Porquê você deve ter um espaço gourmet na sua casa

Decoração

Receber bem, preparar receitas e interagir com quem convidamos para ir em nossa casa, é um desejo comum entre pessoas que gostam de cozinhar e receber amigos e familiares para confraternizar. E o sinônimo de todos esses juntos, chame-se espaço gourmet, e é sobre ele que falaremos nesse post, acompanhe:

O formato tradicional de cozinha/sala de jantar separados está cada vez mais em desuso, o “conceito aberto” veio para ficar, e é nele que o espaço gourmet conquistou os moradores.  Os motivos para tal, são fáceis de compreender:

  • Formato contemporâneo
  • Interação no mesmo ambiente
  • Funcionalidade

Realmente é o espaço perfeito para receber pessoas especiais, se divertir na cozinha, e celebrar bons momentos!

Formatos de espaço gourmet

Outra vantagem dos espaços gourmet, é que além de fazer parte do cômodo principal da casa no conceito aberto, ele também pode ser montado em outros espaços. A varanda por exemplo, pode ser o lugar ideal, ou até mesmo em um espaço externo destinado a churrasqueira por exemplo.

  • Espaço gourmet externo
  • Espaço gourmet na varanda/sacada
  • Espaço gourmet interno (conceito aberto)

Espaço gourmet externo

Além de todas as vantagens que já vimos até aqui, se você optar por uma área gourmet externa, você terá a presença de luz natural, ventilação, e o melhor de tudo, um contato maior com a natureza. Por isso, se você área externa com espaço, apostar nesse ambiente é uma ótima forma de integrá-lo com a área de lazer e garantir o lugar favorito da casa pelos moradores e visitantes.

Esse é um formato muito adotado em casas de fazenda, casas de campo e casas de praia, por geralmente abrigarem muitas pessoas.

Olha que lindas essas áreas gourmet integradas com a churrasqueiras:

espaço gourmet
Fonte: Pinterest
espaço gourmet
Fonte: Pinterest

Espaço gourmet na varanda/sacada

A ideia de aproveitar a varanda ou a sacada para criar o ambiente gourmet também é ótima, principalmente para quem tem pouco espaço interno, e pretende usá-lo da melhor forma. Na varanda gourmet você consegue integrar a sala de jantar e a churrasqueira no mesmo lugar, e garante um lugar perfeito para reunir amigos em um happy hour.

varanda gourmet
Fonte: Casa de Valentina
varanda gourmet
Fonte: Pinterest
Varanda gourmet coberta
Fonte: Iaza

Confira essa mesa em nossa loja!

Espaço gourmet interno

Talvez esse seja um dos formatos mais utilizados hoje em dia, que é a integração da cozinha + sala de jantar + sala de estar no mesmo ambiente, que é o chamado “conceito aberto”. É esse o principio do espaço gourmet, ter uma área onde você possa cozinhar, receber e interagir ao mesmo tempo.

Para esse formato, a ilha gourmet funciona super bem para separar a área de cozinhar e a área de estar/jantar, mas sem deixa-las distantes.

Móveis para área gourmet
Fonte: Iaza
Móveis para área gourmet
Fonte: Iaza

Confira esse conjunto em nossa loja!

Independentemente do espaço que você tem para criar a área gourmet, é possível adaptar o que você deseja com o que é realmente essencial. Abaixo você vai conferir uma relação que ajudará você a aproveitar melhor o espaço, e selecionar itens fundamentais para criar um ambiente cheio de personalidade!

Móveis para área gourmet

Os móveis indicados para compor a área gourmet, são móveis funcionais que além de deixar o espaço mais prático, também acrescentem aconchego ao ambiente. Móveis de madeira por exemplo, são boas opções para garantir peças fáceis de manter limpas, são duráveis, e por serem feitas de uma matéria-prima natural, adicionam um toque especial de acolhimento.

Banquetas, bancadas, bancos e puffs, por exemplo, são perfeitos para compor esse ambiente, além de deixarem a decoração mais descontraída e convidativa, eles são compactos, ocupam pouco espaço e podem ser facilmente levados de um lado para o outro.

Móveis para área gourmet
Fonte: Iaza

Os sofás de madeira também são perfeitos para completar a decoração do seu cantinho gourmet. Por terem estrutura de madeira maciça, são fáceis de limpar, e os modelos com almofadas soltas e capas removíveis, são os mais indicados. Garantem um lugar convidativo e extremamente charmoso.

Móveis para área gourmet
Fonte: Iaza

As cristaleiras também são bem-vindas no espaço gourmet. Elas podem acomodar as louças e cristais favoritos dos moradores da casa, serve como móvel de apoio para armazenar outros itens do cômodo, e é uma peça decorativa que adiciona personalidade.

Nesse post você confere mais formas de como usar a cristaleira na decoração.

Cristaleira de madeira e vidro
Fonte: Iaza

Horta / jardim vertical no ambiente gourmet: Essa é uma ideia para deixar o lugar bem funcional e com um toque natural! Que tal deixar seus temperos favoritos ao alcance das mãos? Incluir uma horta ou um jardim vertical no espaço gourmet, é uma forma bem charmosa de decorar o ambiente e deixar tudo propício para o preparo de pratos deliciosos!

temperos no espaço gourmet
Fonte: Pinterest
horta vertical no espaço gourmet
Fonte: Pinterest
jardim vertical na decoração
Fonte: Pinterest

Prateleiras: Verticalize! Essa é a regra para otimizar espaços compactos, e uma ótima forma de decorar e também servir de apoio de utensílios do ambiente. Como elas ocupam apenas espaço vertical, são ideais para pequenos cômodos, ou para quem deseja incluir vários itens decorativos ou utensílios e não tem muito espaço para isso. Crie prateleiras modulares e garanta um lugar cheio de estilo.

espaço gourmet com prateleiras
Fonte: Pinterest

E aí, gostou das dicas? Já sabe como vai ser o espaço gourmet da sua casa? Espero ter contribuído, e ficarei feliz em ver você compartilhando conosco seu cantinho. <3

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *