Como usar crochê na decoração da sua casa

Publicado por Jociane Richter em 19/07/2018 às 11:04



O crochê na decoração é um encanto! Já embelezou casas de várias gerações, e continua sendo tendências nos interiores. Nesse post nós vamos falar um pouco da história do crochê, e principalmente sobre como ele pode ser explorado na decoração de interiores, continue essa leitura, e conheça mais.

Conta-se que as artes em crochê têm origem pré-histórica, não se sabe exatamente como surgiram, mas, dizem que a técnica tem origem francesa, e com o tempo foi se estendendo para outros países, até se tornar símbolo artesanal no mundo tudo. Ou seja, a técnica é realmente antiga e faz parte da cultura de diversos povos.

O crochê é uma técnica totalmente manual e é passada de geração para geração. Quem executa o trabalho precisa de habilidade e paciência para desenvolver artesanatos feitos apenas com fio e agulha. Normalmente, quem pratica o artesanato, aprendeu com a avó, mãe, ou então fez algum curso profissionalizante.

Considerado como um item atemporal, o crochê na decoração pode aquecer o inverno, acrescentar texturas aos ambientes, renovar o visual de um móvel, ou ainda simplesmente dar um toque retrô ao espaço.

O crochê é feito a mão e sua característica artesanal é perfeita para garantir uma decoração muito mais personalizada, aconchegante e charmosa. Além dessas características, talvez você tenha lembranças das toalhinhas de crochê que enchiam de charme a casa da sua avó, e por isso, queira reviver essa memória na sua decoração.

Onde usar o crochê na decoração

As peças de crochê são curingas na decoração e podem ser usadas em qualquer ambiente da casa. A seguir vamos te mostrar como usar o artesanato em cada cantinho da casa para deixa-los mais charmosos e com aquela sensação gostosa de aconchego.

Quarto das crianças: No quarto dos pequenos o crochê pode ser usado nos cestos para guardar brinquedos, em forma de ursinhos para decorar o espaço, ou ainda nas mantas sobre a cama. Aliás, essa última dica vale também para quartos de adultos, ein? Além das tradicionais passadeiras de crochê, que nunca perdem seu espaço.

croche na decoração

croche no quarto das crianças

bixinhos de crochê

macaco de crochê

cama com crochê no quarto

passadeira de crochê

Sala de estar: Aqui ele tem inúmeras funções! Você pode usar o crochê na decoração da sala de estar em forma de almofadas ou mantas para acrescentar cor, naturalidade e conforto ao sofá.

crochê na sala de estar

crochê na decoração

crochê no sofá

Ou então nos tapetes de crochê, que são verdadeiros clássicos do décor. O tapete pode ser redondo, quadrado ou retangular, possuir cores neutras, ou coloridas, vai depender do estilo do ambiente. Aqui nesse post falamos sobre 7 tipos de decoração, se você ainda não encontrou o seu, vale a pena conferir.

tapete redondo de crochê

decoração com crochê

tapete redondo de crochê azul

Cozinha/sala de jantar: Vamos falar do crochê nesses dois ambientes de uma só vez porque afinal, na maioria dos lares eles estão sendo integrados, não é? Aqui o crochê na decoração pode estar presente nas cortinas, que inclusive deixam o espaço com a sensação de leveza, nos trilhos de mesa, que lembram o aconchego das casas de fazenda.

croche na decoração da mesa

cortina de crochê

cortina de crochê colorida

trilho de mesa de crochê

Também separamos algumas ideias para te inspirar a abusar do crochê na decoração da sala de estar ou da cozinha nos detalhes.

canecas revestidas de crochê

crochê no pé de cadeira

decoração com crochê

decoração com crochê

decoração com crochê

Banheiro: Os jogos de banheiro feitos em crochê com barbante, são verdadeiros clássicos da decoração de banheiro. Normalmente eles são formados por um ou dois tapetes, capa para tampo do vaso, e em alguns casos, acompanha também o porta papel higiênico. Além dos tradicionais jogos feitos em barbante, também têm opções feitas com outros materiais seguindo a mesma técnica do crochê, que embelezam o ambiente, e o deixam mais confortável.

jogo banheiro de crochê

crochê no banheiro

decoração com crochê

Agora que você já sabe como usar o crochê na decoração de cada ambiente da casa, já pode resgatar as toalhas que estavam guardadas no fundo do guarda-roupas, ou então, procurar uma artesã da sua cidade que faça essas peças lindas pra você! Para finalizar, deixaremos mais algumas ideias em crochê que são encantadoras.

crochê na decoração

crochê nos detalhes

 


DECORAÇÃO

Leia Também

Otimize seu espaço: Conheça tudo sobre coberturas retráteis!

Cobertura retrátil

Ambientes externos muitas vezes deixam de ser utilizados no dia a dia por conta de chuvas, sujeiras ou raios solares. A cobertura retrátil é a solução para adequar seu espaço e poder utilizar da maneira que desejar!

 

Parede de pedra na decoração: Descubra como usar na sua casa

parede de pedras

As paredes de pedras fazem muito sucesso no estilo rústico e contemporâneo. Confira os benefícios que a parede de pedras pode oferecer e o melhor lugar para fazer o revestimento.

 

Para se inspirar: Decoração com frases nos interiores

decoração com frases

Ter a decoração como uma fonte de motivação e inspiração é essencial para o dia a dia, que tal utilizar frases inspiradoras para alegrar sua casa e seus dias?

 

Comentários

  1. Inês Walter disse:

    Lindas imagens! Adoro crochê! Só não sei fazer… Ainda! 🙂
    Um Feliz Natal para vocês!

     
    1. Iaza Blog disse:

      Um desafio para 2016 Inês… Aprender a fazer crochê rs. Da pra criar belos artigos decorativos, não é? 🙂

       
  2. Andrea Brandelli disse:

    Vc faz para vender. Adoro croche! Adorei a colcha com quadrados coloridos que tem uma almofada colorida também na foto

     
    1. Iaza Blog disse:

      Olá Andrea, ainda não aprendi rsrs. Mas procure os blogs de artesanatos especializados nisso, você encontrá várias opções. 🙂

       
  3. Karina disse:

    Acho muito lindo essas peças de crochê, muito elegante.

     
    1. Iaza Blog disse:

      Oi Karina, elas são lindas mesmo, né? Também amamos. ♥

       
  4. Luciana disse:

    Gostaria de saber o gráfico do tapete azulado e o nome da cor da linha

     
    1. Iaza Blog disse:

      Oi Luciana, tudo bem? Essas peças não foram produzidas por nós, por isso, não temos essa informação. Desculpe por não poder ajudá-la. 🙁

       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Siga o instagram da iaza e acompanhe nossas inspirações!