O charme e o mistério do estilo étnico na decoração

Decoração

Deixar o estilo étnico invadir a sua casa, é cruzar as fronteiras do mundo e se deixar levar por lembranças da decoração oriental, indiana e africana que resultam em uma mistura harmônica e única para a sua casa.

Aplicando o estilo étnico na sua casa

1. Sobre o estilo étnico

2. Inspiração indiana

3. Inspiração africana

4. Inspiração oriental

1. Sobre o estilo étnico

Como esse estilo abrange culturas bem distintas, você precisa ter bem traçado o que deseja na sua casa, e quais características têm mais a ver com sua personalidade para não criar uma composição poluída e desagradável.

Para iniciar, você deve escolher quais traços deseja evidenciar na decoração, oriental, indiano ou africano, cada um carrega consigo suas características e cabe a você optar pela cultura que mais tenha a ver com sua personalidade.

O estilo étnico costuma garimpar lembranças de viagens, e acrescentar uma cultura diferente da sua na decoração. Mas além dessa característica, esse estilo também pede móveis de madeira nos ambientes, eles combinam com qualquer decoração que você escolha, e os escuros, são ainda melhores para contrastar com as cores.

estilo étnico na decoração

estilo étnico na decoração

A estampa animal, ou “animal print” também é uma aposta certeira nas decorações étnicas, ela pode ser usada em grande ou pequena proporção, vai depender do tamanho do ambiente. Se for uma sala de estar ampla e neutra por exemplo, vale a pena investir em um tapete ou sofá com a estampa animal, ele destacará o cômodo na medida certa. Agora, para ambientes menores, o ideal é apostar em detalhes para não tornar o espaço muito carregado.

animal print na decoração

animal print na decoração

decoração étnica

Os vasos e as esculturas também estão sempre presentes no estilo étnico, e fazem sucesso principalmente se tiverem formatos grandes ou de animais.

estilo étnico na decoração

estilo étnico na decoração

decoração étnica

Já faz tempo que as cadeiras deixaram de ser apenas um móvel funcional na casa. Elas são peças de design e decoração que fazem toda diferença no ambiente. No estilo étnico, vale apostar em cadeiras de madeira e customizar o assento. Você pode usar tecidos africanos ou lenços temáticos que trouxe de viagens para personalizar as cadeiras e garantir uma decoração muito mais acolhedora.

cadeira com estilo étnico

cadeira étnica na decoração

2. Inspiração indiana: A decoração indiana é marcada por mistérios, aromas e originalidade. Com artigos exóticos, enfeites em forma de animal, mantas coloridas, flores e velas pelo ambiente, as características desse estilo, estão sempre presentes na decoração étnica.

decoração indiana

decoração indiana

decoração indiana

estilo étnico na decoração

decoração indiana

decoração indiana

3. Inspiração africana: Inspirada nos safaris da África, esse estilo é baseado na natureza, nos artigos com animal print e nas esculturas que seguem os padrões africanos. Outra dica é apostar em desenhos geométricos ou tribais para destacar as características africanas na decoração da sua casa, e em móveis que evidenciem o acabamento rústico.

decoração africana

estilo étnico na decoração

decoração étnica

4. Inspiração oriental: Investir em design minimalista é a melhor maneira de evidenciar os traços orientais no estilo étnico. Além disso, apostar em uma mesa de jantar compacta e funcional, também é uma boa aposta. O elefante é um animal sagrado para os orientais e também é o símbolo da estabilidade, por isso, para garantir um ambiente com boas energias, é fundamental a presença de um elefante sobre o aparador ou estante da decoração da sua casa.

elefante na decoração

elefante na decoração étnica

elefante na decoração étnica

O estilo étnico nos proporciona incluir culturas que admiramos na decoração da nossa casa, e isso pode ser feito de uma maneira bem personalizada e charmosa. Gostaram do artigo e das ideias? Deixem aqui nos comentários qual é o seu estilo favorito de decoração, vou adorar saber!

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *