Parede de pedra na decoração: Descubra como usar na sua casa

Meio Ambiente

Há várias formas de inovar quando se trata de paredes dentro de casa, seja com tijolinho a vista, revestimento holográfico, papéis de parede, ou até mesmo com pedras naturais. As paredes de pedra, além de muito rústicas e elegantes, desempenham vários papéis funcionais para deixar o ambiente mais agradável.

Se engana quem pensa que o revestimento de pedra está ligado exclusivamente com o mundo rústico, pois na verdade possui muitas características modernas e casam com vários estilos e designs de ambientes externos e internos.

Antes de vermos as maneiras que podemos usar as pedras na parede, vamos falar um pouquinho da funcionalidade delas:

Funcionalidade

Que as pedras são um luxo nós já sabemos, mas há muitos fatos que comprovam os benefícios de ter uma parede de pedra no interior da nossa casa. Em ambientes de alta temperatura elas deixam o ambiente mais fresco. Necessita de pouca manutenção por ser um material muito resistente, dependendo o tipo da pedra e ainda tem resistência a alguns fungos e bactérias. Algumas pedras são atérmicas, ou seja, não absorvem umidade nem calor.

Agora que você já sabe sobre os benefícios de ter uma parede de pedras em casa, vamos a algumas dicas de como usá-las.

Como usar parede de pedras

Elas ganham muito destaque na decoração dos ambientes, trazendo um aspecto mais natural, que remete a natureza e ao externo da casa. Há vários tipos de revestimentos em pedras, e vamos falar de alguns deles no decorrer desse artigo, então fica ligado para não perder nada 😉

Em corredores, principalmente no hall de entrada, as pedras dão uma sensação de aconchego e sofisticação, servindo como ótima recepção do cômodo. A ideia de usá-las em uma parede única também é fantástica, pois vai deixar a parede com mais destaque e não deixará um aspecto sobrecarregado no local.

parede de pedra

paredes com pedras

Há várias maneiras de explorá-las em uma sala de estar, elas podem ser usadas em filetes, que é como se fossem em tiras, com pedras mais claras, que conferem leveza ao local, ou mais escuras que trazem muita sofisticação. Tudo depende do estilo da sua sala. Se a televisão for embutida na parede, as pedras podem ser usadas em filete na parede fazendo o contorno da TV, por exemplo.

pedras na parede

sala com parede de pedra

revestimento em pedras

parede revestida de pedra

É sempre bom escolher o melhor espaço para receber as pedras decorativas. Em cada ambiente a parede de pedra pode ser explorada em diversos tamanhos, texturas e colorações, podendo agradar todos os gostos. Em paredes menores, é muito interessante optar pela parede de pedras em filetes, pois as pedras com formatos maiores farão com que a parede pareça ainda menor do que realmente é.

parede em filetes de pedra

sala com pedras na parede

As pedras em mosaicos também fazem muito sucesso, elas deixam o ambiente agradável, diferenciado e moderno, pois não existe um padrão de tamanho exato para cada formato de pedra utilizado.

parede revestida em pedras

A pedra ferro é uma rocha vulcânica que passa por um processo de oxidação que dá origem a suas diferentes formas, texturas e cores. Possui tons mais escuros que variam entre marrom e preto, o que fazem dela única. Ela pode ser colocada tanto em filetes como em mosaicos, na imagem abaixo podemos ver uma bela sala de estar com uma parede de pedra ferro toda em mosaico, deixando o ambiente elegante e requintado.

pedra ferro na sala

Em grandes espaços a parede de pedras também é bem-vinda. Pode ser explorada em seu formato e tamanho, de maneira mais detalhista, ou podemos utilizar inclusive pedras inteiras, deixando-as em seu formato natural. Um lugar estratégico para colocar esse revestimento é na escada, pois dará um destaque ainda maior, deixando esse espaço exclusivo e diferente.

E se você quer saber como decorar o espaço embaixo da escada, você precisa conferir esse artigo: Decoração embaixo da escada… Mil e uma possibilidades

pedras na escada

pedras na parede da escada

As lareiras, além de requintadas, deixam o lugar muito aconchegante e quentinho, sem falar que trazem um toque rústico consigo. O revestimento em pedras não serve apenas para paredes, mas também pode ser utilizado em bancadas e lareiras, inovando e deixando o ambiente ainda mais elegante.

bancada revestida com pedras

lareiras revestidas em pedras

pedras na lareira

pedras na parede

As pedras também são resistentes a água, ou seja, são perfeitas para paredes de banheiros. Fazem uma ótima junção quando acompanhadas de um jardim de inverno. É interessante utilizar pedras mais claras para causar contraste entre a parede e as plantas. Que tal conferir esse artigo sobre como criar um jardim de inverno? Jardim de inverno: Saiba como criar um na sua casa

pedras em filetes no banheiro

revestimento em pedras no banheiro

parede de pedras banheiro

parede pedra canjiquinha

Se você gostou desse tema, com certeza vai adorar esse artigo sobre tijolinho a vista: Tudo o que você precisa saber sobre tijolinho a vista na decoração.

Deixe nos comentários o que achou desse artigo, queremos saber 😀

Sobre a autora:

Rafaela Specht

Extrovertida e animada são características que descrevem a Rafa, ela adora viajar, é catarinense e é amante da decoração de interiores, principalmente quando se trata de cores vibrantes e decorações cheias de personalidades.

Veja mais artigos dela

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *