Tudo sobre decoração, dicas e tendências | Blog Casa da Iaza

7 Vantagens das cores neutras na decoração

Quem acha que as cores neutras na decoração deixam o ambiente sem personalidade está super enganado. Pois elas trazem leveza e sofisticação de forma simultânea para qualquer ambiente da casa, seja nas paredes ou nos detalhes decorativos. A paleta de cores neutras abrange preto, marrom, branco, cinza e tons de creme. Apesar de parecer ter poucas opções, os variados tons de cada cor podem ser explorados e possibilitam inúmeras combinações.

Além de deixarem o ambiente com um visual incrível, existem muitas vantagens em aderir as cores neutras na decoração do seu lar. Confira a seguir:

1. Amplitude ao espaço

Muitas pessoas moram em apartamentos mais apertados ou até mesmo em casas menores. E nesses casos, as cores neutras podem ajudar, e muito. Em ambientes menores, as cores neutras quando usadas em tons mais claros, trazem a sensação de amplitude ao espaço, fazendo com que o ambiente pareça maior, incrível né?

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

2. Mais tranquilidade

Você sabia que as cores neutras como cinza, branco e creme remetem a tranquilidade? Elas trazem a sensação de leveza e calmaria ao ambiente. Por isso fazem muito sucesso em ambientes de trabalho, como escritório, e em ambientes de descanso e relaxamento, como nosso quarto. Paz e calma são duas coisas necessárias em um cotidiano agitado, e estas cores podem te ajudar nisso.

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Confira também nosso artigo sobre Cores do bem-estar nos interiores.

3. Destaque para decorações

Se você é amante de obras de arte, como quadros e esculturas, vai adorar saber que estes artigos recebem um destaque ainda maior quando colocados em um ambiente com cores neutras. Uma das vantagens desta paleta é que você pode escolher o espaço ou o objeto que terá mais destaque na sua decoração. Desta forma o ambiente fica equilibrado e abre uma brecha para destacar quadros e objetos coloridos.

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

4. Luminosidade

Estas cores também são ótimas para ambientes que possuem pouca iluminação. Pois as cores neutras como branco, creme, e até mesmo o cinza em tons mais claros, trazem a sensação de luminosidade ao ambiente, portanto, vale a pena investir.

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

5. Madeira em destaque

Os móveis são as peças principais da casa e merecem destaque. E neste caso, os móveis de madeira maciça são as melhores opções. Móveis que possuem a cor da madeira natural se destacam quando colocados em um ambiente com cores neutras, principalmente nos tons mais claros. Além de destacar o ambiente, a junção da madeira com as cores neutras forma uma combinação inigualável. <3

Produção Iaza
Produção Iaza
Produção Iaza

6. Plantas e folhagens

Como dito anteriormente, uma das maiores vantagens de usar cores neutras na decoração é o fato de poder destacar o que deseja com facilidade. Pois elas não puxam o destaque para si e desta forma, destacam-se os detalhes e demais cores usadas na decoração. Com isso, as plantas também formam uma ótima combinação com as cores neutras, pois essa combinação proporciona um clima mais agradável e natural.

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

7. Atemporalidade

Outra enorme vantagem de usar as cores neutras na decoração é que elas são atemporais, ou seja, nunca saem de moda. Portanto, se optar por essa paleta de cores na decoração, não terá a necessidade de ficar mudando e atualizando o espaço de acordo com as tendências, a não ser que desejar.

E além disso, as cores neutras combinam facilmente com qualquer tipo de decoração, então se desejar mudar o estilo da sua decoração, há a possibilidade de trocar apenas os acessórios ou até mesmo usar as cores neutras como base para quadros, papel de parede, etc.

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Viu só? Existem muitas vantagens em adotar as cores neutras para sua decoração. Esta paleta permite que você decida o que quer que tenha maior ou menor destaque no ambiente. E mesmo remetendo a simplicidade, elas também podem fazer parte de um ambiente sofisticado com muito estilo. Espero que tenha gostado do artigo. Não deixe de conferir os 5 passos para obter uma decoração sóbria. Tchauzinho e até a próxima.