7 Erros Comuns ao Decorar a sua Casa

Dicas

Você já se arriscou na decoração de um ambiente e se decepcionou com o resultado? Pois saiba que é algo mais comum do que imagina! E pensando em te ajudar,  separamos hoje 7 erros na decoração que são mais comuns na e que você deve considerar no seu planejamento. Vamos lá?

Erros na decoração
Fonte: mixlar

1. Escolher móveis grandes demais para o ambiente

Um dos erros comuns ao decorar a casa é escolher móveis grandes demais. A consequência é ter uma sala com aspecto de entulhada ou pior ainda, parecer que os ambientes são menores do que realmente são e ter a circulação do ambiente prejudicada.  

Como evitar esse erro? Com uma trena e muita disciplina ao só investir em móveis após medir todas as dimensões da sala. Uma boa dica é com o auxílio de uma fita adesiva, marcar no chão onde cada móvel irá ficar, assim você pode considerar a disposição dos móveis e também a circulação nesse ambiente.

2. Usar pouca ou muita iluminação

Poucos de nós lembramos da iluminação na hora de decorar, mas esse é um elemento essencial e influencia diretamente no resultado que gostaríamos de ter. 

Um dos erros mais comuns é usar lâmpadas em excesso ou iluminação insuficiente, além da falta de conforto, a iluminação errada pode diminuir a sensação de espaço ou destacar elementos errados.

Como evitar esse erro? Não se limite apenas à iluminação direta e considere outros formatos decorativos, como abajures para aquecer o ambiente.  Espalhe pontos de iluminação que darão destaque a outros objetos como quadros e enfeites. 

Você também pode recorrer a profissionais para te ajudar nessa tarefa! Veja como a lâmpada além de auxiliar a leitura. 

Objetos para iluminação
Fonte: Iaza

3. Não aproveitar todos os espaços

Avaliar um ambiente como um todo e aproveitar todos os espaços é algo muito difícil quando não temos o auxílio de um profissional, pois é preciso conciliar tudo o que precisamos desse ambiente e o estilo de decoração que almejamos.  Mas acredite, espaços pequenos tem um grande potencial!

Como evitar esse erro? Marcenaria planejada pode ajudar e muito a adaptar todas as medidas dentro das suas necessidades, mas em um imóvel alugado não é tão interessante.

Para isso, peças soltas também são ótimas para solucionar problemas de espaço com nichos, prateleiras ou até armários suspensos pois, não pesam tanto no visual e adicionam graça ao ambiente. 

Essa dica serve tanto para cozinhas quanto para área de serviço com espaço reduzido, como podemos ver, o uso do Nicho Marselha dá a oportunidade de aproveitar muito mais o espaço: 

Móveis para áreas compactas
Fonte: Iaza

4. Exagerar nos objetos de decoração

Quadros, espelhos e plantas podem dar um toque de elegância e sofisticação no ambiente, mas quando estão em excesso podem causar uma sensação de poluição visual e espaço congestionado. Um dos erros mais comuns ao decorar a casa é não pensar sobre os elementos que se quer expor, e misturar estilos que não conversam entre eles. 

Como evitar esse erro? Pense bem em todos os objetos que pretende expor, o estado de cada objeto e onde ficarão. Uma boa dica é guardar aqueles que podem estar prejudicados pelo tempo, distribuir entre os ambientes e até mesmo considerar colocar apenas uma amostra dos itens mais importantes da coleção. 

Lembre que essas escolhas devem estar de acordo com o estilo de decoração que escolher.

Excesso de decoração no ambiente
Fonte: decorecomalba

5. Fios e Tomadas

Infelizmente, a disposição das tomadas é algo que ou pensamos durante a reforma do ambiente … Ou depois precisamos correr atrás do prejuízo! Por isso, se você está passando por uma reforma e tem possibilidade de considerar uma melhor disposição, aproveite! Isso irá facilitar muito a rotina e utilização de eletros no futuro. 

Se não é o seu caso, o uso de extensões se torna necessário e os fios expostos podem prejudicar o resultado da sua decoração. 

Como evitar esse erro? Estude a disposição dos móveis, as necessidades de tomada em cada ambiente e como “ocultar” a passagem de fios. Tomadas expostas com fios emaranhados e várias conexões além de perigosas causam poluição visual, aproveite para organizar os cabos durante a decoração do ambiente.

6. Ter medo de usar cores

Outro erro na decoração muito comum é ter medo de errar usando cores, o que pode resultar em uma casa neutra em sem personalidade.  Hoje uma das grandes tendências em decoração é justamente o uso de cores nos móveis, pisos e objetos decorativos. 

Como evitar esse erro? Não exagere! Pense em toda a tabela de cores que suas escolhas irão propiciar e considere o resultado que pretende obter. Uma decoração individualizada é pautada no uso inteligente das cores.

7. A nossa casa tem que ter a nossa cara! 

Infelizmente, é muito comum nos deparar com pessoas que acabaram não impondo o seu estilo pessoal no momento de decorar com a ajuda de um profissional e vivem em uma casa onde o estilo não reflete em nada o seu cotidiano

Como evitar esse erro? Considere aquilo que te faz bem! Todas essas dicas têm validade para a construção de um ambiente dentro do que você considera agradável e que transmita sua personalidade.

Use e abuse de novas ideias para construir um ambiente feliz! Na Iaza encorajamos você a descobrir o seu próprio estilo e estar confortável com as suas escolhas. 

Gostou das dicas?  Acesse o nosso blog e fique por dentro do mundo da decoração! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *