Recicle, Reutilize e Decore com Caixotes de Madeira

Meio Ambiente

Os caixotes de madeira estão fazendo o maior sucesso na decoração, e é cada vez mais comum vê-los em todos os ambientes da casa, e também na decoração de eventos com estilo rústico. Hoje nós vamos te mostrar, como você pode reciclar caixotes de feira, e reutilizá-los na decoração.

Antes de você aprender como deve reciclar o caixote de madeira, vamos falar um pouco sobre sustentabilidade? Esse tema está presente em nosso dia a dia e precisa fazer parte de nossas atitudes também, por isso, é fundamental que tenhamos conhecimentos dos seus princípios para que possamos contribuir com o seu desenvolvimento.

Sustentabilidade

Você sabe quais são os 3 Rs da sustentabilidade e qual a importância deles para a natureza? Com eles é possível criar uma relação super saudável entre consumidor e meio ambiente. Esse conceito diminui o impacto ambiental e o custo de vida, pois quanto mais consumimos, mais gastamos, mais poluímos, mais comprometemos o futuro do eco-sistema. Entenda um pouco melhor o que são esses Rs e como você deve colocá-los em prática.

Reduzir: Se você fizer uma análise na sua casa, com certeza vai achar várias coisas que comprou e usou no máximo duas vezes, ou nem chegou a usar ainda. Consumo consciente: Se conseguirmos praticar essa regra, vamos reduzir os gastos domésticos e contribuir significativamente com o meio ambiente. Reduza o consumo de água, energia, combustível e pertences desnecessários, são atitudes bem simples que geram um grande resultado.

Reutilizar: Por vivermos na era consumista, compramos muito e jogamos no lixo pertences que ainda poderiam ser usados. Além de você desperdiçar a matéria prima e energia que foram gastas naquele item, se descartar de forma incorreta, estará poluindo o meio ambiente e reduzindo o desenvolvimento sustentável do planeta. Nesse artigo você vai conferir uma ideia bem legal de como reaproveitar caixotes de madeira. Fique sempre atento antes de jogar algo fora, dê uma nova função ao objeto, e seja sustentável.

Reciclar: Essa prática deve ser um hábito como é jogar o lixo. Basta separar o orgânico dos demais. Assim você vai aliviar o meio ambiente e evitar que resíduos levem anos ou séculos para serem decompostos. O lixo reciclável é reaproveitado e transformado novamente em matéria prima para voltar ao ciclo produtivo, por isso, se você ainda não pratica e reciclagem, comece hoje mesmo!

Como é na sua casa? Você pratica os 3 Rs? Agora que você já conhece os princípios básicos deles, ficou mais fácil entender como podemos usá-los na decoração. Hoje vamos conhecer maneiras de como reutilizar os caixotes de madeira.

Caixotes de madeira na decoração

Os caixotes de madeira são usados para armazenar frutas, verduras ou bebidas nas feiras e supermercados, e depois do seu uso, normalmente são jogados fora. Por isso, você consegue-os por um custo bem baixo com comerciantes, ou até mesmo de graça! Usando a criatividade, você pode reciclar e reutilizar os caixotes e transformá-los em itens que vão enfeitar e organizar a sua casa.

o que fazer com caixotes de madeira
Foto: Divulgação
reutilizar caixotes de madeira de feiras
Foto: Divulgação

Como eles são feitos em madeira e possuem um acabamento bem rústico, eles acrescentam um toque natural e super charmoso na decoração da casa. Você pode usá-los em sua forma natural ou customizar do jeito que você quiser, com tecido, pintura ou apenas envernizando a peça.

Esses caixotes de madeira suportam muito peso, e por isso são de madeira bruta e vêm cheios de farpa, então, antes de mais nada, você precisa lixar toda a peça antes de começar a personalização.

caixote de madeira na decoração
Foto: Divulgação
caixote de madeira na decoração
Foto: Divulgação

Depois de lixar o caixote de madeira inteiro, passe um anticupim para garantir a sua durabilidade. Agora, coloque a criatividade para funcionar e inspire-se nas ideias que nós separamos para você.

caixote de madeira na decoração
Foto: Divulgação
caixote de madeira na decoração
Foto: Divulgação

Além de enfeitar eles são peças chaves para deixar tudo organizado, combinam na área interna e externa da casa, em vários ambientes. Coloridos ou neutros, deixam a sua casa mais prática, alegre e sustentável.

caixotes de madeira para organizar
Fonte: Pinterest
caixotes de madeira no quarto
Fonte: Pinterest

Como usar os caixotes em cada ambiente da casa

Banheiro: Os caixotes são itens bem funcionais e práticos para a decoração. No banheiro eles podem ser usados fixos na parede, ou mesmo no chão para serem usados como porta toalhas e objetos, essa dica é ótima para quem precisa de mais nichos no cômodo e não tem espaço para um móvel:

caixote de madeira no banheiro
Fonte: Pinterest
banheiro com caixotes de madeira
Fonte: Pinterest
caixote de madeira no banheiro
Fonte: Pinterest

Quarto: No quarto você pode usar o caixote como nicho também, ou ainda transformá-lo em criado-mudo com essa ideia que une vários caixotes:

caixote de madeira no quarto
Fonte: Pinterest

Ah, você também pode usar eles no quarto das crianças, com rodinhas ou não, eles são ótimos para deixar os brinquedos e pertences dos pequenos organizados:

caixotes de madeira organizadores na decoração
Fonte: Pinterest
caixote de madeira na decoração
Fonte: Pinterest
Fonte: Viva Decora

Cozinha/dispensa: Nesses dois ambientes o caixote de madeira pode ser usado na sua função original, a de armazenar alimentos, ou ainda servir de suporte para utensílios da cozinha.

Legenda: Coisas de Maria
Cacá Bratke | Blog Puxe uma Cadeira – por Oxford
caixote de madeira na cozinha
Fonte: Pinterest

Sala de estar: Tanto na sala de estar como no home office, os caixotes de madeira são ótimos para guardar livros e pertences, e vários juntos podem formar uma belíssima estante modular:

caixote de madeira na sala de estar
Fonte: Pinterest
caixote de madeira na decoração
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Área externa: Na área externa, eles combinam perfeitamente como floreira e se você tiver jardim em casa, pode usá-los para guardar as ferramentas e criar um espaço cheio de charme.

caixote de madeira com flores na área externa
Fonte: Pinterest
reutilizar caixotes de madeira na área externa
Fonte: Pinterest
Cacá Bratke | Blog Puxe uma Cadeira – por Oxford

Caixotes de madeira em eventos

Na decoração de interiores eles podem ser usados em qualquer ambiente da casa como já vimos, mas e nos eventos? Eles estão arrasando na decoração de casamentos rústicos e aniversários, olha só quantas ideias lindas.

caixotes de madeira na decoração
Fonte: Pinterest
caixote de madeira em festa de casamento
Fonte: Pinterest
caixote de madeira em casamento
Fonte: Pinterest

Essa é uma maneira super eficiente de reutilizar os caixotes de madeira e ainda enfeitar e organizar a sua casa, legal né? Renove a decoração do seu lar e ainda contribua com o meio ambiente tendo uma atitude sustentável.

Se você gostou dessa ideia, com certeza também vai amar esse post sobre embalagens na decoração: saiba como reciclar e reaproveitar e todas as dicas na categoria meio ambiente do blog, nessa página você encontra diversas dicas de decoração sustentável, navegue e inspire-se!

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *