Tudo sobre decoração, dicas e tendências | Blog Casa da Iaza

Como usar crochê na decoração da sua casa

Jociane Richter
7 anos ago

O crochê na decoração é um encanto! Já embelezou casas de várias gerações, e continua sendo tendências nos interiores. Nesse post nós vamos falar um pouco da história do crochê, e principalmente sobre como ele pode ser explorado na decoração de interiores, continue essa leitura, e conheça mais.

Conta-se que as artes em crochê têm origem pré-histórica, não se sabe exatamente como surgiram, mas, dizem que a técnica tem origem francesa, e com o tempo foi se estendendo para outros países, até se tornar símbolo artesanal no mundo tudo. Ou seja, a técnica é realmente antiga e faz parte da cultura de diversos povos.

O crochê é uma técnica totalmente manual e é passada de geração para geração. Quem executa o trabalho precisa de habilidade e paciência para desenvolver artesanatos feitos apenas com fio e agulha. Normalmente, quem pratica o artesanato, aprendeu com a avó, mãe, ou então fez algum curso profissionalizante.

Considerado como um item atemporal, o crochê na decoração pode aquecer o inverno, acrescentar texturas aos ambientes, renovar o visual de um móvel, ou ainda simplesmente dar um toque retrô ao espaço.

O crochê é feito a mão e sua característica artesanal é perfeita para garantir uma decoração muito mais personalizada, aconchegante e charmosa. Além dessas características, talvez você tenha lembranças das toalhinhas de crochê que enchiam de charme a casa da sua avó, e por isso, queira reviver essa memória na sua decoração. ♥

Onde usar o crochê na decoração

As peças de crochê são curingas na decoração e podem ser usadas em qualquer ambiente da casa. A seguir vamos te mostrar como usar o artesanato em cada cantinho da casa para deixa-los mais charmosos e com aquela sensação gostosa de aconchego.

Quarto das crianças: No quarto dos pequenos o crochê pode ser usado nos cestos para guardar brinquedos, em forma de ursinhos para decorar o espaço, ou ainda nas mantas sobre a cama. Aliás, essa última dica vale também para quartos de adultos, ein? Além das tradicionais passadeiras de crochê, que nunca perdem seu espaço.

Sala de estar: Aqui ele tem inúmeras funções! Você pode usar o crochê na decoração da sala de estar em forma de almofadas ou mantas para acrescentar cor, naturalidade e conforto ao sofá.

Ou então nos tapetes de crochê, que são verdadeiros clássicos do décor. O tapete pode ser redondo, quadrado ou retangular, possuir cores neutras, ou coloridas, vai depender do estilo do ambiente. Aqui nesse post falamos sobre 7 tipos de decoração, se você ainda não encontrou o seu, vale a pena conferir.

Cozinha/sala de jantar: Vamos falar do crochê nesses dois ambientes de uma só vez porque afinal, na maioria dos lares eles estão sendo integrados, não é? Aqui o crochê na decoração pode estar presente nas cortinas, que inclusive deixam o espaço com a sensação de leveza, nos trilhos de mesa, que lembram o aconchego das casas de fazenda.

Também separamos algumas ideias para te inspirar a abusar do crochê na decoração da sala de estar ou da cozinha nos detalhes. ♥

Banheiro: Os jogos de banheiro feitos em crochê com barbante, são verdadeiros clássicos da decoração de banheiro. Normalmente eles são formados por um ou dois tapetes, capa para tampo do vaso, e em alguns casos, acompanha também o porta papel higiênico. Além dos tradicionais jogos feitos em barbante, também têm opções feitas com outros materiais seguindo a mesma técnica do crochê, que embelezam o ambiente, e o deixam mais confortável.

Agora que você já sabe como usar o crochê na decoração de cada ambiente da casa, já pode resgatar as toalhas que estavam guardadas no fundo do guarda-roupas, ou então, procurar uma artesã da sua cidade que faça essas peças lindas pra você! Para finalizar, deixaremos mais algumas ideias em crochê que são encantadoras. ♥

Categorias: Decoração
Tags: decoração, FAÇA VOCÊ MESMO
Deixar um comentário

Tudo sobre decoração, dicas e tendências | Blog Casa da Iaza

Desenvolvido por WordPress

Ir para o topo