Decoração minimalista: Tudo o que você precisa saber

Decoração

O estilo slow living e o escandinavo têm seus traços marcados na decoração minimalista, principalmente no sentido de priorizar a funcionalidade dos espaços apenas com coisas necessárias, sem exageros. Sabe aquele ditado de que “menos é mais”? Ele é totalmente aplicado nesse estilo de decoração.

Conta-se que o estilo minimalista surgiu no período pós Segunda Guerra Mundial, quando a maioria das pessoas tinham perdido praticamente tudo o que tinham em casa e tiveram que reaprender a viver apenas com o essencial. Por isso, a decoração minimalista é vista como um estilo de vida, ou seja, ela pode ser aplicada em qualquer decoração.

Inserindo a decoração minimalista em casa:

  • Desapego
  • Organização
  • Praticidade

 

Para apostar nesse estilo de vida, você precisará obrigatoriamente, seguir os três passos acima, ou seja, desapegar, organizar e focar na praticidade, se você quer isso na sua casa, então continue lendo esse artigo para saber como garantir essa decoração. 😊

Menos é mais, e por isso, se você também não gosta daquele monte de coisas entulhadas nos ambientes, a decoração minimalista é pra você. O acúmulo de objetos decorativos não é bem-vindo no minimalismo, e por isso, se você quer manter a funcionalidade e organização do espaço, comece pelo desapego, e se desfaça de todas aquelas coisas que não tem utilidade no ambiente. O que sempre será bem-vindo nesse estilo, são as flores e folhagens, decore os cômodos com elas e garanta uma casa fresca, funcional e lindíssima.

Decoração minimailista

Decoração minimalista - blog da iaza

Cores da decoração minimalista

A paleta de cores, assim como no estilo escandinavo, é neutra. O branco, tons de cinza, preto e demais tons neutros como o castanho, podem aparecer em ambientes minimalistas. As cores vibrantes não têm tanto foco nesse estilo, e a presença de luz natural por meio de amplas janelas, é fundamental para garantir a naturalidade que o minimalismo deseja representar.

decoração minimalista blog iaza móveis

Decoração minimalista blog iaza

Os móveis devem seguir a premissa da funcionalidade, móveis imponentes e com linhas assimétricas são os indicados para a decoração minimalista. Optar por móveis que além de funcionais, decorem o espaço, também é uma ótima opção, já que eles não levarão muitas decorações sobre si.

sala de jantar minimalista

sala de jantar minimalista

A decoração minimalista também dispensa tudo aquilo que serve para preencher o espaço como tapetes, quadros e demais acessórios decorativos, quanto mais limpo estiver o ambiente, mais minimalista ele será.

decoração minimalista blog iaza

decoração minimalista blog iaza móveis

Pele, vidro, aço e madeira são alguns dos materiais comuns desse estilo, simples e naturais eles embelezam e decoram a casa com funcionalidade.

Para exemplificar tudo isso, eu trouxe pra vocês um projeto de um apartamento de 78m² que prioriza os estilos minimalista e industrial na decoração. O projeto foi feito por Junior Piacesi Arquitetura, e as fotos são do Gustavo Xavier, o projeto na íntegra você confere lá no portal da Casa Cláudia.

Os ambientes integrados e as linhas retas desse apartamento, demonstram a decoração minimalista com uma pegada contemporânea e industrial aplicada. Os poucos e essenciais elementos dos ambientes, tornam tudo mais prático.

Decoração minimalista blog iaza

 Divulgação Casa Cláudia

Decoração minimalista blog iaza móveis

Divulgação Casa Cláudia

Decoração minimalista - Blog Iaza móveis

Divulgação Casa Cláudia

Decoração minimalista - Blog Iaza Móveis

Divulgação Casa Cláudia

 

Vocês viram que para inserir o estilo minimalista na sua casa, as palavras de ordem são desapego, organização e funcionalidade, não é? Então, aproveite para conhecer os móveis de madeira cheios de funcionalidade que deixarão seus ambientes completos e cheios de vida.

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *