Como garantir uma decoração rústica contemporânea

Design

Toda casa segue um estilo de decoração, mesmo que involuntariamente, sem o propósito de inserir um tipo específico, se você parar para observar os detalhes, as cores e decorações que você escolheu para cada ambiente da casa, verá que um estilo se destaca mais.

Você sabe qual é o estilo de decoração predominante da sua casa? Ou, se você está na busca por ele, deve ter clicado nesse artigo para saber mais sobre a decoração rústica contemporânea, continue acompanhando esse post para saber o que ela representa.

Decoração rústica x decoração contemporânea

Antes de falar da junção desses dois estilos, vamos lembrar quais são as principais características de cada um?

Decoração rústica: O termo “rústico” é um adjetivo que faz referência a tudo o que é campestre, rural, ao que está relacionado com o que define a vida no campo. Esse estilo surgiu a partir da ideia de regresso às origens por meio de móveis e decorações que remetem ao estilo de vida campestre.

Nos dias de hoje seu uso vai muito além das casas de campo e é usado também em casas e apartamentos urbanos. A decoração rústica tradicional é basicamente caracterizada por ter muita madeira em evidencia nos ambientes, e por móveis robustos e materiais brutos que carregam consigo muita história.

decoração rústica contemporânea
Fonte: Tua Casa

Decoração contemporânea: simplicidade e funcionalidade definem a decoração contemporânea que tem como objetivo, garantir praticidade para a rotina de quem escolhe esse estilo.

Linhas retas, poucos detalhes e adornos, e mobília bem aconchegante para garantir conforto, são algumas das características da decoração contemporânea, que também é vista no estilo minimalista e escandinavo nos interiores atuais.

decoração contemporânea
Fonte: Casa Vogue

Rústico e contemporâneo – O equilíbrio ideal entre aconchego, simplicidade e funcionalidade fizeram surgir essa mistura que garante o clima campestre do rústico, mas que não deixa ambientes carregados ou muito robustos devido ao minimalismo contemporâneo.

Continue acompanhando esse artigo para conferir as principais características que definem ambientes com essa tendência.

Mobília rústica contemporânea

Os móveis que compõe os ambientes desse estilo, normalmente seguem a característica do minimalismo, e tem um design “clean”, com linhas retas que garantem a funcionalidade do móvel, e que tenham madeira na estrutura.

A tendência de madeira e ferro na decoração, também faz parte desse estilo, e os móveis que levam vidro na composição, como cristaleiras, mesas de centro e mesas de jantar, são ótimos para demonstrar a harmonia entre o rústico e contemporâneo no mesmo espaço.

móveis rústicos contemporâneos

decoração rústica rontemporânea

Cores

Seguir a tendência do escandinavo é a melhor opção para quem deseja a decoração rústica contemporânea. Afinal, a suavidade do branco com o contraste da madeira nos móveis ou revestimentos, gera um equilíbrio perfeito entre aconchego e leveza, garantindo ambientes extremamente agradáveis e convidativos.

madeira e branco na decoração
Fonte: Simplesmente Decor

O resgate do natural

Resgatar ou reproduzir o que é natural é uma grande sacada nesse estilo de decoração. Da mesma forma que no rústico tradicional alguns acabamentos e materiais fazem sucesso, aqui não é diferente. O uso da parede de tijolinhos, sejam elas reais ou revestidas, é um ótimo exemplo disso!

móveis rústico contemporâneo

tijolinhos no rústico contemporâneo
Fonte: Pinterest

Os materiais de vime, couro e algodão, também são bem-vindos, e quando misturados ao minimalismo contemporâneo, não deixam o ambiente com aspecto pesado, pelo contrário, ajudam a criar uma atmosfera aconchegante e o clima campestre que é tão buscado nesse estilo.

decoração rústica
Fonte: Casa de Valentina
fibra natural estilo rústico
Fonte: Divulgação cliente Iaza

As folhagens, flores, suculentas e demais plantas, são fundamentais para garantir a presença da natura na decoração rústico contemporânea. Senão tiver muito espaço, uma boa saída é investir nas suculentas, ou ainda em uma horta ou jardim vertical na sacada.

estilo rústico moderno
Fonte: Casa.com
jardim vertical na decoração
Fonte: Pinterest

Rústico e contemporâneo nos ambientes da casa

Agora que já conhecemos as principais características desse estilo, vamos exemplificá-las em alguns ambientes da casa:

Cozinha: A cozinha sempre será o coração da casa para quem adora o estilo rústico, ela é a principal referência em casas de campo. E para dar um toque moderno sem perder sua essência, apostar em móveis de madeira, revestimento de tijolinho e uma ilha central, que permite uma aproximação maior de quem está cozinhando com quem está no ambiente, são escolhas certeiras para garantir o estilo rústico contemporâneo!

cozinha rústica contemporânea

cozinha rústica moderna

Sala de estar: Ela deve ser extremamente receptiva e agradável, e para criar essa sensação, as características rústicas de investir em sofás com estrutura de madeira, tecido em couro, ou mantas e tricôs em abundância, são ótimas formas de garantir conforto no ambiente.

Para não pesar e não deixar a decoração robusta demais, equilibre a estrutura da madeira com um tecido mais claro, ou use um sofá contemporâneo com uma mesinha de madeira, ou ainda, suavize nos tons da parede, do piso, dos tapetes e dos adornos.

sala de estar rústica contemporânea

sala de estar contemporânea com madeira

Quarto: A iluminação desse cômodo é primordial para garantir o aconchego que o cômodo pede, e também para dar um ar mais moderno ao espaço. Essa luz pode ser incluída por meio da incidência natural através das janelas, ou ainda pela instalação de pontos estratégicos em led, como atrás das cabeceiras, no gesso ou ainda em abajures ou luminárias nas laterais da cama.

quarto rústico moderno
Fonte: Pinterest
quarto rústico com madeira moderno
Fonte: Pinterest

E aí? É ou não é um estilo de decoração irresistível? A perfeita harmonia entre o clima das casas de campo, com o toque contemporâneo que deixa tudo mais suave.

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *