Como decorar uma sala de estar rústica

Decoração

Montar uma sala de estar rústica em casa, é montar um ambiente tranquilo, que oferece conforto em abundância e que remete a tranquilidade das casas de campo.

Esse estilo não precisa ser usado apenas em casas de fazenda, litoral e em ambientes serranos, ele também fica ótimo em decorações urbanas para garantir espaços ainda mais aconchegantes.

O rústico refere-se a tudo o que remete a vida no campo, e a escolha por incluí-lo na decoração de casas ou apartamentos urbanos, muitas vezes é para viver a nostalgia da infância de quem morou ou frequentou o interior.

Salas de estar rústicas lembram muito a casa de avós, que esbanjavam aconchego, e que hoje são lembradas em decorações com esse estilo. Por isso, investir em um ambiente com as características rústicas, para muitos, é ter um espaço com boas lembranças e um gostinho de infância em casa.

Continue acompanhando esse artigo e saiba como garantir o aconchego e o clima intimista das salas de estar rústicas.

Aposte em cores neutras na parede

Revestir as paredes da sala de estar rústica com cores neutras, vai garantir a sobriedade e tranquilidade do ambiente, já que você poderá incluir madeira no revestimento do piso, e também nos móveis que farão parte da decoração.

sala de estar
Produção Iaza

Outra opção para garantir uma sala de estar rústica cheia de estilo, é apostar em uma das paredes revestida com tijolinhos à vista. Essa tendência acrescenta ao espaço um toque de modernidade e personalidade que farão toda a diferença!

sala de estar com tijolinhos
Produção Iaza

Piso da sala de estar rústica

Para revestir o chão, você pode optar por assoalho amadeirado ou ainda laminado que imita a madeira, ambos ficarão lindíssimos na sua sala de estar rústica.

Deixe o espaço mais convidativo e aconchegante com a inclusão de um tapete. Eles aquecem o ambiente, e são fundamentais para criar o clima que as casas de campo oferecem. O formato e tamanho vão variar de acordo com a disposição dos móveis e do tamanho da sua sala. Compartilhamos dicas ótimas nesse post: 3 dicas surpreendentes de como incluir tapetes na decoração.

sala de estar aconchegante
Produção Iaza
tapete em sala rústica
Sala de estar da Talita (cliente Iaza)

Móveis de madeira maciça

Normalmente os móveis que fazem parte da decoração de uma sala de estar rústica, são feitos de madeira bruta ou de madeira de demolição. Os detalhes únicos desses móveis são os que dão o toque de requinte ao ambiente.

sala de estar rústica
Produção Iaza

O sofá de madeira é o protagonista desse estilo de sala de estar. O contraste da estrutura de madeira com o tecido que reveste os assentos e encosto, é a combinação perfeita de conforto e naturalidade que o estilo rústico pede.

sofá de madeira para sala de estar rústica
Produção Iaza
sofá de madeira para sala rústica
Produção Iaza

Para decorar os móveis rústicos do ambiente, opte por relíquias, enfeites e adornos que remetam a personalidade dos moradores da casa.

móveis para sala rústica
Produção Iaza
decoração rústica para sala de estar
Produção Iaza

Acesse o site da Iaza Móveis de Madeira, e confira todas as opções de móveis rústicos para sala.

Plantas

As folhagens, flores e plantas diversas são sempre bem-vindas em qualquer decoração, e na sala de estar rústica, elas têm o papel de deixar o ambiente mais leve, agradável e com aquele toque natural que não pode faltar!

plantas na sala
Sala de Regina (cliente Iaza)
plantas na decoração
Produção Iaza

Iluminação

E por falar em decoração intimista e aconchegante, as lâmpadas amareladas são as mais indicadas para salas de estar rústica, elas acrescentam charme ao espaço, e reforçam as características desse estilo. Luminárias, lanternas e candelabros que levam ferro ou madeira na estrutura, são os mais indicados para iluminar essas salas.

decoração sala de estar rústica
Produção Iaza

13 – Produção Iaza

Sobre a sala de estar: A sala de estar é o ambiente da casa onde recebemos, relaxamos, passamos momentos de lazer, nos divertimos, enfim, é um cômodo cheio de amor e conforto.

Ela pode ser um espaço de convivência, ou pode ser o cantinho de refúgio. Ampla ou integrada aos demais ambientes da casa ou do apartamento, a sala de estar pode ter vários formatos, o que não pode, é ficar sem uma, não é? Nós temos uma guia sobre decoração de sala de estar que também pode te ajudar!

O estilo rústico, como já falamos no início, é uma maneira de nos expressar, de nos refugiar, e de garantir em qualquer lugar do mundo, um cantinho de paz e sossego. Essa tranquilidade é possível pela proximidade que o estilo rústico tem com a natureza e com tudo o que remete a ela.

Juntar sala de estar + estilo rústico, é a certeza de garantir em casa um espaço totalmente acolhedor e receptivo, do jeitinho que você sempre quis.

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

7 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *