Estilo provençal na decoração

Design

 Certamente você já ouviu falar no estilo provençal na decoração, o que talvez você não saiba é quais são as principais características e onde podemos incluí-lo na nossa casa. Aos amantes de peças artesanais, estampas florais e detalhes bem curvados…o estilo Provençal é pra você .

 De origem Francesa, o estilo provençal surgiu nos séculos XVII e XVIII e a simplicidade da época fez com que os camponeses, inspirados na decoração da elite, criassem seu próprio estilo.

Provença francesa

 Com o desejo de trazer para dentro das casas camponesas, traços da realeza distante, os artesãos começaram a criar móveis semelhantes aos da elite, mas com madeiras mais simples. Com uma mistura de gesso e cola (gessocré) eles disfarçavam as imperfeições da madeira, e por isso, os tons predominantes do estilo eram os claros, principalmente o branco.

 Os móveis eram feitos artesanais e com muita simplicidade, isso fazia com que logo eles ficassem com a pintura desgastada e com o efeito de envelhecido. Com o passar do tempo o estilo provençal foi tornando-se conhecido e logo se tornou elegante.

Transforme a sua casa com o estilo provençal

 A principal característica do estilo provençal na decoração é a madeira desgastada ou móveis com a pintura envelhecida. Para garantir esse efeito na sua casa, você tem duas opções: investir em móveis com essas características, ou “envelhecer” seus móveis com tintas específicas para esse fim.

Estilo provençal na decoração

Decoração provençal

Estilo provençal na decoração

A beleza dos campos franceses no seu lar

Campos franceses

 Impossível falar em Provença e não lembrar de campos majestosos cobertos de lavanda, não é? E é por isso que ela não faltar na decoração da sua casa. Aposte em vasos com estilo envelhecido, e deixe a suavidade e perfume dos campos franceses invadir a decoração do seu lar.

Lavanda na decoração

Estilo provençal  na decoração

Lavanda na decoração

Os detalhes fazem a diferença

 Isso vale para qualquer estilo de decoração…Mas para o estilo provençal, vale apostar em lustres magníficos, quadros antigos, cortinas, mantas e tecidos florais.

Estilo provençal na decoração

Decoração floral

Estilo provençal na decoração

O aconchego do campo

 Se o estilo provençal surgiu nos vilarejos do sul da França pelos camponeses, é claro que o estilo rústico tem tudo a ver com o provençal {}. Então, aposte em artigos decorativos que evidenciem a paz e aconchego das casas de campo e garanta uma decoração super agradável e personalizada.

Estilo provençal rústico

Estilo provençal rústico

 E aí, gostaram desse estilo de decoração? Eu amei!! Espero que tenham aproveitado as dicas desse post. Deixe sua sugestão de assuntos que gostaria de saber mais, vou adorar atender seus pedidos. Beijinhos, até quarta!!

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *