A funcionalidade e o requinte do estilo alemão na decoração

Decoração

A Alemanha se caracteriza por ser um dos países mais organizados do planeta. Limpo e estruturado, sua população representa muita ordem e amor à pátria mantendo seu país entre os primeiros no ranking do primeiro mundo. O estilo alemão é marcado também por suas festas típicas como a Oktoberfest, que passa de geração pra geração sendo um exemplo de tradição.

Quando falamos em arquitetura e decoração, a Alemanha também se destaca, suas casas tradicionais com tirantes de madeira dão estilo e beleza a essas construções, além é claro, de dar um requinte robusto em suas obras.

Se você simpatiza com o estilo alemão, suas construções típicas, decorações rústicas e designs festivos, esse é o post perfeito para você. Os alemães são exemplos de boa capacidade criativa e conseguem criar designs muito atraentes e sofisticados.

Arquitetura Alemã

Um dos estilos arquitetônicos que mais caracteriza a Alemanha é o estilo Fachwerk – palavra em alemão para enxaimel. Esse estilo de construção baseia-se na montagem de paredes com hastes de madeira que tem seus espaços preenchidos por pedras ou tijolos. O telhado inclinado dessas construções justifica-se pelo clima alemão, que tem períodos muito úmidos e chuvosos, a estrutura inclinada serve para preservar a madeira da chuva.

O estilo está presente em várias cidades, em alguns casos segue o padrão tradicional, e em outros, existem adaptações que deixam as casas com um toque contemporâneo.

No sul do Brasil esse estilo é comum em cidades com forte influência da cultura alemã. Em Pomerode, por exemplo, cidade catarinense localizada no Vale do Itajaí, está a maior concentração de casas enxaimel fora da Alemanha, não por acaso, é considerada a cidade mais alemã do Brasil.

casa pomerode

casa alemã em Pomerode

O povo alemão é conhecido por ser sempre bem planejado, para eles, todos os feitos têm algum significado, e nas construções é a mesma coisa, raramente encontra-se uma obra alemã mal-acabada. A funcionalidade é o fator chave da arquitetura alemã, traços minimalistas e foco no que é essencial, são características do estilo.

Arquitetura alemã

arquitetura alemã

casa estilo alemão

Decoração Alemã

A decoração alemã é marcada por possuir muitas cores vibrantes, formas simples e superfícies pra lá de acolhedoras. Entre as cores preferidas dos alemães, encontram-se o vermelho, o azul, o amarelo e o roxo, todas cores que quando combinadas transmitem alegria e harmonia para o ambiente, características marcantes do estilo alemão.

A combinação de cores da bandeira (amarelo, preto e vermelho) junto com o branco, também é muito utilizado nas decorações, e ficam incríveis quando combinadas com móveis rústicos de madeira que remetam ao aconchego. Dá uma olhada na alegria que transmitem alguns estilos alemães de decorar!

decoração alemã

decoração alemã

Cantinho Alemão

Uma das decorações de origem alemã marcante no Brasil, é o cantinho alemão. Inicialmente esse design era focado para bares e restaurantes, mas hoje em dia ele já toma conta de diversas casas. O sofá é o móvel predileto dos alemães, conta-se que eles passam mais de 3 horas por dia nele, a partir daí surge a ideia do “cantinho alemão” que é composto por um sofá próximo da parede junto com uma mesa de jantar. Essa é a solução ideal para você que quer otimizar o espaço da casa ou apartamento sem perder o aconchego e sofisticação.

Os alemães entendem sua casa como um ponto que representa sua personalidade, por isso, a maioria da população não poupa esforço quando se trata de manter seu lar bem decorado.

decoração alemã

canto alemão

decoração estilo alemão

Jardim Alemão

O jardim é levado muito a sério pelos alemães. O verão do país é curto, e por isso as pessoas cuidam e capricham muito no acabamento do jardim. Os jardins alemães são marcados por serem muito coloridos e alegres. Pessoas que moram em apartamentos muitas vezes assinam contratos com outros proprietários de terras, alugando pequenos espaços para o cultivo dos jardins, o povo alemão ama cuidar de jardins!

Dá uma olhada nesses lindos jardins alemães que, com certeza, vão ajudar a te inspirar para montar o seu jardim inspirado no estilo alemão.

jardim alemão

jardim alemão

jardim alemão

Estilo alemão no Brasil

O Brasil, principalmente a região sul, conta com uma grande quantia de imigrante alemães. Cidades de Santa Catarina como Blumenau, Indaial e São Bento do Sul são exemplos disso. A influência da cultura alemã é muito grande, vai desde o hábito cervejeiro, na gastronomia, (que até os Alemães dizem que o Brasil é o país que chega mais próximo da comida deles) nas arquiteturas e jardins, muito marcantes em cidades típicas marcadas pela colonização alemã, como já citamos no início do artigo, Pomerode é um exemplo perfeito.

estilo alemão Pomerode

festa típica alemã em Santa Catarina

local típico alemão em Blumenau

estilo alemão

Características gerais Alemãs

A Alemanha é conhecida por ser um dos países mais festivos do mundo, e é referência ao se tratar de animação e tradição. A Oktoberfest é uma das mais famosas festas do mundo e reúne milhões de pessoas a cada edição. A festa é marcada por milhares litros de chopp, que inclusive é tido como uma das melhores cervejas do planeta. Aqui em São Bento do Sul, onde estamos localizados, acontece a Schlachtfest, uma festa típica da cidade que busca manter a tradição e homenagear a grande colonização alemã na cidade.

Festa Oktoberfest

Oktober Alemanha

Os pratos típicos alemães também são muito conhecidos, principalmente na região sul do país. Marcado por seus pratos robustos, seus ingredientes principais são a carne de porco, o repolho, o chucrute, a batata e a salsicha. Dá uma olhadinha nesses pratos que selecionamos para você!

prato típico alemão

prato típico Oktoberfest

Impressionante a diversidade cultural desse país, não é?! Para fechar com chave de ouro esse post, escolhemos mais algumas curiosidades sobre a Alemanha:

  • A Alemanha possui 4 títulos da copa do mundo, fica atrás apenas do Brasil;
  • O país é um dos maiores consumidores de cerveja do mundo, existem cerca de 1.200 cervejarias no país;
  • Cachorros com seu dono, possuem acesso livre a locais públicos;
  • A Alemanha possuí o maior zoológico do mundo – o Zoologischer Garten de Berlin conta com mais de 13 mil animais;
  • Cerca de 1/3 do país é coberto por matas e florestas;
  • O alemão ainda é o idioma mais falado da Europa;
  • A Oktoberfest de Munique é o maior festival Folk do mundo.

Se você também se interessa por estilos de decorações de outros países, dá uma conferida nos posts sobre decoração americana e decoração italiana.

Sobre o autor:

Christian Saidok

Catarinense, o Chris tem 20 anos e é apaixonado por futebol e fotografia. Futuro publicitário, ele acredita que a propaganda é a chave para o consumidor. No blog, busca todas as tendências no campo da decoração e se renova dia a dia atrás de informações relevantes para o ramo moveleiro.

Veja mais artigos dele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *