração

Tá, oferecemos várias dicas de decorações com plantas, mas e aí, quais plantas podem ser utilizadas? Nesse tópico vamos apresentar vários tipos de plantas que podem ser colocadas na sua casa.

Você vai aprender exatamente como utilizá-las para deixar seu espaço um arraso! Olha que bacana essas ideias que separamos pra você:

Cacto

O cacto é a opção ideal para você que vive na correria da rotina e não consegue tempo para cuidar bem das plantas. Os cactos necessitam de menos água, portanto sobrevivem mais tempo a temperaturas quentes e podem ser usados tanto para designs industriais como para românticos. Dá uma olhadinha nas opções que você pode utilizar na sua casa.

tipos de cactos na decoração

cactus na decoração

tipo de cacto na decoração

Samambaia

A samambaia, com certeza, é uma das plantas mais lindas para você ter em casa. Com seu verde fluorescente ela consegue dar mais vida para seu ambiente além de poder usar suspensa no teto, com vasos em bancadas ou até mesmo na parede. Para manter a samambaia em estados perfeitos, basta deixá-la longe de raios solares e proteger do frio, pois ela é acostumada com climas mais tropicais.

samambaia na decoração

decoração com samambaia

Palmeiras

As palmeiras são uma espécie de árvores só que em pequeno porte, podem ser usadas tanto em ambientes externos como em espaços internos, como a sala de estar e o hall de entrada, por exemplo. São utilizadas principalmente em divisões de espaço e em cantinhos.

Separamos alguns modelos para você ver como essa planta deixa o ambiente bem requintado e com um estilo tropical.

palmeira na decoração

palmeira decorativa

Se você gosta de decoração com plantas e sente-se bem tendo uma maior proximidade com a natureza, vai adorar ler esses artigos sobre elementos naturais para decoração e de jardins sustentáveis.

E aí, já sabe qual planta e de que forma vai utilizá-la no seu cantinho? Sem dúvidas elas vão proporcionar uma proximidade com a natureza, o que nos dá um sentimento de fuga do meio urbano. Você sabia que combinar plantas com móveis de madeira é uma ótima forma de deixar o seu cantinho ainda mais aconchegante? Inspire-se!

sala de jantar com planta

conjunto minas iaza

Dá uma olhadinha também no post sobre casas de campo, e veja o quão incrível ficam as plantas nesse ambiente. Se você é amante de plantas, mande suas fotos, vamos adorar conhecer um cantinho do seu lar!

Sobre o autor:

Christian Saidok

Catarinense, o Chris tem 20 anos e é apaixonado por futebol e fotografia. Futuro publicitário, ele acredita que a propaganda é a chave para o consumidor. No blog, busca todas as tendências no campo da decoração e se renova dia a dia atrás de informações relevantes para o ramo moveleiro.

Veja mais artigos dele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *