Renove a decoração com materiais recicláveis

Meio Ambiente

Vocês também ficam surpreendidos com a criatividade que as pessoas têm para reaproveitar materiais recicláveis e usá-los na decoração? Eu fico encantada com a quantidade de ideias que sempre encontro por aí, é uma coisa mais linda e criativa que a outra..

Para quem também adora renovar a decoração da casa com novos itens decorativos, vai amar acompanhar as dicas de DIY sustentáveis que eu separei hoje para vocês.

Muito mais do que renovar a decoração de forma econômica e personalizada, aproveitar materiais recicláveis na decoração, é contribuir para o desenvolvimento sustentável do País, e ajudar a diminuir a quantidade de lixo acumulado no planeta. Além de fazer isso, você pode começar a praticar outras atitudes sustentáveis, como por exemplo: Evitar adquirir muitas embalagens, procure comprar coisas com mais quantidade, e menos embalagem, como por exemplo: Comprar 1 litro de shampoo em vez de 4 embalagens menores de 250ml.

São várias as formas de melhorarmos nosso dia e ajudar a garantir um ambiente mais agradável e menos poluído, só depende das nossas atitudes. 🙂 Agora vou mostrar pra vocês, alguns enfeites recicláveis que você mesmo pode fazer em casa, vamos lá?

~ ~ ~

Nada como receber quem amamos em nossa casa com alegria, não é? Para isso, é fundamental que você invista em vasos de flores pela casa. Elas espalham cores, vida, frescor e beleza na decoração. Agora, elas ficam ainda mais especiais se estiverem em vasos feitos por você mesmo. Personalizados e carregados de amor, eles darão um toque super especial para todos os cantinhos do seu lar.

Você pode fazer um vaso de flor com diferentes materiais recicláveis, por exemplo: Vidro envolto com tecido ou barbante, louças antigas e até mesmo com um guarda-chuva antigo.

materiais recicláveis na decoração

materiais recicláveis na decoração

materiais recicláveis na decoração

materiais recicláveis na decoração

vaso de flor com guarda-chuva

E os caixotes de madeira? Ah, esses são os queridinhos da decoração sustentável, afinal, além de serem sustentáveis, são multifuncionais e podem exercer diferentes funções na nossa casa: Nichos, prateleiras, mesas de centro e por aí vai…

Outra ideia de decoração com materiais recicláveis, é apostar em luminárias feitas com embalagens que não serão mais usadas. Uma ideia legal é usar pisca-pisca dentro de latinhas de alumínio ou potes de vidro para criar esse aspecto, fica bem charmoso!

luminária reciclável

luminária reciclável

O escritório da casa também pode ficar muito mais divertido com embalagens de alumínio ou de vidro personalizadas, olha que legal essas ideias:

porta trecos sustentável

Decoração sustentável

materiais recicláveis na decoração

Materiais recicláveis na decoração

Reciclar caixas de leite e reaproveitá-las na decoração, também é uma forma de diminuir o lixo acumulado em casa, e ainda criar enfeites inusitados.

Materiais recicláveis na decoração

Materiais recicláveis na decoração

E as garrafas pet? Essas também estão entre as preferidas da decoração sustentável, afinal, elas levam em torno de 400 anos para se decompor, e por isso, é tão importante reciclá-las da maneira correta, ou reutilizá-las na decoração.

Garrafas pet na decoração

Garrafas pet na decoração

Como elas são feitas de um material bem resistente, as garrafas pet são ótimas para decorar a área externa da casa com jardins e hortas verticais, dá uma olhada nessas dicas:

Garrafas pet na decoração

Garrafas pet na decoração

Quando eu disse que me surpreendo com a criatividade das pessoas para reaproveitarem itens, estava falando disso, por exemplo: Caixas de ovos decoradas, já tinham imaginado nisso? Olha quanto enfeite dá pra fazer com elas… E fala a verdade, todo mundo sempre tem umas jogadas em casa, no cantinho do armário, não é?

Reaproveitar caixas de ovos

Lembrança feita de caixa de ovo

E pneus na decoração, pode? De carro ou de bicicleta, se forem pintados e bem conservados eles podem sim fazer parte da decoração. E olha que ficaram lindos nesses ambientes, ein… Eu adorei!

Pneus na decoração

Pneus de bicicleta na decoração

Ideias criativas não faltam, é só reciclar materiais e colocar a mão na massa que você conseguirá fazer vários enfeites recicláveis charmosos e bem econômicos. 🙂

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *