Sacolas sustentáveis: Pratique essa ideia

Meio Ambiente

 Olá pessoal, lembram dos 3 Rs da sustentabilidade? Nesse link você vai relembrar os princípios básicos deles a ainda aprender como reutilizar caixotes de madeira, se você não viu, vale a pena espiar. Hoje vamos falar do outro R, o de reduzir.

 Você sabia que sacolas plásticas levam bem mais de cem anos para se decompor? O site do Ministério do Meio Ambiente diz ainda que são distribuídas cerca de 1,5 milhão de sacolinhas por hora no Brasil. É muita coisa né? E é por isso que elas causam tantos problemas, por causa do consumo excessivo.

AM38GT Man looking at bill in grocery store. Image shot 2007. Exact date unknown.

 Enquanto elas levam anos para se decompor, entopem bueiros, servem de depósito para água da chuva, viram moradia de mosquitos, enfim, são inúmeros os motivos para adotarmos a consciência sustentável e reduzir esse consumo.

sacola plástica

 Sempre que for ao mercado, leve sacola de feira, ecobag ou ainda personalize e faça você mesmo sacolas sustentáveis, nós vamos te ensinar já já.

sacola renovável

 Quando as ecobags não suprirem a quantidade de compras, opte por caixas de papelão, elas são espaçosas, resistentes e biodegradáveis.

4_Reduzir sacolas

 E em casa, como diminuir o uso das sacolas? Para guardar comidas, substitua o plástico por sacos de papel. Com o jornal, você pode fazer um saquinho dobrando-o para usar nas lixeiras.

Reduzir sacolas

Reduzir sacolas

 Seja um consumidor consciente e mude seus hábitos. Para te ajudar, nós vamos te mostrar algumas ideais de como você pode fazer sacolas sustentáveis em casa, além de reduzir o consumo, você vai reaproveitar materiais.

 A sacola feita de camiseta é a mais fácil de fazer, você só vai precisar de uma camiseta e uma tesoura, simples né? Veja como fazer:

Sacola de camiseta

 Corte as mangas e a gola da camiseta, depois corte várias tirinhas na parte inferior da peça e amarre todas. A sacola está pronta. Falei que era simples?

Sacola sustentável

 Você pode fazer isso do lado avesso da camiseta, assim quando você terminar os nós e desvirar, eles ficarão na parte de dentro e não vão aparecer. Super charmosas né?

Caso você tenha regatas, é mais fácil ainda, basta amarrar as fitinhas e pronto, se preferir costure a parte inferior.

Sacola sustentável

Sacola de regata

Olha essa para frutas toda furadinha que linda.

Sacola de camiseta

 Agora se você sabe costurar, pode aproveitar retalhos de tecido e personalizar do jeito que quiser, vejam que opções lindas para você se inspirar.

Sacola sustentável

Sacola sustentável

Sacola sustentável

 Hoje você aprendeu como praticar o R do Reduzir na sua casa, substituindo as sacolas plásticas. Usando os 3’s da sustentabilidade você irá contribuir muito para diminuir o impacto ambiental. Nós podemos conservar o meio ambiente mudando simples hábitos, basta ter consciência sustentável.

Gostaram do artigo? Então fique dê olho no blog que logo traremos mais posts sustentáveis, até a próxima 😉

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *