Como montar um cantinho da leitura em casa? Confira!

Decoração

Apesar de eu ser uma pessoa adepta ao Kindle (ebooks), acho super gostoso ter os livros físicos em mãos, como também amo ter um espaço para ter silêncio e concentração em minhas leituras.

Se você também é um amante dos livros, vai adorar essas dicas de como montar um cantinho da leitura em casa para deixar os momentos de lazer tanto em família como sozinhos mais gostosos e confortáveis.

Dá uma olhadinha nos assuntos sobre os quais falaremos nesse post:

  • Escolha do espaço
  • Conforto é o primordial
  • Cuidado com a iluminação
  • Marcenarias e prateleiras – mini biblioteca

Quer entender mais e ter o seu cantinho de leitura bem organizado e convidativo? Continue lendo este post!

Escolha do espaço

Esse é o ponto mais importante, pois é onde você irá optar por ter esse tempo de lazer, e claro, tendo preferência por locais calmos e sem muitos barulhos externos ou competir com a televisão, celular ou rádio.

A adaptação do cantinho da leitura pode ser feita em um espaço vazio do escritório, do quarto, da sala de estar, da varanda ou até mesmo ter um cômodo apenas para essa finalidade, seria muito gostoso, não é mesmo?

canto da leitura na sala
Fonte: Pexels

 

Conforto é o primordial

Essa é a parte mais divertida pelo motivo de que é a hora de escolher os itens que farão parte do seu cantinho dos livros, dessa forma, o melhor é sempre optar pelo melhor conforto e aconchego no seu espaço, pois é onde você passará boa parte do seu tempo livre.

Ótimos exemplos de itens de decoração que poderão ser usados são: almofadas, puffs, sofás, tapetes e poltronas, que além de proporcionar conforto e aconchego, juntos também criam composições bem receptivas na decoração.

Puff em mini-biblioteca
Fonte: Pexels

Cuidado com a iluminação

Exceto pelos Kindles ou outros dispositivos os quais possuem iluminação própria e que proporcionam uma leitura confortável em qualquer lugar e com qualquer iluminação, em grande maioria, é necessário para as leituras de livros físicos uma boa luz no seu espaço.

Isso pode ser feito com o uso de abajures, lustres, luminárias, luminárias de mesa, como também iluminação natural, garantindo um ambiente fofo e também muito estiloso.

Em relação à cor da lâmpada, tanto a cor amarela como a branca podem se fazer presentes, pelo fato de que cada uma proporciona um clima diferente para o seu ambiente e também para você.

A luz branca fria estimula a atenção, já as amarelas quentes trazem uma sensação de relaxamento, essas características irão fazer diferença na escolha levando em conta fatores como: hora do dia que irá ser feita a leitura, se você fica facilmente com sono ou não e tempo de leitura.

Iluminação no cantinho da leitura
Fonte: Unsplash

Marcenarias e prateleiras

Essa é a hora de apostar o máximo em sua decoração para ficar bem cheia e gostosa, pois temos que concordar que uma estante cheia de livros é linda demais, não é?

As opções de design são várias: escadas antigas, móveis sob medida, estantes modernas (como a nossa Turim), estantes com um estilo clássico, estantes pequenas; ou seja, a escolha ideal partirá de sua criatividade e também do estilo que você deseja para o seu cantinho ou mini-biblioteca.

Prateleiras mini biblioteca
Fonte: Pinterest
Estantes mini biblioteca
Fonte: Decor Fácil

A organização também merece atenção neste tópico, seus livros podem ser separados por autores, por preferências e por gêneros, o que acha?

Organização canto da leitura
Fonte: Casa Abril

E aí, gostou das dicas? Vamos adquirir o hábito da leitura? Até a próxima!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *