Moradias em lofts: uma tendência contemporânea e funcional

Design

As moradias em lofts começaram a ganhar fama a partir dos anos 70 em Nova York. Após uma crise que ocorreu na época, muitas fábricas e galpões foram fechados, e muitas famílias procuravam um local para morar na zona central das cidades com custo reduzido.

Foi então que os “galpões” começaram a virar moradias adaptadas. E por serem adaptações, esses espaços não possuíam divisões, apenas tinham paredes nas laterais e na área de banheiros. Os ambientes integrados descrevem a principal característica de um loft.

Outro ponto forte desse conceito de moradia, é o visual rústico que esses galpões tinham. Já que as paredes eram sem revestimento. E as tubulações, vigas e fios aparentes davam um visual mais industrial ao ambiente. Além dessas características, estão inclusas também as amplas janelas de vidro, que permitem a iluminação natural do ambiente. Tudo isso inspirou o estilo industrial, que está tão em vigor nos dias de hoje.

Hoje está muito em alta essa tendência de unir os ambientes deixando assim os cômodos conectados, dando a sensação de amplitude e permitindo a maior interação entre os moradores. Também há a possibilidade do próprio morador planejar o ambiente: ele monta cada cômodo com sua característica e personalidade, e torna tudo em um espaço único.

moradias em lofts
Fonte: Pinterest
conceito aberto lofts
Fonte: Pinterest

Por que escolher um Loft?

Além de trazer maior sensação de amplitude, deixa também o ambiente muito versátil pois pode trazer o seu ambiente de trabalho, junto com o conforto da sua casa no mesmo espaço. As moradias em lofts tem características autênticas, com designs práticos e funcionais facilitando na hora de mobiliar e decorar.

moradias em lofts
Fonte: Pinterest
cores neutras moradias em lofts
Fonte: Pinterest

Apesar das moradias em lofts não possuírem paredes limitando cada cômodo, os ambientes são setorizados, delimitando onde um espaço começa e onde ele termina. E essa marcação pode ser feita de várias formas diferentes. Veja a seguir como separar os ambientes:

  • Mobiliário: os móveis complementam o ambiente, além de dar charme e sofisticação. É a forma mais harmoniosa de separar os cômodos, já que ocupam grande espaço facilitando identificação cada cômodo.

explorando espaço moradias em lofts
Fonte: Pinterest
lofts rústicos
Fonte: Pinterest
  • Paredes alternativas ou cortinas: não fecham completamente o ambiente, sempre expondo o que está do outro lado, mas deixando bem claro quando o ambiente se divide. Possibilitando ao morador criar uma sensação de curiosidade e um visual despojado ao seu loft.

divisória de ambientes lofts
Fonte: Pinterest
divisor de ambientes em conceito aberto
Fonte: Pinterest
  • Tapetes: é uma forma simples, muito usada normalmente em salas, quartos ou para formar “corredores” por exemplo. Os tapetes ajudam a demarcar as áreas e trazem um ar de aconchego e conforto ao lugar. Podendo ser estampados, lisos ou com figuras geométricas.

lofts mobiliados
Fonte: Pinterest
espaço moradia em lofts
Fonte: Pinterest

As moradias em lofts são uma ótima opção para quem quer sair do tradicional e ousar num ambiente mais descolado e moderno. Elas trazem vários benefícios e facilidades para nossa vida, e mantêm uma maior interação com nossa família. Então fica a dica para apostar nesse tipo de moradia se for de acordo com sua personalidade.

E para saber tudo sobre essa tendência industrial leia também nosso artigo sobre Estilo industrial: o queridinho do momento.

Sobre a autora:

Aline Baron

Universitária catarinense de 21 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *