Aparador na decoração e suas várias funcionalidades

Decoração

O aparador na decoração é uma peça curinga, é um móvel versátil e funcional que se encaixa em diferentes cômodos da casa. Podem apresentar inúmeras funções na sala de jantar, estar, hall de entrada e outros espaços.

Acompanhe esse post e descubra os ambientes que os aparadores podem ser usados, suas funções nos ambientes e como a decoração se encaixa em cada modelo.

O que é o Aparador?

Antes de tudo vamos entender o que é o aparador! É um móvel simples e minimalista, normalmente composto por um tampo e uma base. Alguns modelos podem apresentam gavetas ou prateleiras, deixando a peça mais funcional. Agora, quando o móvel possui mais portas e gavetas pode ser considerado um buffet, ou seja, possui a mesma função do aparador mas com adicional para guardar utensílios e objetos maiores em seu interior.

Móveis de madeira
Fonte: Iaza

Decorando cômodos com aparador

Aparador no hall de entrada

Ao chegar em casa a primeira coisa que procuramos é um lugar para deixar a chave, a correspondência, ou pertences que carregamos em mãos, não é? E é por isso que o uso mais comum do aparador é no hall de entrada, pois permite fácil acesso para apoiar objetos e itens importantes.

Agora… o hall de entrada é também o cartão de visitas da nossa casa, costumam dizer que a primeira impressão que os convidados têm ao entrar é a que fica. Então, para dar as boas-vindas as visitas e deixá-los impressionados, escolha o aparador certo e que traduza a decoração da casa.

Para acrescentar vida ao espaço e deixá-lo bem receptivo, você pode incluir vasos de flores ou adornos sobre o aparador de madeira. Dessa forma, será expressado personalidade e sem dúvidas deixarão a entrada da sua casa muito mais agradável e marcante.

Aparador no hall de entrada
Fonte: Vivadecora
Aparador na decoração do hall de entrada
Fonte: Vivadecora

Aparador na sala de estar

A maior vantagem da decoração com aparador, é que este móvel pode ser desde um simples móvel de apoio até o objeto destaque do ambiente.  O que varia a sua imponência são os objetos que são usados com ele.

Na sala de estar, por exemplo, você pode usá-lo atrás do sofá para aproveitar o espaço e decorar o móvel com enfeites relacionados ao ambiente. O aparador composto junto com um espelho ou objetos luxuosos transformarão completamente a decoração, transmitindo requinte e sofisticação!

Se você não abre mão de ter um aparador na sala de estar, mas não quer usá-lo atrás do sofá, que tal aproveitar alguma parede vazia do ambiente? O aparador de madeira acrescentará o toque final que você tanto busca, vale a pena apostar!

Aparador na sala de estar
Fonte: Iaza
Aparador na decoração da sala de estar
Fonte: ARQ URB

Aparador na sala de jantar

Nem só para decorar serve o aparador. Na sala de jantar, ele é o móvel perfeito para ampliar o espaço da mesa de jantar, sabe porquê? Ele pode ser usado ao lado da mesa para servir de suporte para utensílios, alimentos e garrafas de bebidas.

Caso você não tenha espaço para incluir o aparador na cabeceira da mesa, você também pode usá-lo na lateral da sala de jantar. Nesse caso, o móvel funcionará como decoração, e quando você for receber visitas poderá usá-lo como apoio para servir o jantar.

Aparador na sala de jantar
Fonte: Iaza
Aparador na decoração da sala de jantar
Fonte: Iaza

Aparadores em outros ambientes

Os três ambientes que falamos acima são os mais comuns de encontrarmos aparadores, mas, quem disse que eles são os únicos que podem ter o móvel na composição? Como já falamos, a decoração com aparador é super funcional, e por este motivo ela pode ser explorada em diversos ambientes da casa, não se limitando apenas ao hall de entrada, sala de jantar e sala de estar.

Banheiro

Vai dizer que essa ideia nunca passou pela sua cabeça? A resposta é sim, aparadores são muuuito funcionais e podem ser utilizados no banheiro também! Se você deseja sair do padrão e ter um banheiro/lavabo diferenciado, usar um aparador cria um ambiente desconstruído.

Essa ideia permite um ambiente contemporâneo, dependendo do estilo do aparador que escolher. Ela sai dos padrões tradicionais de armários com portinhas para a pia, pois seus objetos de uso diário podem fazer parte da decoração!

Aparador no banheiro ou lavabo
Fonte: Iaza

Cozinha

Ideal para ambientes compactos! Caso não tenha espaço suficiente para colocar uma mesa com cadeiras na cozinha, uma dica valiosa é utilizar um aparador. Pode ser composto com banquetas que ficam guardadas em baixo, quando não são utilizadas otimizam espaço e assim permitem melhor circulação no ambiente!

Aparador na cozinha
Fonte: Iaza

Corredor

Usá-lo no corredor é uma bela forma de aproveitar o espaço que está sendo desperdiçado para enchê-lo de vida! Então, decore o aparador com fotos e lembranças de viagens, eles chamarão a atenção de quem por ali passar, e o ambiente deixará de ser “morto”.

Aparador na decoração do corredor
Fonte: Iaza

Observação: Se você tem corredor em casa e não sabe como aproveitar o espaço, conferia nesse post várias dicas para decorá-lo!

Quarto

Outro ambiente em que ele é muito utilizado é o quarto, afinal nunca temos espaço suficiente para guardar todos os nossos pertences. Desta forma, além de deixar a decoração do quarto ainda mais completa, ele ajuda a manter o cômodo mais organizado.

Aparador na decoração do quarto
Fonte: Bezamat Arquitetura

Churrasqueira

Nesse ambiente o aparador tem muitas funções, pode ser usado como peça decorativa ou também para servir petiscos a visitas. E se faltar lugares para receber as visitas? Ele pode servir como uma bancada e acomodar mais pessoas, basta acrescentar banquetas junto!

Aparador na churrasqueira
Fonte: Iaza

A versatilidade dos aparadores é incontestável, afinal se encaixam de qualquer ambiente e tem a função que cada pessoa necessita. É um móvel que vale o investimento e com certeza passará muito anos participando da decoração da casa.

Você tem um aparador em outro cômodo que não citamos? Deixe nos comentários que adoraríamos saber! Se estiver procurando por modelos de aparador confira em nosso site Iaza, todas opções disponíveis. Até a próxima 😊

Sobre a autora:

Aline Baron

Universitária catarinense de 21 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.

Veja mais artigos dela

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *