Tudo sobre Puff na decoração de ambientes

Dicas

O puff na decoração de ambientes é uma peça curinga e funcional, pode ser transportada facilmente de um cômodo para o outro de acordo com sua necessidade. Além disso, permitem uma decoração super charmosa e aconchegante.

Esse móvel é utilizado a muito tempo e antigamente era considerado uma peça de luxo, pois somente reis e rainhas o usavam. Contudo, anos se passaram e hoje é uma peça multifuncional para vários espaços da casa.

Continue a leitura e descubra como e onde os pufes podem ser utilizados na decoração e suas funcionalidades.

Sala de estar

A sala de estar é o lugar onde costumamos receber visitas, assistir e relaxar após um dia exaustivo. E por isso, o puff é um móvel perfeito para esse cômodo, servindo como o tradicional apoio para os pés ou usado como um assento extra, se faltar lugares na sala.

Puff na sala de estar
Fonte: Iaza

Outra funcionalidade do puff na decoração da sala é ser utilizado como mesinha de centro ou lateral, para apoiar itens ou mesmo objetos decorativos.

Se quiser saber tudo sobre decoração de sala de estar, confira esse artigo: Decoração de sala de estar: o guia completo para não errar.

puff na decorção
Fonte: Iaza

Quarto

Se seu quarto é relativamente pequeno e a falta de espaço para apoiar os objetos um puff pode ajudar, um recamier serve de auxílio para calçar o sapato, apoiar roupas e outros acessórios como bolsas. Para aproveitar ainda mais o espaço opte por um modelo de puff estilo “baú”, assim poderá armazenar objetos e manter a organização do quarto.

Puff no modelo baú
Fonte: Archiproducts

O puff também é muito utilizado nos closets! Pode ser usado nas penteadeiras ou mesmo no centro do cômodo, servindo de auxílio para apoiar objetos e para calçar os sapatos. Além de alimentar a decoração do closet, é extremamente funcional.

Puff na decoração do closet
Fonte: Decorfacil
Puff no canto do closet
Fonte: Margoandme

Outra forma para utilizar o puff, é substituir pela tradicional poltrona no canto do quarto. Além de ficar um cantinho descolado e tumblr, é perfeito para relaxar e ler um bom livro.

Puff de couro na decoração do quarto
Fonte: Casa.abril
Decoração do quarto com puff
Fonte: Vivadecora

Hall de entrada

Muitas pessoas possuem o costume de tirar ou trocar os sapatos ao chegar em casa, o puff na decoração do hall de entrada pode servir como apoio para os sapatos e auxilia na hora de calçá-los. E se esse ambiente não tiver muito espaço, pode-se optar por um puff pequeno. Pois, além de servir como apoio e componente decorativo, o puff deixará o espaço visualmente maior sem ocupar tanto espaço.

puff no hall de entrada
Fonte: Momooze

Escritório

O puff na decoração do escritório faz toda a diferença, pois este é um cômodo profissional, onde as pessoas costumam tratar de assuntos do trabalho e recepcionar pessoas. E com isso, um puff mais requintado trará a elegância e a sofisticação que o ambiente exige. Além da parte estética, o puff também servirá como um assento extra ou mesinha para apoiar objetos.

puff no escritorio
Fonte: Casadevalentina

Varanda

Os cômodos externos também merecem conforto e aconchego, não é mesmo? É sempre bom tirar um tempo no final de tarde para sentar na varanda e relaxar vendo o pôr do sol, sentindo a brisa do vento e respirando ar puro. O puff na decoração da varanda proporcionará ainda mais conforto para esses momentos. Mas fique atento, é preciso escolher um tecido resistente para ficar ao tempo.

Puff no jardim
Fonte: Casa.abril
Puff na área externa
Fonte: Journaldesfemmes

Agora você já sabe da versatilidade e utilidade do puff na decoração de diferentes ambientes. Acompanhe o checklist abaixo para ajudar você a escolher o puff ideal para os cômodos já citados.

Checklist para escolher o puff ideal

  • Sala de estar: Para esse cômodo, pode ser utilizado um puff que forme um conjunto com o modelo do sofá. Ou também um modelo avulso que acompanhe o estilo da decoração da sala. Exemplo: se sua sala evidencia o estilo rústico, pode-se optar por um puff de madeira para acompanhar o visual.
  • Quarto: O puff ideal para colocar no pé da cama são aqueles mais compridos de formato retangular, conhecidos como recamier. Já para utilizar no canto do quarto, um puff maior de formato arredondado ou quadrado é a melhor opção.
  • Hall de entrada: Se você tiver um aparador, o ideal é escolher um puff que se encaixe embaixo ou ao lado. E o design do puff deve entrar em harmonia com o aparador e os demais componentes do ambiente.
  • Escritório: Como citamos no artigo, um puff requintado e sofisticado é perfeito para escritórios. Portanto, um modelo chesterfield, design clássico e elegante, ficará perfeito no ambiente, ainda mais se tiver uma cor que contraste com a cor do lugar.
  • Varanda:Para o ambiente externo é importante que o tecido seja mais resistente, como um impermeável, por exemplo. Puffs coloridos também dão mais vida à decoração do local, deixando o ambiente agradável para momentos de lazer.

Espero que esse post tenha ajudado a entender um pouco sobre esse móvel coringa na decoração. Se conhece alguma outra funcionalidade que não citamos deixe aqui nos comentários, vamos adorar saber! Até a próxima 🙂

Sobre a autora:

Aline Baron

Universitária catarinense de 21 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.

Veja mais artigos dela

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *