Tipos de madeira para móveis: Escolha o ideal para sua casa

Meio Ambiente

Você conhece os tipos de madeira para móveis? E sabe qual deles melhor atende sua necessidade? Vamos falar sobre isso nesse post, acompanhe ele até o final e tire todas as suas dúvidas.

  • Madeira Maciça
  • Madeira de demolição
  • MDF
  • MDP

Se você também tem dúvidas dos tipos de madeira na hora de escolher os móveis, esse conteúdo vai te ajudar bastante a conhecer as características de cada um deles, acompanhe:

Madeira maciça

A madeira maciça trata-se de uma matéria-prima que é trabalhada em sua forma natural na fabricação de móveis. Ou seja, ela não tem outros produtos adicionados a ela, e por isso é normalmente usada na produção de móveis rústicos, pois suas características puras ficam em evidência.

Lembra da mesa da sala de jantar da sua vó ou daquela cristaleira que viu em uma casa de fazenda? Provavelmente elas estão ali há anos e continuam parecendo novas.. Então, essa é uma das características dos móveis de madeira maciça. Mas você conhece as variedades de madeira disponíveis no mercado? Aqui estão algumas delas:

  • Taeda
  • Carvalho
  • Caixeta
  • Tauari
  • Eucalipto

Os tipos de madeira para móveis especificados acima e encontrados na Iaza, são todos provenientes de madeira reflorestada, ou seja, sua extração não agride o meio ambiente. Cada uma delas, tem características naturais próprias, como tonalidade, veios e nós.

Na Iaza Móveis de Madeira, a Taeda é a madeira que predomina na produção dos móveis, ela é uma espécie de Pinus, e é uma das mais usadas na fabricação de peças sustentáveis e com característica rústica, abaixo alguns ambientes compostos por móveis feitos com ela:

tipos de madeira para móveis

tipos de madeira para móveis - iaza blog

tipos de madeira para móveis

Já as madeiras de carvalho, caixeta e tauari, também sustentáveis, são madeiras mais duras e por isso mais resistentes e com maior valor agregado aos móveis feitos com esses tipos de madeira.

A linha Medalhão, com móveis inspirados na época do reinado francês do Luiz XV, é toda feita em madeira de caixeta:

tipos de madeira para móveis

tipos de madeira para móveis

Os modelos de cadeiras importadas, que são as queridinhas da Iaza, Paris, Galiza e Ibiza, são feitas em madeira de carvalho, e por isso tem esse acabamento maravilhoso e são bem duráveis e resistentes:

tipos de madeira para móveis

tipos de madeira para móveis - iaza blog

A madeira de eucalipto também é muito usada pelas indústrias de móveis no Brasil, que encontraram na espécie, mais uma opção de madeira sustentável e resistente. Caracterizada por um tom mais claro, as peças feitas com esse tipo de madeira, são facilmente combinadas em qualquer estilo de decoração. Na Iaza, principalmente os sofás, levam eucalipto em sua estrutura, devido à densidade e alta resistência da madeira.

tipos de madeira para móveis

Você sabia?

A madeira maciça é a melhor opção para quem está buscando móveis para durar por muitos anos na decoração. A durabilidade aliada ao cuidado, permite que itens feitos nesse material durem gerações e gerações.

Robustos e resistentes, os móveis de madeira são pesados e não são de fácil manuseio, por isso, eles devem ser clássicos e funcionais para que não precisem ser mudados de lugar o tempo todo.

Madeira de demolição

Dos tipos de madeira para móveis, a madeira de demolição vem sendo uma das mais procuradas, já que ela é oriunda de construções antigas e leva aos ambientes um toque especial de personalidade e nostalgia.

madeira demolição iaza blog

A madeira de demolição não é tão comum de ser encontrada no mercado, e seu valor normalmente é bem alto. Por isso, os móveis com estilo “tipo” demolição fazem a vez dos originais com acabamento desgastado.

móveis tipo demolição iaza blog

MDF

A sigla vem de “Medium Density Diberboard”, que significa placa de fibra de madeira de média densidade, ou seja, é um composto de fibras (que se assemelham a fios de madeira) prensadas com alguns aditivos a fim de formar chapas, que são coladas umas nas outras e prensadas, até formar as placas de MDF. As principais características dos móveis feitos em MDF, é que eles são leves, versáteis, fáceis de manusear e possuem um preço mais acessível.

tipos de madeira para móveis iaza blog

Criado-mudo de mdf

MDP

O nome vem do inglês “Medium Density Particleboard” e significa uma partícula de média densidade feita com a combinação de partículas de madeira. É comum o MDP ser usado nas partes internas dos móveis, como em gavetas e prateleiras e o MDF na parte externa, já que o MDF tem um acabamento melhor. No entanto, o MDP é mais resistente que o MDF.

gaveta em mdp

Como você viu, existe uma grande variedade de materiais para os móveis, e que na hora de escolher, são diversos os fatores que você deve levar em consideração, afinal, vai variar se o que você está buscando é preço, qualidade, exclusividade ou estética.

Ficou mais fácil de diferenciar os tipos de madeira agora? Esperamos que tenha lhe ajudado a decidir o melhor para a sua casa. 😊

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

4 Comentários

  • Adriana

    Amei a matéria. Tirou minhas dúvidas. Mas gostaria de pedir uma opinião:
    Quero comprar uma cama Treliche com gavetas p meus filhos. Gostaria de uma opinião sobre qual tipo de madeira comprar. Já pesquisei muito sobre madeira maciça, mas no final todas são d madeira maciça pinos .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *