5 elementos naturais para garantir uma decoração mais acolhedora

Meio Ambiente

Você gosta de se sentir mais perto da natureza? E de contribuir com o desenvolvimento sustentável, você também gosta?

Lares aconchegantes e agradáveis é o que todos nós buscamos para nos refugiar da rotina carregada de informações que nos cerca. E para conquistar um lar assim, nada como apostar elementos naturais para compor a decoração, acompanhe o artigo e saiba como ter um clima mais agradável na sua casa.

Investir em elementos naturais na decoração, é investir em ambientes concentrados no bem-estar dos moradores, e também é contribuir para a diminuição de poluição no planeta. Quanto mais sustentável a decoração for, menos recursos naturais você vai precisar.

Nas casas de campo nós relaxamos porque nos conectamos com elementos naturais, e nos desconectamos da realidade urbana. E como nem todos tem o privilégio de viver nessa realidade tranquila diariamente, nós separamos 5 dicas para você incluir elementos naturais na sua casa e garantir um clima mais agradável:

  • Madeira natural
  • Fibra trançada
  • Jardim interno
  • Luz natural
  • Feito à mão

Usando os elementos naturais na decoração

É claro que você não consegue todas as características de uma casa de campo em um lar urbano, seja ele apartamento ou casa, mas com alguns detalhes na decoração natural da sua casa, é possível sim sentir um pouquinho desse aconchego e garantir um lar muito mais acolhedor.

Na sequência do artigo, você vai conhecer algumas dicas para conseguir um ambiente mais natural possível na sua casa. O importante é perceber que os elementos naturais podem ser usados em grandes ou pequenas proporções na decoração, ou seja, em casa ou apartamento, você pode aplicar as dicas a seguir!

1#- Conheça o poder da madeira!

A madeira é uma matéria-prima natural que esbanja seu charme nos ambientes e é capaz de garantir acolhimento e a sensação de bem-estar nos cômodos. Seu uso pode ser feito nos revestimentos, no teto e nos móveis que decoram a casa.

Em muitos projetos de decoração a madeira é usada para dar um tom mais rústico aos ambientes, esse estilo deixa a casa mais aquecida e acolhedora. Para saber mais sobre suas características, acesse esse artigo: Móveis de madeira maciça sustentável garantem o clima das casas de campo.

elementos naturais na decoração

elementos naturais na decoração

madeira elemento natural na decoração

2#- Fibra natural trançada (Rattan)

Outra dica para inserir elementos naturais na decoração, é apostar em peças que levem fibra natural na estrutura. Afinal, tudo o que for de origem natural e artesanal, cria um aspecto de tranquilidade e bem-estar ao ambiente, e por isso, os materiais feitos com fibra natural trançada (rattan) deixam o espaço com um clima tão aconchegante e gostoso.

Você pode incluir cestos trançados pela decoração, cadeiras com assentos ou encostos feitos com fibra, jogos americanos, enfim, são os pequenos detalhes juntos que no final resultam em uma decoração encantadora.

elementos naturais fibra trançada

 

cadeira com fibra naturalelementos naturais fibra trançada

3#- Traga a natureza para dentro da sua casa

Infelizmente nem sempre temos espaço para ter árvores na área externa da nossa casa, ainda mais quando falamos em apartamento, mas você pode trazer um pedacinho da natureza para dentro da sua casa por meio de folhagens, plantas ornamentais ou jardins internos. Aqui no blog nós já falamos do jardim de inverno, que é um espaço interno para cultivar plantas e folhagens, e também já te mostramos formas de fazer um jardim sustentável.

elementos naturais na decoração

decoração com elementos naturais

decoração natural

Outros elementos naturais que contribuem para garantir uma decoração mais agradável cheia de verde na sua casa, são as plantas na varanda ou sacada, esses espaços são ricos em iluminação natural, e ali pode ser o seu cantinho de relaxamento favorito. Aliás, já viu esse post? Decoração de varanda: Saiba como criar um ambiente irresistível.

natureza dentro de casa

decoração natural

elementos naturais na decoração

4#- Cores claras e luz natural

Essas duas características unidas formam ambientes pra lá de acolhedores e com a sensação de bem-estar. Janelas amplas, que proporcionam luz natural ao espaço, deixam o cômodo muito mais agradável e relaxante. E as cores claras na parede, refletem tranquilidade, o que é essencial na decoração natural.

Por isso, abuse da decoração com vidro para criar cômodos bem arejados e acolhedores, janelas amplas pra aproveitar a luz do dia, e o estilo escandinavo para manter tudo em equilíbrio.

decoração elementos naturais

elementos naturais no quarto

5#- Feito à mão

Tudo aquilo que é feito à mão carrega um carinho especial, e também acrescenta muito charme na decoração, não é? Além de tudo o que vimos até aqui, outros elementos naturais que fazem toda a diferença, são aquelas peças artesanais que você guarda como lembrança a vida toda.

Os itens em crochê, por exemplo, são ótimos artesanatos para decorar ambientes que você deseja deixar mais naturais. Mantas, almofadas e outros itens feitos em crochê, ficam maravilhosos na decoração, sem falar que quando são coloridos, deixam tudo mais alegre e cheio de vida.

elementos naturais feitos à mão

decoração feita à mão

Além do crochê, os projetos de DIY também são ótimos para criar ambientes personalizados e mais cheios de vida. Nós já demos várias dicas aqui no blog, ein? Entre eles estão: Como usar caixotes de madeira na decoração e como reciclar e reaproveitar embalagens.

Quem não quer ambientes assim em casa, ein? A nossa casa é o melhor lugar do mundo para relaxar a recarregar as energias, e para que ela seja ainda mais maravilhosa, apostar nessas dicas para deixar o lar o mais próximo possível da natureza, sem dúvidas é uma escolha maravilhosa.

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *