5 passos para aquecer o seu lar com a decoração outono/inverno

Decoração

Já esfriou por aí também? Aqui no planalto norte de Santa Catarina já estamos todos “encasacados” curtindo o outono e aguardando o inverno. Nessa época a decoração da nossa casa muda automaticamente, afinal, são constantes as cobertas e mantinhas sobre o sofá e os tapetes mais felpudos pela casa, não é mesmo?

Mas, nesse post vamos te dar dicas que vão além do básico para transformar a sua casa com a decoração outono/inverno em um lar muito mais acolhedor e aquecido durante as estações mais frias, vamos lá?

Quando muda a estação, nossos hábitos mudam também, ainda mais quando se trata das regiões mais frias do país. As roupas mudam, substituímos algumas comidas, e automaticamente, passamos mais tempo em casa, e por isso, precisamos de um cantinho bem aconchegante e acolhedor para curtirmos o inverno da melhor maneira. <3

Nesse artigo vamos falar de cinco pontos essenciais que vão te ajudar a montar uma bela decoração de outono/inverno, acompanhe:

  1. Tecidos e revestimentos;
  2. Cores de inverno;
  3. Iluminação;
  4. Lareira e aquecedores;
  5. Móveis e objetos.

Tecidos e revestimentos

Involuntariamente os tecidos aparecem mais na nossa casa durante o inverno, mas, eles podem se tornar os protagonistas na decoração se forem usados em composições adequadas. Acompanhe abaixo como usar e abusar de tecidos e revestimentos para aquecer sua casa.

Cortinas: Nas estações mais quentes, as janelas e cortinas costumam permanecer abertas o dia todo, mas, quando as temperaturas caem, a tendência é que elas fiquem cada vez mais fechadas, e por isso, vale a pena investir em um forro mais grosso durante essa época, para manter o ambiente mais aquecido e com a cara da decoração outono/inverno.

Fonte: Iaza

Almofadas: Elas também podem ser usadas e abusadas nas estações mais frias. Seja sobre a cama, o sofá ou as poltronas, além de embelezar os ambientes, elas também aquecem a decoração. Prefira as almofadas de tricô, lã ou tecidos mais felpudos.

almofadas na decoração
Reprodução Pinterest
almofadas na decoração
Reprodução Pinterest

Tapetes: Eles têm o poder de proteger nossos pés contra o piso gelado, e ainda são extremamente charmosos para fazer parte da decoração. Eles deixam os cômodos muito mais aquecidos e aconchegantes, e além disso, acrescentam requinte ao espaço. Já falamos aqui sobre dicas para escolher o tapete ideal.

casa decorada para o inverno
Reprodução Pinterest
Decoração com tapetes
Fonte: Iaza
Fonte: Iaza

Mantas e tricôs: Vista os sofás e as poltronas da casa com mantas ou tricôs, eles deixam a sala de estar muito mais convidativa e charmosa. Quem não quer aproveitar uma noite gelada em um sofá coberto por mantas quentinhas?

Além de aquecer, as mantas também são perfeitas para deixar o cômodo com a cara dos moradores. Você pode escolher tecidos e cores que combinem com a personalidade dos donos da casa.

mantas na decoração
Reprodução Pinterest
mantas na decoração
Reprodução Pinterest

Roupas de cama: Nem só os ambientes de convivência devem ser lembrados na hora de renovar a decoração da casa para o inverno. Os espaços mais íntimos, merecem um carinho todo especial, afinal, quer lugar mais delicioso do que o quarto para passarmos horas e horas no inverno?

Para deixá-lo com a cara da estação, comece trocando as roupas de cama, substitua os edredons mais leves por cobertas mais pesadas, use colchas, e coloque mais almofadas ou travesseiros sobre a cama, elas deixam a cama deliciosa e muito mais convidativa.

roupas de cama no inverno
Reprodução Pinterest
quarto decorado para o inverno
Reprodução Pinterest
quarto decorado para inverno
Reprodução Pinterest

Cores de inverno

Os tons mais fechados são os mais usados no inverno. Nuances de azul, marsala, verde militar e tons de laranja e marrom são os mais indicados durante as estações outono/inverno. Você pode trazer essas cores para a sua casa através dos detalhes, como tapetes, almofadas e tricôs. O bege e o cinza, funcionam bem como cores base em qualquer época do ano, por isso, não tenha medo de usá-los.

Fonte: Iaza
decoração para o inverno
Reprodução Pinterest

Iluminação

A iluminação diz muito sobre um ambiente da casa, por isso, vale apostar em uma iluminação que deixe o espaço bem aconchegante e intimista. Para a decoração outono e inverno, o indicado é usar lâmpadas ou abajures com luz amarela, pois a cor traz a sensação de calor e aconchego para o ambiente.

Fonte: Iaza

Lareira/aquecedores

Se tiver lareira em casa, melhor ainda! A lareira acesa aquece e enche de charme a sala de jantar ou sala de estar, por isso, seja ela manual ou elétrica, a lareira é uma grande aposta para a decoração de inverno.

decoração para outono inverno
Reprodução Pinterest

O fogo tem o poder incrível de trazer a deliciosa sensação de aconchego para os lares, seja por meio de lareira, fogão à lenha, candelabros ou velas, não deixe de manter a sua casa bem iluminada, as luzes fazem toda diferença na decoração de inverno!

Fonte: Iaza
Velas na decoração outono inverno
Reprodução Pinterest

Móveis e objetos para outono/inverno

É claro que você não vai mudar a mobília toda da casa a cada estação, não é? Mas você pode evidenciar algumas peças durante as estações mais frias, como por exemplo, as poltronas e os sofás. Móveis convidativos e aconchegantes que acabam sendo muito mais usados do que móveis que ficam na varanda, por exemplo, por isso merecem ser destacados durante essas estações.

Móveis outono inverno

Os móveis de madeira são ótimos para aquecer os ambientes, por serem feitos de material natural, eles são perfeitos para dar a sensação térmica ideal que a casa pede nas épocas mais frias.

Fonte: Iaza
Fonte: Instagram Família Kruze

Além dos móveis, objetos que transmitem aconchego também podem ser explorados na decoração de outono/inverno, as almofadas, os tapetes e as mantas nós já citamos, mas, você também pode investir em cestos ou revisteiros de vime por exemplo, jogos americanos ou souplast de palha, eles esbanjam charme e tem tudo a ver com a estação.

decoração outono inverno
Reprodução Pinterest
decoração outono inverno
Reprodução Pinterest

Os arranjos com flores da época ou com galhos secos, também são perfeitos para decorar ambientes durante o inverno, eles acrescentam charme, e deixam a decoração mais cheia de vida e com um toque convidativo.

decoração outono inverno
Reprodução Pinterest

móveis de madeira na decoração outono inverno

decoração de inverno

Nada se compara ao aconchego do nosso lar, não é? Por isso é muito importante cuidarmos bem dele e deixarmos ele sempre bem agradável e convidativo, principalmente no outono e inverno, que são as estações onde mais curtimos o nosso lar.

Curiosidade: Aqui no Sul nós temos o costume de tomar muito chimarrão e comer pinhão no inverno, ao redor de um fogão a lenha ou de uma lareira. E na sua região, qual é o costume para curtir o frio? E se você não é de regiões que fazem frio, venha para o sul curtir um pouco dessa época tão charmosa. 😊

Alguns dos móveis desse artigo, estão disponíveis para venda em nossa loja online.

Clique aqui se você gostou deles: comprar móveis de madeira maciça.

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *