Recicle e decore: Decoração com pneus

Meio Ambiente

Você sabia que os pneus podem ser reutilizados na decoração? Nesse post você vai conhecer diversas formas de como reaproveita-lo na sua casa! Pode ser no ambiente interno ou externo, no seu formato original ou modificado, acompanhe:

Os pneus inutilizados levam mais de 600 anos para se decompor e seus resíduos causam impactos ambientais absurdos. No Brasil, a metade do que é produzido anualmente é jogado fora. Por isso é tão importante que eles tenham um destino adequado.

São inúmeras as reutilizações dos pneus quando eles são encaminhados para o destino certo. Os restos dos pneus moídos por exemplo, são misturados ao asfalto, essa prática aumenta a elasticidade e durabilidade da pavimentação.

Outra opção para reciclar pneu velho é destiná-los para a matéria prima de solas de sapato e tapetes automotivos. Além disso, ele pode voltar às linhas de produção e ser usado na confecção de novos pneus.

Mas o que infelizmente acontece, é que encontramos muitos deles jogados nos quintais ou beira de rua. Além de não serem reutilizados, eles acumulam água e tornam-se um dos lugares preferidos para insetos se instalarem.

Agora você já sabe a importância de reciclar e destinar pneus velhos aos lugares certos. Mas nós temos uma dica especial de DIY para você. Que tal fazer decoração com pneus na sua casa? Abaixo você vai aprender como.

A decoração com pneus é indicada principalmente para quem curte o estilo rústico, afinal, eles são robustos e não combinam com decorações muito delicadas. As casas de fazenda e de praia, são os lugres mais indicados para aproveitar os pneus na decoração.

Pneus na decoração

Mas antes de começar, você deve lavá-los muito bem, pois são itens cheios de impurezas, que precisam ser bem higienizados.

Abaixo separamos algumas opções que são possíveis fazer com pneus, acompanhe:

Decoração com pneus no jardim: Para quem gosta de muitas cores e ama explorar a natureza em casa, uma das dicas mais fáceis de fazer com pneus, é transformá-los em floreiras! Basta escolher as cores da tinta, pintá-los, e preenche-los com flores. Uma dica é fazer furos nos pneus que ficarão na área externa, assim você evita que a água da chuva fique acumulada, e vire ponto para mosquitos.

Decoração com pneus

Nesse caso, o pneu foi envolto com corda, e ganhou pezinhos de madeira. Uma forma mais sofisticada de reaproveitar o pneu na decoração, ein?

Mesinha de centro com pneus: Com um pouco mais de empenho, você pode transformar um pneu velho em uma linda mesinha de centro! Para isso, você pode optar pela corda para envolver o pneu, crochê ou até mesmo tecido.

Puff feito com pneu: Outra função que os pneus podem ter na decoração, é de serem usados como puff, afinal, assentos extras nunca são demais, e reaproveitar materiais que iriam para o lixo para transformá-los em itens funcionais, é uma ótima solução!

Decoração com pneus

Para quem gosta de decoração sustentável e de reaproveitar materiais na decoração, vai amar conferir o post de como usar caixotes de madeira e carretéis na decoração.

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

7 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *