5 dicas para montar um Espaço Zen

Dicas

Após um dia corrido e estressante, só queremos chegar em casa para descansar,e ter um espaço zen é muito benéfico para a saúde, pois ajuda a acalmar, diminuir a ansiedade e traz a sensação de bem-estar. Esse cantinho pode ser feito em qualquer espaço da casa, como na sala, no quarto, na varanda ou mesmo no jardim.

Acompanhe as dicas abaixo, e descubra como criar o seu!

Fonte: Passion4 interior

Esse espaço é ideal para a prática de meditação, ioga, para fazer leituras ou apenas desestressar. O importante é se desligar dos equipamentos eletrônicos e ficar em contato consigo mesmo e ao ambiente ao seu redor. Vamos mostrar 5 dicas para você montar um espaço zen em seu lar, confira.

Escolha do local: Para fazer seu espaço zen é importante escolher um ambiente tranquilo no qual se sinta bem, pode ser tanto em ambiente externo como interno. Também é bom verificar a iluminação do local,a luz natural é a mais indicada porque também influência no relaxamento, se seu espaço for interno a ideia é fazê-lo próximo a uma janela para conseguir essa iluminação.

Fonte: Zap em casa
Fonte: Decoração de casa
Fonte: Espaço casa

Conforto: Esse espaço foi feito com o intuito de descansar e relaxar, então deve ser algo confortável que faça você querer ficar ali. Utilizar almofadas, colchões,pufes, futons, redes de balanço e poltronas, são ótimos artigos que proporcionam um bom descanso. Além disso, mantinhas, tapetes e cortinas dão ainda mais aconchego para esse local.

Fonte:Indice feminino
Fonte: The jungalow
Fonte: Thriftydecor

Cores: As cores nos trazem sensações e significados, podendo modificar nosso humor de acordo com o tom escolhido. Cores claras simbolizam paz, calma, equilíbrio, serenidade, tranquilidade e são as mais indicadas para usar no espaço zen. Como por exemplo branco, bege, cinza e tons como candycolors.

Fonte: E aí menina
Fonte: Ecouirm pin
Fonte: Essential home

Decoração: A decoração deve ser simples e singela, nada que sobrecarregue o ambiente. Lembra daquela famosa frase ”menos é mais”?Ela se encaixa perfeitamente aqui, faça pequenas apostas como uma estátua ou elementos que ajudem a relaxar, como uma fonte de água, um mini jardimzen ou sinos de vento. Decorar com luzinhas e lanternas são boas opções também, além de deixar seu ambiente iluminado vai deixá-lo muito charmoso.

Fonte: Pinterest
Fonte: Deavita.fr
Fonte: Pinterest

Plantas: As plantas são essenciais para ter no seu espaço zen por serem calmantes e fazerem bem a saúde com a liberação de oxigênio. E quem não tem jardim em casa é uma boa forma de trazer o meio ambiente para dentro de casa.

Mas,se você não tem muito tempo para cuidar de plantinhas, busque espécies mais fáceis de cuidar, aquelas que não precisa molhar todo dia como suculentas, samambaias, bonsais e costelas de Adão. As flores também são boas opções, pois tem seu charme próprio e ainda perfumam o ambiente ao seu redor. Saiba tudo como incluir plantas pela casa lendo: Decoração com plantas.

Fonte: No Decora
Fonte: Ideias diferentes
Fonte: Simples decorações

Ter um espaço zen é muito charmoso né? Além de ser útil, também da uma decoração diferenciada no seu lar. Agora com essas dicas o que não falta é inspiração para montar o seu cantinho de paz e descanso.

FacebookPinterestWhatsAppLinkedIn
Sobre a autora:

Aline Baron

Universitária catarinense de 19 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FacebookPinterestWhatsAppLinkedIn