Aquário na decoração – uma forma moderna de inovar

Decoração

Além de enriquecerem a decoração, os aquários trazem sensação de leveza e tranquilidade ao ambiente, permitindo um contato mais próximo com a natureza. Inserir um aquário na decoração pode parecer um grande desafio, mas na verdade não é, você só precisa prestar atenção em alguns aspectos. Vem comigo e confira os tipos de aquários que podem ser inseridos na decoração da sua casa e alguns cuidados necessários.

Pia de Aquário

Imagine-se indo lavar as mãos e se deparar com vários peixinhos nadando no interior da estrutura da pia. Realmente é algo que não se vê todos os dias, não é mesmo? Esse é um jeito muito criativo de colocar o aquário na decoração. Além de deixar o banheiro com muita personalidade, essa peça será o destaque do cômodo.

pia de aquário
Reprodução Pinterest
aquário na decoração
Reprodução Pinterest

Aquário na parede

Esse é um modelo de aquário muito trabalhoso para fazer, mas também é um jeito super moderno de inserir um aquário na decoração. Pode ser colocado nos cômodos como quarto, sala de estar, sala de jantar e cozinha, por exemplo. É possível fazer um aquário divisor de ambiente, embutido na parede, optando pelo tamanho que melhor se adequar. É realmente uma maneira incrível de decorar.

quarto com aquário
Reprodução Pinterest
aquário na decoração da casa
Reprodução Pinterest
aquário na parede
Reprodução Pinterest
aquário divisor de ambiente
Reprodução Pinterest

Para quem prefere aquários menores, pode embuti-los na parede com molduras ao redor. Desta forma ele também se destacará no ambiente e parecerá um quadro com uma obra de arte viva.

aquários com moldura
Reprodução Pinterest
aquário embutido na parede
Reprodução Pinterest

Para colocar aquários na parede, você não precisa necessariamente embuti-los. É possível optar por tamanhos menores que podem ser parafusados na parede, sem precisar de uma grande reforma.

aquário fixo na parede
Reprodução Pinterest
aquário pequeno
Reprodução Pinterest

Mobília de Aquário

Você sabia que é possível transformar os aquários em mobília? Os cômodos que podem ser melhor explorados com essa ideia são a cozinha e a sala de estar. Na sala de estar, é possível colocar uma mesinha de centro ou uma mesinha lateral com um aquário na sua estrutura. Deixa o lugar incrível e cheio de personalidade. Já na cozinha, os aquários podem ser inseridos nas bancadas e armários. Dá uma olhadinha nas ideias abaixo.

mesinha de centro de aquário
Reprodução Pinterest
mobília com aquário embutido
Reprodução Pinterest
mesinha lateral de aquário
Reprodução Pinterest
bancada com aquário
Reprodução Pinterest

Aquário suspenso

Para quem não quer se preocupar com reformas, a melhor forma é o aquário suspenso. Ele fica elegante da mesma forma que os aquários embutidos, e também é possível variar nos tamanhos e optar pelo que mais se adequar ao espaço. Eles dão um charme no ambiente, e dependendo das cores dos peixes a da decoração interna do aquário, deixam o ambiente mais alegre e descontraído.

aquário suspenso na sala de estar
Reprodução Pinterest
aquário suspenso na cozinha
Reprodução Pinterest

Aquário na escada

Há várias maneiras de decorar as escadas com aquário. Uma delas é colocando o aquário como um corrimão. Além de servir de apoio para quem utiliza as escadas, dará um destaque ainda maior para esta área da casa. Se a escada for curva, também pode ser colocado um aquário no vão central da escada, dando um charme a mais. Outra maneira é colocar o aquário no espaço disponível embaixo da escada, também fica incrível.

aquário na escada
Reprodução Pinterest
aquário no centro da escada
Reprodução Pinterest
aquário na escada
Reprodução Pinterest
aquário embaixo da escada
Reprodução Pinterest

Dica: Para dar um destaque ainda maior para o espaço em que o aquário for inserido, as luzes de LED são muito indicadas. E ainda é possível optar pela cor que mais combinar com o ambiente.

Cuidados necessários

É necessário ter alguns cuidados com os aquários para que fiquem sempre bonitos e para que os peixinhos tenham maior tempo de vida. Quanto maior o aquário, mais trabalhoso será para mantê-lo. Portanto, se você não possui muito tempo e disposição para dedicar a isso, é melhor optar por aquários pequenos e portáteis. Pois, eles são práticos de limpar, podem ser colocados em qualquer espaço e os peixinhos menores são mais fáceis de cuidar.

aquário portátil
Reprodução Pinterest

Confira os cuidados necessário para manter um aquário:

  • Equipamentos: Analise se os equipamentos como filtro são adequados para o tamanho do aquário.
  • Escolha dos peixes: Se informe se o peixe que você comprou permanecerá daquele tamanho ou ficará maior, para que seu aquário não fique pequeno para ele.
  • Excesso de peixe: Quanto mais peixes, maior sujeira, e será preciso melhor desempenho do filtro. Fique atento para que seja proporcional.
  • Excesso de comida: O exagero de comida, além de prejudicar a saúde dos peixes, faz com que o aquário fique mais poluído com restos de comida.
  • Água do aquário: Verifique o tipo de água e a temperatura que os peixinhos escolhidos exigem. Cada peixe precisa de um tipo de água, e de uma temperatura diferente. Para verificar basta comprar um teste que é vendido nas lojas de aquário.
  • Excesso de limpeza: Cuidado com a limpeza, se for excessiva pode eliminar bactérias benéficas. Porém, limpeza de menos também não é bom, já que depois de um tempo as bactérias benéficas podem se tornar tóxicas.
  • Espécies de peixes: Se informe sobre os peixes de diferentes espécies. Se não vão comer uns aos outros, se aquela espécie deve ficar sozinha, se não vão brigar entre si, e se vivem no mesmo tipo e temperatura de água.

Espero que tenha gostado desse artigo. O aquário na decoração pode ser tanto como uma peça de muito destaque, como também pode ser um detalhe. De qualquer forma os aquários fazem toda a diferença no ambiente. Não deixe de conferir o artigo Decoração reciclável – decorar para preservar, pois nele falamos um pouco sobre como transformar lâmpadas queimadas em pequenos aquários, dentre outras formas de reciclar e decorar.

Sobre a autora:

Rafaela Specht

Extrovertida e animada são características que descrevem a Rafa, ela adora viajar, é catarinense e é amante da decoração de interiores, principalmente quando se trata de cores vibrantes e decorações cheias de personalidades.

Veja mais artigos dela

4 Comentários

  • Rafael

    Vivo em Recife e gostaria de indicação de empresa que seja apta a realizar este tipo de trabalho mostrado no site.
    Aquário de água salgada de dimensões grandes em estilo diferente do usual.
    Abraços,
    Trigueiro

    • Aline Baron

      Olá Trigueiro, que bom vê-lo aqui! Colocamos as imagens apenas como inspiração, realmente não conhecemos nenhum empresa que trabalhe com esse serviço.
      Abraços!

    • Aline Baron

      Oi Aldanne, tudo bem?
      Nos utilizamos essas imagens apenas como inspiração, realmente não conhecemos nenhum empresa que trabalhe com esse serviço. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *