Como utilizar o preto na decoração da sua casa

Design

A cor preta na decoração chama muito a atenção, seja ela em um detalhe, ou como plano de fundo em um ambiente. Mesmo sendo conhecida por ser a cor da escuridão, a cor preta também é uma das cores mais elegantes para o design de interiores. Se inspire nesse artigo com ideias de como usar o preto na decoração do seu quarto, sala, cozinha, sala de jantar e banheiro com muita sofisticação.

As cores dizem muito sobre nossa personalidade, e elas podem influenciar diretamente no nosso humor e bem-estar, por isso, é importante conhecer o significado de cada uma delas antes de usá-la. Se você está lendo esse post, certamente é um amante da cor preta, mas você sabe quais são as principais características dela?

A cor preta, quando utilizada na decoração, simboliza elegância, dignidade, luxo, sofisticação e formalidade. Se você tem o preto em meio as suas cores favoritas, você é uma pessoa decidida, autoconfiante, gosta de estar no controle, e sem dúvidas gosta de muita elegância.

Preto na decoração: Descubra como criar ambientes elegantes e requintados!

Agora que você sabe mais sobre o preto, vamos conferir as maneiras de incluí-lo em cada ambiente da casa?

Quarto

Os quartos com a cor preta predominante são magníficos, ele deixa o ambiente requintado, seja usando o preto nas peças da roupa de cama ou nos detalhes das paredes e acabamento. Como o preto faz parte das cores neutras, os detalhes coloridos são bem-vindos, pois ganham muito mais destaque. Utilizar o branco também é uma ótima ideia para garantir um bom contraste entre as duas cores opostas.

design preto

quarto preto

preto na decoração

black design

Os detalhes em dourado também ficam belíssimos tendo o preto como base, essa combinação garante um quarto requintado e cheio de estilo! Nós inclusive temos um artigo falando sobre dourado na decoração, vale a pena conferir: Dourado na decoração.

preto na decoração do quarto

quarto com preto na decoração

Sala de estar

As salas de estar são conhecidas por terem um amplo espaço, normalmente são o maior cômodo da casa, nesse caso é muito interessante usar a cor preta nas paredes, pois não corre o risco de deixar o ambiente visualmente menor, e ainda traz consigo muita elegância ao lugar. Mas caso sua sala for menor, você pode utilizar o preto na decoração e até mesmo em sua mobília, optando por cores claras na coloração da parede, para que o preto chame a atenção.

preto na decoração da sala

black decoration

preto na decoração sala de estar

Cozinha

Quem disse que o preto não pode ser usado na cozinha? É só ter um pouco de cautela para não sobrecarregar o ambiente, mas você pode apostar em detalhes preto para criar uma decoração mais retrô. Incluir madeira nesse ambiente, é uma ótima forma de garantir mais aconchego e charme para a cozinha. Com um belo contraste entre a cor preta e o design retrô você pode trazer um ar moderno e sofisticado para sua cozinha.

preto na cozinha

cozinha com preto na decoração

decoração preta

Sala de jantar

Para utilizar o preto na decoração da sala de jantar, é necessário analisar o espaço e de que forma podemos explorá-lo, se for um espaço relativamente pequeno, pode se usar a mesa central com o preto em destaque, da mesma forma pode ser usado com as cadeiras. Se for um espaço mais amplo, o preto pode ser usado tanto ao redor do ambiente como nos objetos decorativos que lhe compõem.

Detalhes em preto e branco em tapetes e papéis de parede também fazem muito sucesso em lugares como esse, sem deixar com um visual carregado.

sala de jantar decoração preta

sala de jantar preta

preto na sala de jantar

Banheiro

Normalmente os banheiros são brancos ou com cores mais claras para dar um aspecto mais delicado, nesse caso você pode optar por detalhes pretos causando contraste.

banheiro com preto

Mas se você gosta de algo mais marcante e fora do padrão, nada melhor que colocar o preto em ação, ele pode ser usado em piso fosco ou brilhante, nas pastilhas, pias e etc…

preto na decoração

preto na decoração

banheiro design preto

banheiro com decoração preta

Adora decoração de banheiro? Então você vai curtir esse post Seu Banheiro organizado já! Falando só sobre como decorar banheiros, e também esse Sala de banho em casa: banheiro com cara de Spa sobre salas de banho, aqueles maravilhosos banheiros com cara de spa. 😊

Agora você já sabe que o preto pode ser usado em qualquer ambiente da casa, afinal, uma cor luxuosa como essa jamais sairá de moda, o famoso “pretinho básico” sempre trará muita sofisticação, onde quer que esteja. Conta pra gente nos comentários qual dos ambientes com a cor preta você mais gostou e teria na sua casa, nós queremos saber!

Que tal dar uma espiada nos móveis na cor preta que a Iaza tem disponível pra você? Confira agora a lista que preparamos…

móveis pretos de madeira

  1. Cadeira de madeira Colorida Bell
  2. Mesa Redonda com Base Preta Filomena
  3. Poltrona de Madeira Entalhada Preta Luis XV Medalhão
  4. Cadeira Medalhão Luis XV Preta com Assento Estofado
  5. Cadeira de Madeira Preta Provençal com Braços Munique
  6. Criado-mudo de MDF e Madeira 1 porta Belle
  7. Cômoda de MDF e Madeira 3 gavetas Belle
  8. Cadeira Eames Eiffel em Polipropileno Preto/Branco Pés de Madeira
Sobre a autora:

Rafaela Specht

Extrovertida e animada são características que descrevem a Rafa, ela adora viajar, é catarinense e é amante da decoração de interiores, principalmente quando se trata de cores vibrantes e decorações cheias de personalidades.

Veja mais artigos dela

6 Comentários

  • Marco Teixeira

    Excelentes inspirações. O que gosto bastante no preto é a sofisticação e elegância que traz a um ambiente. Mesmo para quem tem receio de usá-lo há sempre formas de o incorporar aos poucos, e em uma parede, por exemplo, pode servir de fundo para uma decoração de destaque. Excelentes dicas para serem postas em prática. Enquanto não se pode fazer no real, uso o virtual por meio de ferramentas de design de interiores, como planner 5d e sketch up.

  • Marcia Baier

    Adorei as dicas! O preto é muito sofisticado! O meu filho de 14 anos pediu que eu pintasse seu quarto de preto. Já consultei alguns sites, mas foi aqui que encontrei as melhores dicas e adorei os exemplos dos quartos. Realmente basta combinar e saber como ajustar para que não fique “pesado”, mas sofisticado. Também fiquei encantada com as idéias dos banheiros!

    • Iaza Blog

      Olá Marcia, tudo bem? Obrigada pela visita no blog. 🙂 Que bom que nossas dicas ajudaram você, esperamos continuar te inspirando. 🙂 Beijos e até a próxima. ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *